Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "BOSCHILIA, Solana Meneghel"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Importância ambiental e socioeconômica dos sistemas de sombreamento de cacauais: um estudo de caso em Uruará-PA(Universidade Federal do Pará, 2020-04-29) ARAÚJO, Ailton; SILVA, Maristela Marques da; http://lattes.cnpq.br/1620976380900108; BOSCHILIA, Solana Meneghel; http://lattes.cnpq.br/6512542852817389; https://orcid.org/0000-0002-0038-6666O Theobroma cacao é uma espécie vegetal arbórea amazônica. É considerada de sub- bosque por ser encontrada sob o dossel de outras árvores, sendo, portanto, tolerante a sombra quando introduzido ao sistema de cultivo agroflorestal. A cacauicultura foi implantada no Território da Transamazônica e Xingu na década de 1970 e desde então tem apresentado crescimento, tornando o Estado do Pará o maior produtor de cacau do Brasil. A pesquisa teve como objetivo: averiguar a percepção dos alunos da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Uruará e ampliar seus conhecimentos através de um curso de capacitação sobre a importância ambiental e socioeconômica dos sistemas de produção de cacau no município de Uruará-PA. Durante o curso de capacitação utilizamos rodadas de conversas e questionários para levantamento das informações sobre o conhecimento prévio dos alunos sobre a importância das espécies arbóreas florestais existentes nas lavouras de cacau. Também foi utilizado o levantamento de dados ambientais, socioeconômicos e florísticos nas propriedades das famílias dos alunos da CFRU. Percebeu-se que os alunos conhecem grande parte dos problemas ambientais que estão comprometendo o meio ambiente em suas propriedades. Os alunos estão cientes que precisam de medidas para controlar os avanços desses problemas, mas que pouco está sendo feito para que esses problemas sejam amenizados. Nas lavouras de cacau foram identificadas 56 espécies de árvores nativas que foram plantadas ou regeneradas pela brotação de tocos ou germinação de sementes. Das espécies encontradas, todas possuem alguma importância ambiental ou socioeconômica para as famílias donas das propriedades. Foi constatada a presença de diversas espécies da fauna que utilizam dos sistemas agroflorestais em busca de abrigo ou alimento. Dentre as espécies que os agricultores introduzem nas lavouras, a presença de espécies florestais nativas da Amazônia é dominante, havendo algumas endêmicas do Brasil e outras exóticas. Algumas espécies encontradas constam como em risco de extinção, e estão preservadas dentro do sistema de produção de cacau. Existem nascentes e igarapés sendo protegidos por essas árvores que minimizam o assoreamento causado pelas enxurradas. No final do curso de capacitação, 20 espécies que promovem o sombreamento dos cacauais foram selecionadas para comporem o livro o qual é produto dessa dissertação. O sistema de produção de cacau na agricultura familiar, no Território da Transamazônica e Xingu, não somente é uma fonte de renda para o agricultor, mas possui importância ambiental e socioeconômica com características agroflorestais. Esse ecossistema formado pela união da produção de cacau e árvores amazônicas que promovem seu sombreamento contribuem para a preservação e conservação de diversas espécies, tanto animais quanto vegetais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jogo de tabuleiro Caranãzinho como meio de ensino do uso sustentável de recursos hídricos na escola Padre Dubois em Salinópolis-PA(Universidade Federal do Pará, 2024-05-31) CORRÊA, Valdete Costa Nascimento; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748; BOSCHILIA, Solana Meneghel; http://lattes.cnpq.br/6512542852817389; https://orcid.org/0000-0002-0038-6666Este estudo investigou a importância do uso sustentável da água, na cidade de Salinópolis, Pará, com alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Dubois, propondo uma sequência didática inovadora, incorporando um jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica para alunos do Ensino fundamental. A sequência didática foi composta por quatro etapas: análise diagnóstica, aula expositiva e visita guiada, aplicação do jogo "Caranãzinho", e uma roda de conversa seguida de reaplicação do questionário de avaliação diagnóstica. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa com foco em atividades práticas, como visitas a unidades de abastecimento de água no bairro do Atalaia, e a aplicação de um jogo de tabuleiro para reforçar o aprendizado. Os resultados indicaram que a sequência didática e o jogo de tabuleiro foram eficazes em aumentar a compreensão dos alunos sobre o processo de captação, tratamento, distribuição e uso sustentável dos recursos hídricos. A análise dos dados revelou uma melhoria significativa no conhecimento dos alunos, após a implementação das atividades propostas. A integração de jogos de tabuleiro em sequências didáticas pode ser uma estratégia eficaz para o ensino de Ciências Ambientais, promovendo um aprendizado mais interativo e significativo. Recomenda-se a adoção de metodologias semelhantes em outras disciplinas e escolas, visando a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na preservação dos recursos hídricos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sistemas de manejo em açaizais nativos praticados por comunidades ribeirinhas na ilha Maracapucu Palmar, Abaetetuba - Pará –Brasil(Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) MAUÉS, Raimundo da Conceição da Silva; BOSCHILIA, Solana Meneghel; http://lattes.cnpq.br/6512542852817389O presente trabalho teve por objetivo identificar os sistemas de manejo em açaizais nativos praticados por comunidades ribeirinhas em três igarapés, nas ilhas do município de Abaetetuba-Pará-Brasil, com a finalidade de relacioná-los aos modelos de manejo indicados na literatura científica e sugerir à comunidade local tomadas de medidas que potencializem suas práticas para tal manejo. A região possui uma topografia bastante diversa quanto à presença de ilhas, rios, igarapés, furos, baías, praias e costas que constituem a zona ribeirinha ou a região das ilhas de Abaetetuba. Nesta região o manejo da floresta para a extração do açaí é feito por ribeirinhos que historicamente vivem do extrativismo da floresta. Nos últimos anos, com a valorização comercial do açaí e o consequente aumento do número de produtores e extratores de açaí que manejam açaizais na região, as matas de várzeas vêm sofrendo esta pressão antrópica e que requerem especial atenção. Neste contexto, um conjunto de planejamentos e técnicas de colheita do açaí, adaptadas às condições da floresta e aos objetivos sociais e econômicos são de extrema importância e necessidade, garantindo um manejo mais sustentável. Durante o desenvolvimento do projeto foram realizadas entrevistas com produtores de açaí da região de estudo reunindo informações que elucidaram o entendimento sobre suas relações com a floresta e suas práticas produtivas. Foram realizadas anotações sobre as características das áreas manejadas, aquisição de registros fotográficos e de localização com auxílio do GPS para a confecção de mapas. As incursões foram realizadas entre novembro de 2017 a dezembro de 2018. As práticas de manejo observadas possuem paralelo com as indicadas na literatura especializada, contudo, outras tantas, exercidas pelos ribeirinhos, merecem atenção e orientação, sob pena de causarem grande prejuízo econômico e ambiental àquela comunidade. Além da falta de orientação técnica, a comunidade é carente de informações sobre apoio financeiro para a produção do açaí fruto. Na busca de promover uma melhora das técnicas, conhecimentos e acesso às informações de financiamento e logística, foi elaborado um Manual Ecológico Para Manejo de Açaizal de Várzea com informações que auxiliarão os agricultores em suas práticas de manejo florestal a que venham beneficiar, não só a comunidade local que depende diretamente da floresta, como também prover conscientização sobre a sustentabilidade desse meio.
