Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por Orientadores "BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ciências para crianças: introduzindo a investigação científica por meio da literatura infantil 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I(Universidade Federal do Pará, 2024-02-16) FLECK, Elone; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Esta pesquisa, descreve e analisa, intervenções e estratégias didáticas interdisciplinares, de ensino por investigação, especificamente planejadas a partir da leitura da história infanto-juvenil A Minhoca Garibalda. Posta em prática em uma turma de 4º ano do ensino fundamental I, de uma escola da zona urbana de Parauapebas- PA. A fim de contribuir com pesquisas, considerando os principais pesquisadores da área e a luz dos documentos oficiais, que indicam a necessidade de aprender com autonomia, de modo contextual, superando a mera memorização e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo, pensou-se no problema de pesquisa: “Quais os eventuais benefícios de aprendizagem do uso integrado de literatura infantil e ensino por investigação em turmas do ensino fundamental I?” A análise dos dados qualitativos desta, indicaram que as estratégias utilizadas promovem a interdisciplinaridade, motiva experimentos científicos, permitindo a iniciação científica e aquisição de conhecimentos, com aprendizagem significativa, incentiva a interação entre estudantes, professor e colegas e melhora a motivação e o entusiasmo para aprender. Encartado a esta dissertação, como produto didático intitulado CIÊNCIAS PARA CRIANÇAS: Introduzindo a investigação científica por meio da literatura infantil, atividades interdisciplinares de ensino por investigação, estratégias e orientações, que podem ser utilizadas em atividades didáticas em turmas dos anos iniciais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Elaboração de um livro paradidático sobre mercúrio para uso em cursos de formação de professores de química(Universidade Federal do Pará, 2023-03-17) FERREIRA, Gabriel Lucas dos Anjos; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Para que os estudantes da educação básica efetivamente se alfabetizem linguística, matemática e cientificamente ainda é necessário superar inúmeros problemas, que vão desde a precariedade de infraestrutura escolar, melhor remuneração salarial e formação inicial e continuada dos profissionais da educação. Produzir e avaliar materiais didáticos para cursos de formação de professores pode contribuir para a melhoria da preparação desses profissionais. Tais materiais devem estar afinados com resultados de pesquisa recentes sobre o processo de ensino-aprendizagem-avaliação de ciências, inovações tecnológicas, aspectos sociais do uso de tecnologias, exploração de recursos naturais, mudanças curriculares, entre outros aspectos essenciais para compreender e atuar sobre mundo natural e social contemporâneo e exercer plenamente a cidadania em atuais e futuras sociedades democráticas. Com o intuito de oferecer uma pequena contribuição para o aprimoramento de cursos de formação inicial de professores de Química da educação básica, foi produzido um livro paradidático sobre Mercúrio o qual foi submetido à análise de eventuais efeitos de aprendizagem do seu uso em cursos de formação inicial de professores de Química. O teor e as atividades propostas no paradidático em questão foram postas em práticas durante um minicurso, onde doze discentes de um curso de Química licenciatura voluntariamente participaram, respondendo a um formulário do tipo KWL (Know, Want to Know, and Learning). A análise de conteúdo empreendida nas respostas e comentários do grupo de participantes do minicurso, forneceu alguns indícios que o material paradidático proposto pode contribuir para a formação dos futuros professores Química, ao apresentar alternativas metodológicas para o processo de ensino aprendizagem de determinados conhecimentos químicos, de forma contextualizada e mais de acordo a atual BNCC.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Explorando o uso de atividades metacognitivamente orientadas para ensinar transformações da matéria do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2024-11-01) NOBRE, Dominique Gomes Raiol; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Este trabalho relata o processo de produção, implementação e análise de um conjunto de estratégias e atividades de natureza metacognitiva, com o objetivo de ensinar conceitos e habilidades de Química a alunos da educação básica. As atividades propostas foram desenvolvidas de maneira a incentivá-los a refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem. O estudo apresenta, ainda, uma revisão da literatura sobre a relação entre metacognição e ensino-aprendizagem no contexto das ciências, com ênfase na área de Química, e discute como as recomendações didáticas oriundas de pesquisas sobre metacognição podem contribuir significativamente para a melhoria do ensino de Ciências nas escolas de educação básica. A pesquisa também destaca como esses estudos podem servir de referencial teórico para a criação de estratégias didáticas que não apenas estimulem a alfabetização científica, mas também favoreçam a aquisição e o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, que são essenciais para a autonomia de aprendizagem e desenvolvimento intelectual. A análise dos efeitos das atividades propostas, de caráter qualitativo, foi realizada por meio da elaboração e aplicação de um produto educacional denominado “Estratégias Metacognitivas nas Atividades Práticas no Ensino de Ciências – Transformação da Matéria”, em uma turma de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Tal produto educacional incluiu atividades que abordam conceitos básicos sobre transformação da matéria. Os resultados das análises indicam que o conjunto de informações e tarefas proposto tem potencial para criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interativo, promovendo a colaboração entre estudantes e professores. Além disso, os dados sugerem que o uso das estratégias propostas contribui para o aumento da motivação e do entusiasmo dos alunos ao aprenderem sobre o conteúdo de Química, facilitando a compreensão de conceitos científicos. As atividades também mostraram-se eficazes para impulsionar a alfabetização científica dos estudantes, ao mesmo tempo em que estimulam a aquisição e o uso de habilidades metacognitivas, como a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem e a adoção de estratégias para solucionar problemas de forma mais eficaz.