Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8046
O Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA),cuja coordenação geral está sediada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/Natal).
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Navegando Dissertações em Letras ( Mestrado Profissional) - PROFLETRAS/ILC por Orientadores "HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura de contos machadianos adaptados ao gênero HQ na formação de novos leitores(Universidade Federal do Pará, 2015-08-30) SILVA, Marcos Vinícius Souza da; HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0928175455054278A presente dissertação tem o objetivo de analisar as adaptações para HQ de três contos do escritor Machado de Assis. Antes, faremos um breve histórico sobre o autor como contista, suas publicações e sua importância para a literatura brasileira. Faremos também uma análise dos enredos dos contos ―A cartomante‖, ―Pai contra mãe‖ e ―Conto de escola‖. Este estudo fundamenta-se em pressupostos teóricos de pesquisadores como (BOSI, 1980), (COSSON, 2006), (COSTA, 2013) e (VERGUEIRO, 2006; 2013) entre outros. Na perspectiva deste estudo, é interessante verificar como anda a relação da literatura canônica com o gênero quadrinho, discutiremos como os autores utilizam a linguagem dos quadrinhos para destacar particularidades da história, assim como observar o que os componentes da HQ proporcionam às adaptações, de que modo eles interagem, pois entendemos que tanto a leitura do conto tradicional quanto do conto adaptado pode ser feita independentemente da ordem, inclusive defendemos que a leitura de ambos, pode ajudar-nos a compará-las, possibilitando novas formas de entendimento, enriquecendo a nossa análise. Desse modo, a adaptação de textos literários para o gênero HQ surge não como uma solução definitiva ou algo extraordinário, mas como uma estratégia metodológica que visa à aproximação do aluno do ensino de base aos textos literários. Como sugestão para desenvolver essa proposta, utilizaremos uma sequência didática, pois apresenta uma estrutura mais organizada e ao mesmo tempo dinâmica, que pode proporcionar ao educador possibilidades de inserir atividades de acordo com suas próprias observações, considerando a capacidade linguística de cada aluno, seus conhecimentos prévios e experiência cultural.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Leitura literária e pedagogia de projetos: uma articulação possível na Educação de Jovens e Adultos(Universidade Federal do Pará, 2018-03-28) SILVA, Arthur Ribeiro da Costa e; HOLANDA, Sílvio Augusto de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0928175455054278Defendendo a necessidade de explicitar as concepções pedagógicas que baseiam os usos escolares da literatura, o trabalho apresenta uma possibilidade de articulação entre o trabalho de leitura literária e a etapa inicial de uma pedagogia de projetos, adotada como um dos instrumentos característicos das pedagogias inovadoras. Adotam-se as formulações teóricas e metodológicas de Hernandez e Ventura, Josette Jolibert e Lúcia Helena Leite acerca da pedagogia de projetos, contextualizando-se também o atual movimento brasileiro de renovação educacional a partir da tese de Tathyana Barrera. Discutem-se ainda os trabalhos de Zilberman, Lajolo, Rouxel e outros teóricos acerca da leitura literária na escola, destacando-se o conceito de texto de leitor, concebido como a diversidade de interpretações permitidas pelas obras, que são reformuladas e transformadas pelos leitores a partir de suas próprias concepções de mundo. A atividade prática consistiu na leitura do romance “Silêncio no bordel de Tia Chininha” junto a alunos da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal em Belém-PA, associada a uma intervenção didática com vistas à geração de textos de leitor para escolha de temas de pesquisa para construção de projetos. A partir da leitura do romance em sala de aula, passou-se à atividade geradora de textos de leitor, que consistiu na escrita pelos alunos de cartas entre dois personagens do romance, registrando-se uma grande diversidade de produções, que demonstravam as leituras singulares feitas pelos alunos e os posicionamentos deles a respeito da narrativa. A seguir, as cartas foram lidas pelos alunos, que deviam julgar se seu autor era do sexo masculino ou feminino. As respostas foram socializadas posteriormente em debate, no qual foram registradas falas de alunos que basearam a seguir a escolha dos temas de pesquisa para os projetos. Os resultados evidenciam que a leitura literária realizada na etapa inicial de projetos demanda atenção especial à dinâmica de compartilhamento de leitura, que adquire também caráter de experiência estética, à medida que a curiosidade em torno da obra e o desejo de reagir e responder aos acontecimentos narrados nela a partir do próprio ponto de vista são fatores de motivação que contribuem diretamente para a geração dos temas de pesquisa.
