Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF/ICS
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4814
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Programa tem por objetivo formar Enfermeiros Pesquisadores com uma visão global do cuidado de enfermagem numa compreensão da realidade amazônica para as práticas de atenção à saúde nos serviços e no ensino com base em fundamentações teóricas e metodológicas críticas para o cuidado humano, contribuindo, assim, para a reorganização dos Serviços de Saúde, repercutindo no âmbito político, econômico e social da região amazônica.
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF/ICS por Orientadores "MENEGAZ, Jouhanna do Carmo"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Conceitos de gestão e gerência do cuidado de enfermagem: revisão de escopo(Universidade Federal do Pará, 2021-02-20) BARROS, Aurilívia Carolinne Lima; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826Introdução: Os termos Gestão e Gerência do Cuidado estão fortemente presentes na realidade dos serviços de saúde, bem como na literatura acadêmica, em estudos nos mais diversos níveis de atenção. Há muitas dúvidas relacionadas à abrangência e diferenciação dos termos Gestão do Cuidado de Enfermagem e Gerência do Cuidado de Enfermagem. Objetivos: Definir os conceitos de Gestão e de Gerência do Cuidado de Enfermagem a partir da produção científica existente. Método: Trata-se de uma revisão de escopo com base no protocolo do Joanna Briggs Institute. O período de coleta de dados foi compreendido de 10/04/2020 a 25/04/2020. Os artigos pesquisados foram obtidos nas bases LILACS, CINAHL, MEDLINE e SCOPUS sem delimitação de tempo. A amostra foi composta por estudos publicados entre 2007 e 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol. Resultado: Como resultados, temos a criação do arcabouço estrutural que envolve os conceitos de Gestão do Cuidado de Enfermagem e Gerência do Cuidado de Enfermagem. A definição e caracterização de cada componente desse arcabouço, suas relações e, principalmente, a conceituação dos termos Gestão do Cuidado e Gerência do Cuidado de Enfermagem. Por meio deste estudo, identificou-se que atuar na “Gestão do Cuidado de Enfermagem” requer as mesmas habilidades que se necessita para atuar na “Gerência do Cuidado de Enfermagem”, no entanto, a mobilização de tais conceitos ocorre em frequência e densidade diferentes, sendo mobilizados mais fortemente no núcleo temático “Gerência do Cuidado de Enfermagem” habilidades com maiores nuances estratégico administrativas. Enquanto que no núcleo temático “Gestão do Cuidado de Enfermagem” as habilidades mobilizadas apresentam nuances essencialmente estratégico-cognitivas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil: perfil socioprofissional e de formação(Universidade Federal do Pará, 2022-08-01) PONTES, Emily Silva; TRINDADE, Letícia de Lima; http://lattes.cnpq.br/4855649408920925; https://orcid.org/0000-0002-7119-0230; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826Objetivo: analisar características socioprofissionais e de formação de enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil. Método: estudo transversal, exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa; apresenta-se como um recorte do macroprojeto de pesquisa intitulado Enfermeiros Empreendedores de Negócios no Brasil: mercado de trabalho e formação que objetiva investigar o empreendedorismo empresarial na enfermagem brasileira e os aspectos de sua formação. Participaram 185 enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil, mediante técnica de amostragem não probabilística, por conveniência. Utilizou-se um questionário online para coletade dados elaborado no Programa SurveyMonkey, com link de acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados foram analisados a partir da análise estatística descritiva, onde as variáveis quantitativas foram apresentadas por média, desvio padrão e tendência central e as categóricas descritas por frequências aDissertação Acesso aberto (Open Access) Formação didático-pedagógica em programas de pós-graduação em enfermagem da região norte do