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Introdução à química para o sistema modular de ensino (some) na região marajoara(Universidade Federal do Pará, 2018-12-14) SOUZA, Vital Júnior de Oliveira; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Trata-se de uma pesquisa sobre a possibilidade de utilização de estratégias de ensino com abordagem eminentemente construtivista para ensinar conceitos básicos de química em turmas do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino – SOME na região ribeirinha do Marajó e, após a analisar os resultados de algumas intervenções didáticas propostas a partir dessas ideias, apresentar um produto didático com tais sugestões didáticas. Inicialmente discute-se a influencia da abordagem construtivista no ensino e aprendizagem nas ultimas décadas, assim como o percurso histórico do ensino de Química no Brasil desde a época do Brasil colônia. Em seguida apresenta-se uma caracterização de estratégias didáticas construtivistas, tais como o Prediga, Observe e Explique, desde sua origem, nas pesquisas sobre concepções alternativas realizadas na década de 1980, até algumas pesquisas didáticas relacionadas a essas e outras estratégias realizadas no Brasil. Duas intervenções didáticas foram realizadas para avaliar a pertinência das estratégias de ensino propostas. Na primeira foram detectados alguns problemas técnicos que procurou-se sanar na segunda intervenção didática realizada. Os resultados obtidos na segunda intervenção foram bastante satisfatórios, pois além dos alunos desenvolverem as atividades de forma mais entusiasmada, conseguiram ir além, ao relacionar os conceitos estudados com o contexto local ribeirinho no qual estão inseridos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Produção e avaliação de um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre a evolução de modelos atômicos(Universidade Federal do Pará, 2016-11-14) OLIVEIRA, Maria Eduarda da Silva; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a aprendizagem e o ensino de modelos atômicos e tem como objetivo elaborar e avaliar um módulo de estudo de aspectos históricos e epistemológicos sobre modelos atômicos na formação de professores de química. Inicialmente descreve e discute os resultados de sondagem de concepções alternativas de estudantes universitários de química sobre o tema e, a partir dessa análise, apresenta um texto didático sobre aspectos históricos e epistemológicos dos modelos atômicos, como forma de minimizar os problemas de aprendizagem detectados na amostra investigada e na literatura a respeito do tema. Os resultados da sondagem mostraram que os sujeitos, tal como de outros estudos análogos, não compreendem adequadamente a natureza, a história e o contexto de aplicação dos diferentes modelos atômicos. No caso, da amostra investigada, como se trata de futuros professores de química, isso se configura em um fato bastante preocupante. Por outro lado, os resultados de uma pequena amostra de estudantes universitários, que voluntariamente se dispuseram a ler o texto e responder questionários a respeito, indicam que a leitura de informações históricas e epistemológicas, apresentada no texto didático proposto, ajudou a minimizar alguns problemas de aprendizagem encontrados nas concepções desses futuros professores de química.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Trilha interpretativa como proposta de sequência de ensino para promoção da Educação Ambiental em Quatipuru/PA(Universidade Federal do Pará, 2021-05-14) LIMA, Jurandy das Chagas; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540O lixo e os resíduos sólidos causam diversos problemas ambientais e sociais e devem ser utilizados pelas escolas para promover uma Educação Ambiental crítica e gerar cidadãos conscientes e sensíveis frente aos impactos ambientais promovidos pelo ser humano. Neste sentido se faz necessário à utilização de uma sequência de ensino dentro e fora dos espaços formais, como as trilhas interpretativas, para promover a percepção dos estudantes com relação ao descaso ao meio ambiente, a sensibilização quanto aos impactos causados pelo ser humano e o desenvolvimento do senso crítico. Sequências de ensino podem trazer percepções diferentes e aguçar a compreensão do papel de cada indivíduo em relação aos resíduos produzidos. O estudo tem por objetivo geral promover a sensibilização ambiental dos alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública na cidade de Quatipuru (Pará), por meio de uma sequência de ensino com uso de uma trilha interpretativa. Esta pesquisa visa perceber os principais desafios enfrentados por professores em relação à Educação Ambiental, a lidar com estudantes em disciplinas relacionadas com as Ciências Naturais. Pretende-se ampliar a sensibilização ambiental, elaborar uma sequência de ensino, analisar as percepções sobre o descarte de lixo e resíduos antes e após as atividades e avaliar os prós e contras da utilização deste tipo de abordagem para formação de cidadãos sensíveis e críticos quanto aos impactos ambientais. Foram realizadas diversas atividades envolvendo questionários avaliativos, atividades na biblioteca, utilização da internet por meio de celular, uso de equipamentos para aferição de temperaturas ambiente, trilhas interpretativas, seminários e discussões em grupo. Ao final, foi elaborado um produto educacional contendo um guia destinado aos educadores para esta atividade em espaços formais e não formais de ensino, por meio de uma sequência de ensino com atividades de pré-campo, campo e pós-campo. A sequência de ensino proposta gerou momentos de reflexão e sensibilização sobre os sérios problemas sócio ambientais causados pela ação humana. Notou-se maior interesse e sensibilização dos estudantes ao final das atividades e foi evidenciado a reflexão sobre melhores hábitos de produção e descarte de lixo e resíduos, como também o papel de cada um frente a situação do próprio bairro ao redor da escola e da cidade onde residem.
