Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos - PPGEP/ITEC
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos - PPGEP/ITEC por Orientadores "BRAGA, Eduardo de Magalhães"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aplicação da manutenção centrada na confiabilidade no sistema hidráulico de descarregador de vagões(Universidade Federal do Pará, 2021-06-10) ALMEIDA, Wemerson Egner; BRAGA, Eduardo de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/4783553888547500; https://orcid.org/0000-0003-0739-7592Este trabalho tem como objetivo propor um conjunto de técnicas para manutenção definidas a partir da aplicação da metodologia Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) no sistema hidráulico de descarregadores. Nesse estudo foi feito levantamento dos dados operacionais do equipamento tanto no sistema quanto em campo e após, determinou-se os riscos inerentes as consequências das falhas, classificação de todo sistema quanto a falhas evidentes e ocultas, bem como análise de confiabilidade através das medidas de risco e confiança, além da apresentação do equipamento com sua forma construtiva e o seu contexto operacional. Como resultado foi proposto um modelo esquemático para aplicação das tarefas de manutenções cobrindo todo o sistema hidráulico destes equipamentos e estabelecendo análises de componentes e principais causas de falhas. Como conclusão foi verificado a ausência de planos de manutenção efetivos equilibrando risco, custo e disponibilidade e de uma gestão e sistema para dados dos eventos operacionais. Adicionalmente verificado um ganho médio de 54% em relação a quantidade de falhas, com participação de ações do presente trabalho.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estudo de engenharia de confiabilidade e aplicação de ferramenta de inteligência artificial na gestão de ativos de uma unidade industrial na Aamazônia(Universidade Federal do Pará, 2021-06-14) SÁ, João Diego Conceição de; BRAGA, Eduardo de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/4783553888547500A Manutenção Industrial por muito tempo foi considerada um custo, naturalmente indesejado, pelos gestores de ativos, entretanto hoje é parte estratégica e representa alto investimento nas maiores indústrias do mundo. Esta área faz parte de um conceito relativamente recente, mas cada vez crescente no meio industrial, chamado de Gestão de Ativos e alguns dos seus pilares são a Confiabilidade e as técnicas de predição das condições operacionais de um equipamento. Neste estudo foram obtidos dados de falha durante 5 (cinco) anos de funcionamento de 6 (seis) bombas centrífugas de hidrocarbonetos e a partir desse histórico foi estudada a Confiabilidade, Disponibilidade e Análises Preditivas de Óleo e Vibração mais recentes. Avaliar diversos parâmetros compostos no universo da manutenção e confiabilidade além de determinar quais são as prioridades da equipe responsável, levando em consideração a percepção operacional de cada componente desta equipe, se torna uma missão complexa sob o ponto de vista humano. Por esta complexidade é que foi importante a utilização da Inteligência Artificial, capaz de relacionar avaliações qualitativas puramente subjetivas a dados técnicos objetivos, e demonstrar algo factível, palpável e aplicável de forma direta. Com a correlação entre os parâmetros, realizada pela ferramenta Fuzzy, foi possível obter um número que indica o nível da condição operacional do equipamento DE 0 (zero) A 10 (dez), e a partir dessa definição classifica-los em ordem de mais apto a realizar a operação viii e o mais prioritário em termos de manutenção. Com inúmeros equipamentos sob sua responsabilidade, obtendo a percepção da qualidade da Confiabilidade e Disponibilidade, unindo-se aos dados da Manutenção pela Condição de um equipamento e relacionando tudo isso com apoio da Inteligência Artificial, um Gestor pode obter quais são os equipamentos que devem ter maior atenção e investimento naquele exato momento. Neste estudo ficou claro qual equipamento deve ser priorizado em termos de manutenção e qual está em melhor condição operacional em um dado momento. Este pode ser um modelo de otimização de recursos desejados por toda e qualquer empresa que atue de forma sustentável e responsável.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Implantação do lean manufacturing na gestão de manutenção no terminal portuário ponta da madeira – TPPM: estudo de caso nos processos de planejamento, programação e controle (PPCM)(Universidade Federal do Pará, 2021-09-02) FERREIRA, Maryclea Mourão Furtado; BRAGA, Eduardo de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/4783553888547500Na atualidade, estas demandas foram ampliadas e, além de custo, qualidade, velocidade de entrega e flexibilidade, identifica-se um mercado que passa a cobrar pela redução dos impactos ambientais gerados pelos produtos e processos. Tendo como problema os fatores que ocasionam a perda de estabilidade, pode-se elencar as falhas ou quebras dos equipamentos operacionais e estes podem vir a decorrer por vários motivos. Com o objetivo geral de aplicar ferramentas do Lean em um processo de PPCM. Essa pesquisa adotou o estudo de caso para seu desenvolvimento, o estudo de caso indica princípios e regras que devem ser observados durante o processo de investigação. Os resultados principais alcançados foram: o aumento de 5 pontos percentuais (pp) correspondente a 7% na disponibilidade física dos ativos e de 4pp corresponde a 5% na disponibilidade intrínseca, além de ganhos nos indicadores de processos, com aumento de 37pp equivalente a 77% para aderência as manutenções sistemáticas e 37pp equivalente a 25% no indicador de aderência a programação, o que demonstram a eficiência do modelo proposto. Comprovando a importância da aplicação do pensamento enxuto por meio da melhora de alguns indicadores selecionados e consequentemente melhoria nos processos de manutenção.