Brasil(Universidade Federal do Pará, 2019-12-18) SILVEIRA, Stelacelly Coelho Toscano; BACKES, Vânia Marli Schubert; http://lattes.cnpq.br/2282823329376580; https://orcid.org/0000-0002-8898-8521; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826Estudo analisou a Ação e Raciocínio pedagógico de docentes permanentes para a formação didático pedagógica em programas de pósgraduação stricto sensu em Enfermagem da região Norte do Brasil. MÉTODO: Pesquisa de Métodos Mistos. Fizeram parte dessa pesquisa os professores permanentes dos PGGENF na região Norte, listados na Plataforma Sucupira como professor permanente em PPGENF da região Norte, que ministraram disciplina em uma das áreas de concentração em 2018. Para coleta de dados foram utilizadas fontes documentais e orais, sendo o currículo Lattes, a Plataforma Sucupira e entrevistas. O processo ocorreu em três etapas, constituídas por (1) Caracterização dos docentes, (2) Análise da estrutura do Projeto Político Pedagógico (PPP) e (3) Entrevista Semiestruturada, interligadas entre si e com o objeto de estudo proposto, indicando encontrar as relações da ação e do agir pedagógico dos docentes de programas de pósgraduação da região Norte. A análise dos dados ocorreu em dois momentos por meio de abordagens qualitativa através do Método de Comparações constantes, proposto por Strauss e Corbin (2008) e quantitativa por meio da técnica estatística descritiva. Foram obedecidas as diretrizes e normas de pesquisa com seres humanos estabelecidas na resolução 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente emergiram 23 códigos alinhados a proposta de Shulman. Esse agrupamento ocorreu em decorrência a magnitude e significado dos dados considerando a entrevista e PPP dos programas. Para a organização dos resultados estabeleceuse duas metascategorias “Conhecimento pedagógico geral, Conhecimento do contexto educacional e Conhecimento dos alunos e suas características moldando a compreensão da formação didático pedagógica” e “A formação acadêmica e a Sabedoria adquirida com a prática docente como reforçadores de uma Ação e Raciocínio Pedagógico”. CONCLUSÃO: Dentre o Modelo de Ação e Raciocínio Pedagógicos (MARP), a observação mais expressiva foi das fases de compreensão e transformação, respectivamente, demonstradas de forma mais objetiva na fase do ensino. Esse movimento nos possibilitou entender um ciclo de reflexões até novas formas de aprender, mesmo que de forma incipiente. Importante ressaltar a contribuição do programa, e o quanto o MARP pode contribuir para auxiliar a explicar o desenvolvimento de construção docente de futuros formadores dentro do campo de conhecimento da enfermagem, contribuindo com subsídios para a formação posterior, partindo da ressignificação daqueles que ensinam.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gestão de pessoal de enfermagem por competências em serviços de saúde: revisão de escopo(Universidade Federal do Pará, 2021-04-06) OLIVEIRA, Sebastião Magno; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826Introdução: Devido aos benefícios reconhecidos derivados do modelo da gestão por competências no cenário público, este vem se introduzindo-se nas instituições que fornecem serviços de assistência à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). As instituições prestadoras de serviços de saúde foram levadas a verificar os modelos de gestão utilizados e adaptá-los às mudanças advindas com a globalização, partindo da necessidade de moldes gerenciais capazes de pôr em prática as competências dos trabalhadores, por este motivo, a utilização de ferramentas como a gestão por competências estão sendo inseridas nos serviços de saúde. Objetivo: Descrever, com base na literatura científica, como ocorre a gestão de pessoal de enfermagem por competências nos serviços de saúde. Método: Trata-se de uma revisão de escopo baseada no protocolo do Joanna Briggs Institute (JBI). Os artigos pesquisados foram obtidos utilizando duas estratégias de busca, nas bases LILACS, MEDLINE e SCIELO, por meio de descritores, palavras-chave e operadores boolianos, sem delimitação de tempo, nos idiomas português, inglês