Teses e Dissertações defendidas fora da UFPA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/7305
Teses e Dissertações defendidas fora do âmbito da Universidade Federal do Pará cujos autores(as) sejam servidores(as) técnicos administrativos ou docentes da UFPA
Navegar
Navegando Teses e Dissertações defendidas fora da UFPA por Orientadores "AROUCA, Lucila Schwantes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Acesso aberto (Open Access) Imagens da escola: significado de representações sociais e alunos de escolas públicas(Universidade Estadual de Campinas, 1998-02-26) PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Sousa; AROUCA, Lucila Schwantes; http://lattes.cnpq.br/6230989818722568Este trabalho tem a intenção de valorizar o discurso da criança e do adolescente na perspectiva de verificar a compreensão que têm de suas condições concretas de vida tendo como ponto de referência o cotidiano escolar. o seu processo caracteriza-se como um esforço de entendimento de significados de representações sociais de crianças e adolescentes de uma Escola Pública do Município de Campinas, valendo-se da decifração de desenhos e textos articulados ao conteúdo de entrevistas realizadas com participantes da pesquisa. Os significados das representações ficaram delineados tendo como balizamento a relação entre o vivido (Escola Real) e o almejado (Escola Ideal). A contextualização destes significados foi estabelecida tendo em vista a discussão da situação de cidadania desta população que se encontra atirada para o final da cadeia das relações de poder em nossa sociedade. A valorização do discurso da criança e do adolescente na qualidade de sujeitos políticos permitiu a identificação do conteúdo de crítica social de que são portadores desenhos, textos e entrevistas. A conclusão deste trabalho aponta para o fato de que as representações analisadas deram um peso relevante aos espaços de convivência informal da escola estabelecendo uma discussão destes com os símbolos de poder institucional, ficando o peso do significado pedagógico da instituição relativizado. Considero que nesta caracterização da escola está presente um conteúdo de crítica social que aponta para a necessidade de uma nova contratualidadeDissertação Acesso aberto (Open Access) Relações escolares: o estudo do cotidiano de uma escola pública(Universidade Estadual de Campinas, 1992-08-12) PIMENTEL, Maria Olinda Silva de Sousa; AROUCA, Lucila Schwantes; http://lattes.cnpq.br/6230989818722568O trabalho discute as relações escolares a partir de pesquisa realizada em uma escola de 1º grau da rede municipal de Campinas. Apresenta as relações escolares do ponto de vista de sua complexidade, buscando compreende-las e a partir de processos e práticas que ocorrem no âmbito da escola em suas interrelações com a rede de ensino, com as políticas educacionais e com a totalidade social. Objetiva traçar um arcabouço teórico de análise dessas relações.