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Inspeção da ponte Senador Fábio Lucena conforme a ABNT NBR 9.452:2019, na cidade de Manaus-AM, 2021/2022(Universidade Federal do Pará, 2022-11-01) GOMES, Luiz Feitosa; LOAYZA, Cristhian Ricardo Loayza; http://lattes.cnpq.br/4162763961640575; https://orcid.org/0000-0002-0662-715X; BRAGA, Eduardo de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/4783553888547500; https://orcid.org/0000-0003-0739-7592Esta dissertação abrange um estudo de caso referente à ―Inspeção da ponte Senador Fábio Lucena, conforme a ABNT NBR 9452:2019, localizada entre os bairros de São Raimundo e N. S. Aparecida, na cidade de Manaus-AM, 2021/2022 – Análise das manifestações patológicas‖, com a pesquisa do tipo qualitativa, sustentada em referencial teórico e em trabalho de campo, com um Roteiro de Estudo, que norteou a realização de registro de conhecimentos e imagens/fotos. O percurso metodológico teve sua base em conformidade com as normas vigentes e especificações técnicas. O conteúdo da pesquisa possui uma abordagem geral sobre pontes, com destaque às suas patologias, principalmente nas estruturas destas, englobando a infraestrutura, a mesoestrutura e a superestrutura, e um breve apontamento sobre pontes no Brasil, tendo como ênfase a ponte estudada. Os resultados e métodos possuem sustentação no estudo teórico e, também, na prática de campo realizada no próprio local da investigação. A pesquisa permitiu inferir que esta obra de arte especial (OAE), ponte Senador Fábio Lucena, inaugurada no ano de 1987, mesmo com as intempéries do tempo e da natureza, decorrentes da alta temperatura e umidade típica do clima equatorial quente e úmido da Região Norte do país, e segundo o seu aparente estado de conservação, e conforme aviii ABNT NBR 9452:2019, classificou-se com conceito REGULAR, portanto, carecendo de manutenção periódica, em ações de médio prazo, para garantir boas condições ao tráfego de veículos e de pessoas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Modelagem e análise do sistema de suspensão dianteira de uma motocicleta ao frear(Universidade Federal do Pará, 2021-06-17) ANDRADE JÚNIOR, Braz da Costa; BRAGA, Eduardo de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/4783553888547500Este trabalho descreve um estudo da dinâmica de um veículo terrestre com dois graus de liberdade, no qual inicialmente foi feita uma breve revisão dos conceitos históricos das suspensões e de seu uso nas motocicletas, dando especial atenção à suspensão dianteira. Em seguida, foram explanados os principais elementos que compõem o sistema de suspensão, nominalmente: a mola, responsável por absorver os impactos produzidos pelo contato do pavimento com os pneus, e o amortecedor, o qual dissipa a energia destes impactos e impede que a mola se distenda e comprima indefinidamente. Foram analisadas a fundo as irregularidades no pavimento, com um enfoque maior àquela denominada lombada, definindo suas características principais e obtendo suas equações. Os efeitos da frenagem, bem como os efeitos da transferência dinâmica de carga, aqueles devidos à rotação do veículo em torno do centro de gravidade oriundos da frenagem, foram revistos e analisados, sendo igualmente obtidas suas equações características. Finalmente, o modelo da suspensão dianteira da motocicleta foi criado em software de simulação computacional, tendo como equações de entrada as equações definidas nos capítulos anteriores, sendo a análise dos gráficos resultantes o principal produto desta dissertação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Proposta de otimização operacional do Porto Público Organizado de Manaus PPOM: um estudo de caso(Universidade Federal do Pará, 2019-05-06) MARINHO, Raphael dos Santos; BRAGA, Eduardo de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/4783553888547500; https://orcid.org/0000-0003-0739-7592O Porto Público Organizado de Manaus apesar de sua localização estratégica, diariamente em seus cais flutuante há uma grande quantidade de embarcações ancoradas, um fluxo intenso de pessoas e veículos de grande e pequeno porte trafegando, evidenciado a ineficiência da logística operacional; um desgaste para os trabalhadores do PPOM e para seus usuários que enfrentam diariamente longas horas de espera para realizar seus serviços de embarque e desembarque de mercadorias e passageiros. O objetivo deste estudo foi propor a otimização operacional do Porto Público Organizado de Manaus (PPOM) em relação ao fluxo de cargas enviadas ou advindas do interior do estado do Amazonas. Foi realizada extensa observação de toda a estrutura do porto, assim como uma exaustiva revisão de literatura sobre o tema. Para tal foi realizada uma pesquisa descritiva “in situ” (Porto Público Organizado de Manaus - PPOM), onde foi realizada uma descrição aprofundada da realidade da situação atual, através de relatos e registros fotográficos da problemática averiguada. Após observações, foi aplicado ferramentas de plano de ação e de diagnóstico, como diagrama de Ishikawa, plano de ação 5w2h e ciclo PDCA. Portanto, com a informatização de dados referentes às embarcações, adoção de fingers nos cais Torres e Roadway e flexibilização do horário de funcionamento, há possibilidade de otimização no processo logístico no PPOM.