e espanhol. Os dados foram coletados no mês de setembro de 2020, tendo sido captados 165 artigos. Os estudos encontrados foram transferidos para o aplicativo Rayyan®, objetivando com isso conferir às etapas seguintes e à revisão maior agilidade e segurança. Após excluir os duplicados, permaneceram 148 artigos, sendo lidos título e resumo, onde classificaram-se como elegíveis para a revisão 20 artigos, os quais foram lidos na íntegra e, com as exclusões, restaram cinco artigos incluídos na revisão. A seleção dos estudos foi realizada com base nos critérios de inclusão. A análise dos dados se deu por estatística descritiva e por meio da análise de conteúdo de Bardin. Realizou-se a análise qualitativa dos dados extraídos, relacionados ao processo de gestão por competências. Resultado: Como resultado, foram obtidos cinco estudos relacionados ao tema da revisão com atributos contributivos para compor a revisão. Os resultados foram organizados pelos tópicos de interesse do trabalho, de acordo com o protocolo JBI. Os estudos evidenciaram uma janela temporal de publicações sobre a temática no contexto nacional, o que sugere número reduzido de pesquisas sobre a temática no Brasil. Nos resultados constatou-se que houve predominância de pesquisa em instituições públicas de saúde e realizadas com profissionais enfermeiros. Este fato reforça a relevância do enfermeiro nos processos de gestão de pessoas nos serviços de saúde. Um ponto de fragilidade constatado foi em relação ao conceito de competência sendo evidenciado em apenas um artigo. Em quatro estudos foi evidenciado algum tipo de material, instrumento ou sistema de referência, porém que não abordavam especificamente a temática de gestão por competências, mas, sim, tratavam assuntos relacionados ao processo de gestão de pessoas, qualidade e demais processos assistenciais que envolvem os profissionais das instituições de maneira geral, e não especificamente a equipe de enfermagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) InovaEnf: protótipo de tecnologia educativa para o desenvolvimento de negócios de enfermeiros(Universidade Federal do Pará, 2023-05-09) CORREA, Thais de Fátima Aleixo; BOLINA, Alisson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/6993371391051944; https://orcid.org/0000-0002-1364-0176; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826Introdução: O empreendedorismo pode proporcionar aos enfermeiros um leque de possibilidades de inserção profissional voltado para inovação, criação de oportunidades e fomento de novas ações, sendo então necessário que essa prática seja estimulada. O objetivo deste trabalho é desenvolver protótipo de tecnologia educativa (TE) para desenvolvimento de negócios de enfermeiros. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica dividida em duas etapas. A primeira etapa foi a construção de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL), que teve a finalidade de identificar por meio do levantamento de evidências científicas as iniciativas do desenvolvimento da educação empreendedora; a segunda etapa metodológica corresponde à construção da TE. A amostragem foi constituída por enfermeiros de diversas regiões do Brasil identificados no macroprojeto: “Enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil: mercado de trabalho e formação”. Após a verificação dos critérios de inclusão e exclusão, contatou-se os participantes e obteve-se um quantitativo de 11 enfermeiras empreendedoras. A coleta de dados ocorreu com dois grupos de enfermeiras empreendedoras em outubro de 2022 na plataforma Google Meet, através de Grupos de Verbalização e Observação, onde foi realizado: a observação da realidade; pontos-chave; teorização e hipóteses da realidade proposta pela metodologia de problematização do Arco de Maguerez. A análise de dados baseou-se na análise temática indutiva de Braun e Clarke. Resultados: A RIL está apresentada em forma de artigo submetido na Revista Brasileira de Educação Médica. Na segunda etapa metodológica, emergiram quatro temáticas: características do empreendedor; abertura do negócio; conteúdos de interesse; e recursos utilizados para empreender. Com base