Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por Orientadores "ARAÚJO, Marcelo Marques de"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aplicação do multiplano como alternativa metodológica no ensino das quatro operações fundamentais para alunos com deficiência visual(Universidade Federal do Pará, 2023-09-01) MORAES, Larisse Lorrane Monteiro; ARAÚJO, Marcelo Marques de; http://lattes.cnpq.br/0186126063457328; https://orcid.org/0000-0002-8251-806XEsta pesquisa refere-se ao ensino das quatro operações aritméticas fundamentais em uma perspectiva inclusiva, mais especificamente, o ensino por meio do material manipulável multiplano. O objetivo desta é investigar a aprendizagem de alunos com baixa visão, com a aplicação do Multiplano como recurso didático no ensino das quatro operações matemáticas. Em relação à metodologia, esta caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, em conformidade as visões de André e Gatti (2008) e Gamboa (2003), possuindo como procedimentos metodológicos o estudo de caso e, para análise dos dados utilizamos a técnica de resolução de problemas de acordo com Polya (1995). O estudo foi desenvolvido, desde o dia 05 de setembro a 30 de novembro de 2022, com um docente e um aluno, que possui baixa visão da turma do 5º ano do ensino fundamental dos anos iniciais de uma Escola Pública de Ensino Fundamental, localizada no município de Moju/PA. Os resultados evidenciam que o material caracteriza-se como uma ferramenta potencializadora de aprendizagem, pois possibilita a compreensão da explicação do docente no concreto, possibilitando o aluno com deficiência visual adaptação necessária para a aprendizagem, como também, a criação do livreto, produto educacional desta pesquisa, deve auxiliar o processo metodológico de todos os docentes, que as orientações criadas e idealizadas contribuam para o ensino das quatro operações em uma perspectiva, que leve à construção dos saberes com significados, com compreensão e com inclusão didática metodológica. Por fim, este estudo foi construído para contribuir com todos os profissionais, que atuam mediando as quatro operações matemáticas com alunos com deficiência visual, que as análises realizadas sirvam de base para novos debates, implementações, reformulações e complementações, podendo ser vista como um retrato da realidade educacional, brasileira, que admite os erros, mostra as dificuldades mais que também aponta soluções, pois acreditamos piamente que o uso do multiplano como recurso didático para o ensino de matemática se caracteriza como uma alternativa, que contribui para a aprendizagem do aluno com deficiência visual.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Concepções e práticas pedagógicas acerca da construção do número voltados para a educação de alunos com deficiência visual(Universidade Federal do Pará, 2019-10-30) SILVA, Ana Mara Coelho da; ARAÚJO, Marcelo Marques de; http://lattes.cnpq.br/0186126063457328; https://orcid.org/0000-0002-8251-806XEste estudo teve por objetivo investigar as concepções e práticas pedagógicas acerca da construção da noção de número implementadas por docentes do setor de Intervenção Pedagógica de uma instituição polo, que atende alunos com deficiência visual. Para sustentar a investigação dessa problemática, apoiamo-nos aos apontamentos da abordagem epistemológica de Piaget. A pesquisa está inserida no âmbito da pesquisa qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação, desenvolvida com sete participantes, dentre os quais, duas professoras diretamente envolvidas no trabalho do setor de Intervenção Pedagógica, e cinco discentes com deficiência visual, que frequentam este ambiente de aprendizagem. A pesquisa constou de uma fase de observação das atividades desenvolvidas no âmbito do ensino da matemática e especificamente relacionada ao objeto desta pesquisa, os números, com uma duração de três meses; realização das entrevistas semiestruradas direcionadas às docentes e às responsáveis legais dos alunos selecionados para este estudo, a fim de entender como estavam efetivadas e mantidas as relações de ensino e aprendizagem matemática no âmbito da Unidade Educacional Especializada (UEES) e no contexto educacional regular. Em seguida, foram selecionadas e elaboradas situações-problema, que Piaget e Szeminska (1975) propõem como primordiais para que o aluno possa construir a noção de número. Os resultados apontaram que a falta de formação docente tem contribuído para práticas educativas equivocadas e baseadas no empirismo, sem a devida fundamentação de uma abordagem teórica. Além de um ensino centralizado na memorização e repetição, em que o aluno aprende quando exercita certas habilidades, como a contagem dos números, com pouca aplicabilidade cotidiana e que não permite o aluno se sentir parte do processo de aprendizagem. Do mesmo modo, percebemos que há uma fragmentação, descontinuidade e descontextualização dos trabalhos realizados entre os diversos setores da UEES e destes com o ensino regular. Por meio das atividades implementadas junto aos alunos, foi possível perceber que há a necessidade de uma ação pedagógica, com planejamento didático-pedagógico, que possibilite o educando desenvolver o raciocínio lógico matemáticos de forma ativa.