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Redução do custo de pasta de solda no processo de tecnologia de montagem superficial(Universidade Federal do Pará, 2021-06-07) CAMARGO, Marco Antonio de Almeida; BRAGA, Eduardo de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/4783553888547500; https://orcid.org/0000-0003-0739-7592As indústrias de Tecnologia de Montagem Superficial (SMT) têm superado ao longo dos últimos anos muitos desafios no tocante a seu posicionamento com relação às questões ambientais e redução de custos. Novas normas de controle e eliminação de substâncias consideradas nocivas ao meio ambiente têm sido editadas, fazendo com que diversos setores industriais revejam projetos e especificações no sentido de adequar-se a estas. Uma das preocupações reside no fato de os procedimentos de soldadura dos componentes eletrônicos incorporarem chumbo, o que apresenta riscos aos operadores envolvidos nos processos de produção, bem como, um alto valor no custo de pasta de solda. Uma das principais propostas de solução é a liga mais comum é a lead free, é uma liga à base de estanho, que substitui o chumbo com 3,9% de prata e 0,6% de cobre. A liga é conhecida como (SAC) Sn3,9Ag0,6Cu. O material se aplica ao processo utilizado na fabricação de cerca de 70% das placas de computadores atualmente produzidas. Para processos que utilizam mais altas temperaturas, existem duas outras ligas: Sn0,7Cu, uma liga de estanho com 0,7% de cobre, e SN3,5Ag, que possui 3,5% de prata. A necessidade de migrar os processos de soldagem para este novo tipo de tecnologia exige das empresas uma estratégia de mudança adequada à manutenção dos processos atuais e sua gradual substituição por processos de soldagem sem chumbo e suas implicações nos custos. O objetivo principal da presente dissertação é apresentar o desenvolvimento do processo da solda em pasta local com a finalidade de reduzir os custos de produção, mantendo a qualidade e confiabilidade do produto, especialmente as placas principais de Televisores. Este estudo, além de apresentar uma revisão bibliográfica envolvendo o processo de SMT, explorará os conceitos acerca dos tipos de pastas de soldas para que assim o leitor possa ter um melhor entendimento sobre o que será proposto bem como, a descrição do estudo de caso em uma fábrica do Polo Industrial de Manaus (PIM). Os resultados mostram que a indústria local busca de forma planejada e consistente a inovações de processos e redução de custo de processos. A redução de custo inclui principalmente a redução no custo de matéria prima, principal vantagem competitiva das empresas chinesas, normalmente 30% menos onerosas que das concorrentes (apesar da qualidade inferior). Conclui-se que é possível evidenciar a redução significativa nos custos de pasta de solda no processo de tecnologia de montagem superficial (SMT) com a sua fabricação feita localmente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Seleção de fornecedores de peças usando fuzzy AHP no setor de produção de áudio e televisão(Universidade Federal do Pará, 2019-05-06) VIEIRA, Geórgenes Wilkens Maciel; BRAGA, Eduardo de Magalhães; http://lattes.cnpq.br/4783553888547500; https://orcid.org/0000-0003-0739-7592O ambiente altamente competitivo de hoje está forçando as organizações de manufatura a estabelecer uma colaboração efetiva de longo prazo com eficientes organizações. Como resultado, um processo eficaz de seleção de fornecedores é muito importante para o sucesso de qualquer organização de fabricação para a cooperação e é essencial para as empresas obterem vantagem competitiva. O objetivo desta dissertação é desenvolver um modelo que auxilie a tomada de decisão da seleção de fornecedores de peças, por meio do Processo de Análise Hierárquica Fuzzy (FAHP), em uma cadeia de suprimentos. Para realizar o processo de seleção de seus fornecedores, como entrada de dados utilizou-se o time de especialistas da área de Compras, Qualidade e Engenharia de Processo. A partir deste modelo, foi desenvolvida uma ferramenta que proporcionou o resultado automático da seleção de fornecedor. Os resultados principais foram atingidos: o aumento do conhecimento, a aplicação do FAHP, a definição e apresentação da prioridade e os pesos dos critérios para a tomada de decisão de seleção de fornecedores. Concluiu-se que o modelo apresentado é confiável e de simples execução, no entanto, ele depende da expertise e dos conhecimentos técnicos dos participantes sobre o assunto em questão. O estudo apresentado tem sua importância para a indústria, bem como, ao processo apresentando resultados relevantes.