nos achados na literatura e na observação da realidade, criou-se um Protótipo de um Programa de Novos Negócios em Enfermagem: InovaEnf. O protótipo foi desenvolvido baseado nas quatro temáticas advindas dos encontros, sendo dividido em seis etapas: Entrada e Contrato; Formação e Modelagem; Planejamento; Execução; Feedback – Apresentação de Soluções e Conselhos; Acompanhamento. Considerações finais: Nota-se a importância de incentivar o empreendedorismo na profissão, proporcionando o fortalecimento da autonomia profissional e a conquista de novos espaços, utilizando-se da inovação para gerar produtos, serviços e/ou tecnologia com potencial de promover mudanças positivas no contexto em que o enfermeiro estiver inserido.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Marketing nos negócios de enfermeiros empreendedores no Brasil: uma análise na rede social Instagram(Universidade Federal do Pará, 2023-08-31) FONTES, Victoria Malcher Silva; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826INTRODUÇÃO: Para enfermeiros empreendedores, é essencial compreender o dinâmico ambiente empresarial, que inclui estratégias de marketing. Razão de prosperidade ou declínio dos empreendimentos, deter de habilidades de marketing está entre as bases fundamentais para empreender. Na crise pela Covid-19, realçou-se a importância da versão mais recente do marketing, a digital. Uma ferramenta indispensável nesse contexto é a rede social Instagram. OBJETIVO: Analisar como enfermeiros empreendedores utilizam o marketing nos seus negócios por meio da rede social Instagram. MÉTODO: Estudo quantitativo de base documental, realizado de forma virtual, para análise dos perfis de 25 enfermeiros empreendedores na rede social Instagram. A coleta de dados ocorreu entre 08/02 a 15/02 de 2023. Foi utilizado o Google Forms, com um questionário contendo 48 tópicos divididos em 3 seções. A análise de dados contou com o software Microsoft Excel. Foi realizada estatística descritiva, que envolveu cálculo da média, valor máximo e mínimo dos dados. Também foram calculadas as frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: Majoritariamente, os perfis analisados são categorizados como contas profissionais (92%, n=23) em "medicina e saúde" (24%, n=6). A maior frequência de entrada no Instagram ocorreu em 2019 e 2020 (32%, n=8). Utilizam as ferramentas do Instagram: stories (56%, n=14), biografia (96%, n=24), destaques (96%, n=24). Na dimensão visual, utilizam fotos pessoais no perfil (68%, n=17); apresentam uma marca ou logotipo (100%, n=25); a identidade visual é identificada na maioria dos perfis (60%, n=15). Não adotam posicionamento sustentável (96%, n=24). Com relação a produtos, os negócios oferecem uma variedade de produtos/serviços dentro de seus nichos. No que diz respeito aos preços, os participantes podem enfrentar desafios na comunicação eficaz de seus preços. No aspecto praça, observam-se aspectos positivos, como o fornecimento de serviços fora de suas cidades e a opção de frete/delivery. No que diz respeito à promoção, os negócios realizam propaganda, apresentam força de vendas, estabelecem interação com seguidores e fazem parcerias. CONCLUSÃO: Em geral, os perfis apresentam diversas estratégicas de marketing, e se alinham ao conceito clássico de atender às necessidades gerando lucro. Conclui se que estratégias básicas de marketing, mas eficazes, já sejam aplicadas, uma novidade seria a condução dessas estratégias como uma série de eventos interrelacionados.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Percepção de enfermeiros empreendedores sobre competências necessárias para empreender na enfermagem(Universidade Federal do Pará, 2022-08-01) AMARAL, Thayza Mirela Oliveira; SANTOS, José Luís Guedes dos; http://lattes.cnpq.br/3536073293931659; https://orcid.org/0000-0003-3186-8286; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826Introdução: Competência está ligada ao saber e fazer com qualidade. Desenvolver competências demanda interagir no âmbito em que se realiza o trabalho, para resultar em um pleno exercício da profissão. Este estudo possui o objetivo de analisar as percepções de