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Um estudo sobre o uso da tecnologia assistiva no ensino de ciências para alunos com transtorno do espectro autista: criação do aplicativo e software educacional Casulo TEA(Universidade Federal do Pará, 2022-01-31) PANTOJA, Bianca de Fátima Fonseca Jardim; ARAÚJO, Marcelo Marques de; http://lattes.cnpq.br/0186126063457328; https://orcid.org/0000-0002-8251-806XEsta pesquisa discorre a respeito do processo de desenvolvimento e validação do aplicativo e software “Casulo TEA”, que tem como público-alvo alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA, o objetivo geral foi a criação do Aplicativo e do Software Educacional, voltado ao processo de ensino e aprendizagem da temática do corpo humano. Este programa funciona como uma Tecnologia Assistiva, pois serve de ferramenta para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem no ensino de Ciências. Tanto o aplicativo quanto o software, são compostos pelas fases: esqueleto; partes do corpo; acessibilidade e higiene. Este trabalho trata-se de um estudo de caso, e de uma pesquisa do tipo qualitativa, realizada com três alunos com TEA, nove professores de Ciências e uma Psicopedagoga como colaboradores, em um colégio federal no estado do Pará. A investigação contou com aporte teórico de Vygotsky sobre aprendizagem e desenvolvimento; de Mantoan (2011; 2019); de Chiote (2019); Pletsch e Damasceno (2009) e Ferrari (2012) para tratar da questão da educação, sob a perspectiva inclusiva; de Mól (2019) para trabalhar sobre o ensino de Ciências na perspectiva inclusiva; de Bersch (2017) e Ávila et al. (2013) sobre Tecnologia Assistiva; e de Chassot (2000) para alfabetização científica; entre outros. Com esse arcabouço teórico, a autora problematiza o processo de ensino e aprendizagem do componente curricular de Ciências, sobre o “Corpo Humano”, e realiza o teste de validação, com três alunos com TEA, com níveis diferentes do transtorno. Na elaboração do “Casulo”, optou-se por utilizar recursos multimídias de áudio e vídeo, no intuito de trabalhar atenção e concentração dos alunos através dos recursos sensoriais. Os resultados da aplicação/validação do “Casulo TEA”, foi confirmada, tanto em relação a sua aplicabilidade quanto a sua funcionalidade, em ambos os resultados foram positivos, superando as expectativas, obteve-se resultados significativos, pois constatou-se a relevância, do aplicativo e do software por servirem como “mediadores” do processo de aprendizagem, uma vez que eles mostraram-se bem específicos, atendendo as demandas metodológicas dos alunos com os três graus diferentes de TEA: severo, moderado e leve. Sendo assim, o ”Casulo TEA”, auxiliou os alunos na compreensão sobre o objeto de conhecimento corpo humano, pois após a utilização dele, ficou constatado que os alunos identificaram objetos de higiene, partes do corpo, função e classificação dos ossos. Sendo assim, o ”Casulo TEA”, foi considerado como uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem para alunos com TEA. Acredita-se que estes produtos educacionais, sejam capazes de mediar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem, auxiliar na autonomia dos discentes, além de colaborar com a construção de conhecimentos sobre o corpo humano para os sujeitos com TEA, que, por conta do transtorno, possuem especificidades sensoriais que podem afetar suas percepções corporais e seu processo de aprendizagem, daí a importância do trabalho desenvolvido sob a perspectiva sócio-histórica, pautada em Vygotsky (2001), que preconiza a capacidade de aprendizagem humana por meio da mediação da linguagem levando em consideração a relação cultural do ser humano com o mundo no qual o mesmo está inserido.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experiências e formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: elaboração de recursos didáticos de números decimais para alunos surdos(Universidade Federal do Pará, 2021-05-28) VALENTE, Isabel Lopes; ARAÚJO, Marcelo Marques de; http://lattes.cnpq.br/0186126063457328; https://orcid.org/0000-0002-8251-806XA educação inclusiva para alunos surdos, em nosso país, tem sido um desafio, ainda que existam leis e decretos, que assegurem esse direito. Na Educação Matemática, o processo de ensino e aprendizagem encontra barreiras, tanto pelo meio legal quanto pela comunicação, visto que a linguagem matemática, expressa na língua portuguesa já assegura certa medida de dificuldade de compreensão. Em vista disso, objetivamos, neste trabalho, investigar as potencialidades da elaboração de recursos didáticos a serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem de números decimais em operações aditivas voltadas para alunos com surdez. Quanto ao referencial teórico, contribuíram sumariamente para esta pesquisa Balbino, Campos e Chaquiam (2015), Ifrah (1994), Mantoan (2000), Paixão (2010), Sales (2013), Schön (1992), Skliar (1998, 2001), Silva, Sá e Silva (2015), Vygotsky (1984), entre outros autores e pesquisas que utilizamos no processo de apropriação teórica e construção histórica da Educação Matemática. A pesquisa é considerada qualitativa, pois de acordo com Bogdan e Birklen (2012), esse tipo de pesquisa se importa mais com o processo do que com o produto dos resultados obtidos. Os participantes da pesquisa foram no total 57 professores, sendo 43 formados e 14 em formação inicial. Foi usada uma pesquisa-ação, tendo como cenários três oficinas, no âmbito de formação inicial e continuada, quais sejam: oficina 1 - ocorreu no município de Abaetetuba na disciplina Libras do curso de Licenciatura em Matemática pelo Plano Nacional de Formação com a participação de 23 alunos licenciandos – PARFOR, oficina 2 – foi realizada com 14 alunos do sétimo semestre da Licenciatura Integrada, na cidade de Belém, no Laboratório de Inclusão e oficina 3 – foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tiradentes I, no período da semana pedagógica dos docentes, envolvendo 20 educadores de todas as disciplinas que tem em suas classes alunos com surdez, no município de Belém. A coleta do material empírico se deu por meio de áudio-gravações, seguida de transcrições, de entrevistas com os professores e vídeo dos momentos da oficina para construção de recursos didáticos. Tivemos como ferramenta de análise, a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2013). Nesta perspectiva, temos as análises descritivas dos participantes das oficinas bem como do questionário de pesquisa. Os resultados obtidos estão associados a sensibilização do professor quanto a necessidade de reflexão de sua prática docente no sentido da inclusão, promovendo a construção de recursos didáticos adequados ao ensino de matemática de estudantes surdos e a disponibilização de um produto propositivo na reflexão e sensibilização de construir uma adequação metodológica dos participantes acerca da mediação do ensino dos números decimais a ser utilizado por professores no ensino de estudantes surdos.
