Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por Orientadores "BRABO, Jesus Cardoso"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Gamificação e aprendizagem: uma proposta para professores de ciência/química dos anos finais do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2024-11-05) VIRGOLINO, Mayara de Brito; BRABO, Jesus Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540As velocidades com que a informação e os diferentes tipos de conhecimento circulam na sociedade, por meio do avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, têm transformado os hábitos e os comportamentos das pessoas em seus cotidianos. Ao refletirmos sobre os impactos destas mudanças no cenário educacional, surgem as necessidades de inovar e de elaborar novas práticas, que consigam envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, considerando a gamificação como uma estratégia metodológica, com o propósito de aumentar a motivação e o engajamento dos alunos, durante a aprendizagem, essa pesquisa teve, como objetivo, desenvolver um produto educacional na forma de um guia didático, com atividades gamificadas para o ensino de Modelos Atômicos no contexto de Ensino Fundamental. A partir disso, buscou-se responder à seguinte questão norteadora: quais impactos o uso da gamificação pode trazer para o processo de aprendizagem de Modelos Atômicos nos anos finais do Ensino Fundamental? No que se refere à metodologia, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com princípios da observação participante, desenvolvida em três momentos: I) Mapeamento bibliográfico; II) Planejamento do produto educacional; e III) Aplicação e avaliação do produto educacional. A aplicação do produto ocorreu no segundo bimestre de 2023, em uma escola privada do município de Ananindeua, no estado do Pará, local de atuação da professora pesquisadora, e participaram da pesquisa 48 alunos de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. Por se tratar da análise de uma atividade educativa, foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, observação participante, juntamente de registros de falas, questionários e produções escritas. Os resultados apontam que o uso da gamificação se mostrou eficaz na aprendizagem do conteúdo proposto, bem como na participação das atividades gamificadas, evidenciando aspectos, como engajamento, colaboração e motivação dos estudantes, mediante a presença de elementos de jogos, como níveis e desafios, contribuindo com o aumento da interação com a professora, para cumprir com as tarefas empreendidas em aula. Por fim, o produto educacional, de título Gamificação e aprendizagem: um guia didático para ensinar Modelos Atômicos no Ensino Fundamental II, que integra a dissertação, está disponível nas páginas web do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará e do Portal EduCapes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O potencial da composição de infográficos para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas(Universidade Federal do Pará, 2020-07-15) CONTENTE, Isabela Cristina Ribeiro Portugal; BRABO, Jesus Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Este trabalho teve por objetivo compreender de que forma atividades de elaboração de infográficos favorece a prática e aquisição de habilidades metacognitivas e se o uso de tal estratégia contribui para a aprendizagem de conhecimentos científicos e filosóficos abordados durante duas disciplinas de um curso de formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como base a teoria metacognitiva proposta por John Flavell. Embora não possa ser considerada uma pesquisa do tipo etnográfica prototípica, esta investigação faz uso das técnicas que tradicionalmente estão associadas à etnografia, e foi desenvolvida em duas diferentes turmas de graduação, do curso de formação de professores para os anos iniciais, Licenciatura Integrada em Ciências, Matemáticas e Linguagens - LICML, vinculadas ao Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará. A pesquisa constou na elaboração de infográficos, objeto de pesquisa em ambas as turmas, porém com assuntos alvos diferentes em cada uma delas, pois tratavam-se de disciplinas diferentes, embora ministradas pelo mesmo professor. As categorias de habilidades metacognitivas, propostas a priori, foram baseadas nas diferentes habilidades metacognitivas originalmente propostas no Questionário de Consciência Metacognitiva de Schraw e Denisson (1994) e categorizou-se qualitativamente eventuais indícios de ocorrência de manifestação de determinadas habilidades metacognitivas observadas nos relatos, comportamentos e/ou produções escritas dos alunos a respeito das tarefas propostas em aula. Os resultados sugerem que o envolvimento dos estudantes na realização da atividade, possibilita que percebam suas dificuldades e limitações, busquem diferentes estratégias para superá-las, aprimorem conhecimentos prévios, compreendam melhor novas informações e pratiquem sua criatividade. A produção dos infográficos, nos contextos investigados, possibilitou o uso recorrente de classes específicas de conhecimento e regulação metacognitiva, o que permite inferir que a elaboração de infográficos pode ser uma ferramenta interessante para o estímulo dessas classes em questão.