enfermeiros empreendedores de negócios sobre as competências necessárias para empreender na enfermagem. Método: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, derivado de um macroprojeto intitulado “Enfermeiros empreendedores de negócios no Brasil: mercado de trabalho e formação”. Os participantes foram enfermeiros empreendedores de negócios, com tempo de atuação igual ou superior a 42 meses. Os critérios de seleção foram: (1) ser enfermeiro; (2) ter respondido a Fase 1 do macroprojeto; (3) ter atividade empreendedora atual ou anterior de pelo menos 42 meses. Para exclusão, foram: (1) enfermeiros em atuação empreendedora não relacionada ao trabalho de enfermagem e (2) afastados da atividade empreendedora por qualquer motivo. A coleta de dados foi realizada no período de julho a outubro de 2021, através de uma videochamada ou envio das respostas pelo Whatsapp. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, além do uso do software IRaMuTeq. Resultados: Verificou-se no corpus textual, que o software reconheceu 200 textos, obteve 467 segmentos de texto, reclassificou-os em 14.619 ocorrências e 2.410 formas, além de 1.281 hápax. O Dendograma da Classificação Hierárquica Descendente gerado conteve quatro classes envolvendo os seguintes pontos: conceitos envolvendo empreendedorismo e competência, competências empreendedoras, desenvolvimento de competências empreendedoras em estudantes de enfermagem, além de desafios enfrentado por enfermeiros que empreendem. Conclusão: Através deste estudo, foi possível conhecer a perspectiva de enfermeiros empreendedores a respeito de competências utilizadas em sua prática. Conhecer este processo não apenas fortalece a prática empreendedora na enfermagem, como também é um meio para expandir o empreendedorismo tantos nos espaços de formação quanto nos meios laborais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Perfil acadêmico-profissional de professores de pós-graduação stricto sensu em enfermagem: análise por subárea de conhecimento(Universidade Federal do Pará, 2022-08-01) TRINDADE, Ricky Falcão Silva; VENDRUSCOLO, Carine; http://lattes.cnpq.br/2297459405565528; https://orcid.org/0000-0002-5163-4789; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826Introdução: A área de Enfermagem possui oito subáreas de conhecimento: enfermagem fundamental; enfermagem de doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas; enfermagem em saúde do adulto e do idoso; enfermagem em saúde da mulher; enfermagem em saúde da criança e adolescente; enfermagem na gestão e gerenciamento; enfermagem em saúde mental; Enfermagem em saúde coletiva. Sugere-se que cada uma das subáreas de enfermagem possua características bem delimitadas e distintas para o ensino e pesquisa, seja nas fontes ou na produção de conhecimentos. Objetivo geral: Analisar o perfil acadêmico-profissional de professores de programas de pós-graduação stricto sensu da área de Enfermagem por subárea do conhecimento a partir dos conceitos de assimetria, cooperação e inserção social. Método: Trata-se de um estudo transversal, documental, com abordagem quantitativa, que se estruturou a partir das etapas propostas por Gil (2022): a) formulação do problema e dos objetivos; b) identificação das fontes; c) localização das fontes e acesso aos documentos; d) avaliação dos documentos; e) seleção e organização das informações; f) análise e interpretação dos dados; g) redação do relatório. A coleta de dados ocorreu de março de 2020 a dezembro de 2020, sendo as principais fontes de dados: Plataforma Sucupira e Plataforma Lattes. Resultados: A amostra concentrou-se na subárea de atenção da enfermagem à saúde do adulto e idoso, sugerindo ser o foco prioritário para a Enfermagem, enquanto a atenção da enfermagem a doenças emergentes e reemergentes teve uma representação pouco expressiva. Identificou-se que professores de enfermagem realizam predominantemente as seguintes atividades: ministram aulas na graduação (93,68%), na pós-graduação (93,26%), são revisores de periódicos (90,88%) e são coordenadores de projeto de pesquisa (96,77%). A desigualdade de distribuição de programas de pós-graduação no Brasil em enfermagem é igualmente representada quando observado o local de formação, em todos os níveis, principalmente, quando se compara as Regiões Sudeste e Norte. Com exceção da coordenação projetos de extensão e de ensino, mais da metade dos professores desenvolve um conjunto de atividades que demandam tempo, conhecimento, gestão e conhecimentos diversos. Considerações finais: Foi possível realizar uma avaliação da área de enfermagem, tendo sido possível detectar processos de organização assimétricos, principalmente, na localização dos programas e número de professores, os quais concentram-se na Região Sudeste, enquanto a Norte e Centro-Oeste são preteridas. Em relação ao processo assimétrico, chama a atenção a inexistência de cursos de doutorado na Região Norte, a qual parece ser prejudicada em vários aspectos, como: distância do centro formativo da área –Sudeste –, baixa disponibilidade de recursos e financiamentos, métricas de avaliação que não condizem com o contexto amazônico. O estudo fornece subsídios para uma análise profunda do estado da área no período observado e acredita-se que sejam possíveis contribuições para o refinamento de métricas de avaliação de agências de fomento.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Supervisão de enfermagem em hemoterapia: conhecimento de enfermeiros de unidades de internação de um hospital universitário(Universidade Federal do Pará, 2019-11-25) BEZERRA, Hilma Nazaré Mendes; MENEGAZ, Jouhanna do Carmo; http://lattes.cnpq.br/2423764452219953; https://orcid.org/0000-0002-7655-9826A hemoterapia consiste em um tratamento realizado através da transfusão sanguínea, seus componentes e derivados e está envolvida com a hemovigilância e essa inserida nas ações de vigilância em saúde desenvolvidas no Brasil. Representa uma das áreas estratégicas de atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Ministério da Saúde, com objetivo de criar medidas de minimizar riscos e aumentar a segurança do paciente e profissional no processo transfusional. É importante que o enfermeiro tenha conhecimento dos aspectos relacionados a transfusão de sangue e seus componentes e que o utilize criteriosamente, com um plano de cuidados específicos, uma vez que toda transfusão traz em si um risco ao receptor, seja imediato ou tardio. O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento de enfermeiros de um hospital universitário sobre supervisão de enfermagem em hemoterapia. Tratouse de estudo misto que foi desenvolvido na Unidade Hospitalar João de Barros Barreto (UHJBB). Foram participantes vinte e nove enfermeiros lotados nos setores de clínica médica, infectologia e terapia intensiva. Como técnicas de coleta de dados foram utilizadas: questionário e a entrevista. Os dados quantitativos foram coletados através dos questionários usando o software Survey Monkey e posteriormente analisados por meio de estatística descritiva simples e os dados qualitativos por meio das entrevistas conforme a análise de conteúdo de Bardin (2006). A partir das falas dos participantes da pesquisa, geraramse três categorias: ‘Percepção sobre o processo de trabalho do enfermeiro na instituição’, ‘Conhecimento técnico do enfermeiro sobre hemoterapia’ e ‘Gerência do cuidado de enfermagem em hemoterapia. Quanto aos dados quantitativos analisaramse as seguintes variáveis: sexo, ano de conclusão do curso superior, tempo de formação, formação de nível técnico, vínculo empregatício, existência de mais de um vínculo empregatício, acesso de conhecimento sobre hemoterapia na formação acadêmica, cursos extracurriculares fornecidos pelo hospital, conhecimento sobre hemoterapia e reações transfusionais, legislações regulamentadoras, competências e atribuições de enfermeiros e técnicos de enfermagem no pré, intra e pósprocedimento de hemoterapia. Evidenciouse a necessidade de maior conhecimento do enfermeiro sobre a hemoterapia, entretanto não somente sobre a terapia transfusional, mas também de todo o ciclo do sangue, para que se possa conhecer e definir as atribuições de cada profissional de enfermagem em termos legais com a intenção de melhorar a qualidade da assistência prestada.
