Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "FERREIRA, Cristiane de Paula"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Aspectos geoambientais dos recursos hídricos do Rio Cuinarana, Magalhães Barata - Pará(Universidade Federal do Pará, 2019-11-29) SILVA, Silvano Costa da; FERREIRA, Cristiane de Paula; http://lattes.cnpq.br/7804816854015308O presente trabalho teve o objetivo de mapear a bacia hidrográfica do rio Cuinarana e descrever o estado de conservação das nascentes no município de Magalhães Barata, nordeste do Pará, por meio de um diagnóstico ambiental das cabeceiras desse rio e produção cartográfica de mapas temáticos, a fim de subsidiar ações de Educação Ambiental para promover a manutenção e uso sustentável dos recursos hídricos. Nessa perspectiva, é importante destacar que interações abióticas nas bacias hidrográficas, podem gerar entraves para as nascentes. Sendo assim, é considerável mapear e apresentar o estado de conservação delas, com o objetivo de identificar as querelas hidrográficas presentes nessa bacia. Os procedimentos adotados para a elaboração do diagnóstico ambiental das cabeceiras basearam-se em protocolos de avaliação que destacam a integridade física do habitat interno das cabeceiras e adjacências, observando os aspectos do uso e ocupação do solo, vegetação predominante, característica das nascentes, seus usos e o estado de conservação. Os mapas e delimitações da bacia hidrográfica do Rio Cuinarana se baseou em dados georreferenciados do relevo da área em questão, derivados de produtos matriciais da missão Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), elaborados pela agência governamental estadunidense National Aeronautics and Space Admistration (NASA), e disponibilizados com cálculos de correção pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Brasil. Os resultados obtidos demostraram que das 11 nascentes avaliadas, três apresentam-se em condição ruim de integridade devido aos impactos antrópicos. As informações dos mapas atestam que bacia do rio Cuinarana tem passado por um processo de transformação, por conta das interferências humanas, resultando em diferentes problemas socioambientais desacompanhado de políticas eficazes de planejamento ambiental. Diante da problemática, o produto da pesquisa é um atlas didático da Bacia Hidrografica do Rio Cuinarana, composto por 10 mapas temáticos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Horto de plantas medicinais e sua aplicabilidade no ensino para graduação em farmácia e áreas afins(Universidade Federal do Pará, 2020-05-29) XAVIER JÚNIOR, Sebastião Ribeiro; FERREIRA, Cristiane de Paula; http://lattes.cnpq.br/7804816854015308Os homens buscam na natureza recursos para melhorar suas próprias condições de vida, nos tornando completamente dependentes das plantas, que por sua vez estão presentes na vida humana das mais variadas formas. No entanto, o acelerado desmatamento na região, onde há ocorrência natural de várias espécies medicinais, exige uma rápida ação para resgatar, conservar e estudar esses vegetais. Neste caminho, a instalação de um horto de plantas associado ao uso de uma cartilha, pode contribuir de forma significativa para estudos em diversas áreas do conhecimento. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem por objetivo a criação de um horto composto por plantas medicinais e a confecção de uma cartilha sobre as mesmas no curso de Farmácia da UFPA, com o intuito de subsidiar pesquisas, ensino e extensão para este e outros cursos de graduação. Foram selecionadas 42 espécies de plantas consideradas medicinais para a criação do horto. As plantas foram coletadas e levadas para identificação no Herbário IAN (escrever por extenso o nome), localizado na Embrapa Amazônia Oriental, e posteriormente as amostras foram fotografadas e inseridas no horto. Os dados gerados foram utilizados para a produção da cartilha de plantas medicinais. Para a validação do horto, foi organizado um curso a respeito de plantas medicinais com alunos de graduação e nível técnico, neste foi aplicado dois questionários (I e II) que tinha por finalidade fornecer informações sobre os conhecimentos referente a temática antes e após o curso. Para a validação da cartilha, o produto foi enviado para pesquisadores e professores para avaliação e sugestões. Assim, o horto de plantas medicinais foi criado com um total de 42 espécies, na UFPA, em uma área de 40m x 20m. Para a validação desta ferramenta, foram entrevistados 46 alunos que participaram do curso com a presença de seis instituições: UFPA, UFRA, IFPA, UNAMA, COSMOPOLITA e ESAMAZ. Os cursos representados foram: Farmácia (38 alunos), Engenharia Florestal (3), Enfermagem (3) e o curso Técnico em Meio Ambiente (2). A pesquisa confirmou o interesse dos alunos por um espaço não formal de ensino como o horto, demonstrando algum conhecimento sobre as plantas medicinais e enfatizando a importância do espaço para sua formação profissional. A cartilha foi analisada por 22 profissionais da área (professores e pesquisadores) que confirmaram que poderiam utilizá-la como material didático como recurso em conjunto com o horto em suas aulas, enfatizando a importância de se utilizar materiais que fujam do convencional e converse com a realidade dos estudantes. De forma geral, todos os pesquisados valorizam a importância de produtos como estes (horto e cartilha) para subsidiar e incrementar o ensino de botânica, destacando a importância de espaços não formais para desenvolvimento do tema plantas medicinais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Igarapés amazônicos e seus usos para recreação e lazer: uma proposta de ensino investigativo para alunos do curso técnico em meio ambiente(Universidade Federal do Pará, 2024-10-01) ROCHA, Cristiane de Almeida Belém; FRANÇA, Jessika Paiva; http://lattes.cnpq.br/6056182612110122; HTTPS://ORCID.ORG/0000-0002-0201-8867; FERREIRA, Cristiane de Paula; http://lattes.cnpq.br/7804816854015308Os igarapés amazônicos são ecossistemas aquáticos que apresentam múltiplos usos e dentre eles está a recreação e lazer. Na região amazônica, os igarapés com tal finalidade são chamados de balneários e neles são instaladas estruturas que causam impactos ambientais que podem variar conforme o grau de impacto no local. Para avaliar tais impactos, os Protocolos de Avaliação Rápida de Hábitat (PARH), são excelentes recursos para o diagnóstico ambiental de ecossistemas aquáticos, uma vez que são de baixo custo e dispensam mão-de-obra especializada. O objetivo proposto para esta pesquisa é analisar qual a visão que estudantes de ensino técnico em meio ambiente possuem em relação aos igarapés amazônicos e ampliar os conhecimentos científicos sobre a ecologia e os impactos de instalações de balneários nesses ecossistemas. Para tanto, foi conduzida uma proposta de ensino investigativo para alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado (EMI)-Técnico em Meio Ambiente, da EETEPA Vilhena Alves em Belém, PA, organizada em cinco etapas: i) levantamento de ideias prévias, ii) aplicação de brainstorm, iii) aula teórica, iv) aula prática de campo, v) questionário avaliativo. Como resultado, foi desenvolvida uma Sequência Didática Investigativa (SDI), que é uma estratégia metodológica para avaliar, juntamente com alunos em processo de formação técnica, o grau de interferência humana nos igarapés que são utilizados como balneários na região amazônica. Essa estratégia promove capacitação técnica e profissional, conscientizando a comunidade a reconhecer e tomar medidas significativas para mitigação da degradação de hábitats naturais, além de ser um recurso pedagógico capaz de promover e ampliar o ensino de ciências ambientais na região amazônica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O uso consciente da água para a sustentabilidade: uma abordagem de aprendizagem interdisciplinar no ambiente escolar.(Universidade Federal do Pará, 2023-06-29) SANTANA, Diego Rodrigues; FERREIRA, Cristiane de Paula; http://lattes.cnpq.br/7804816854015308As questões ambientais têm ganhado notoriedade no contexto social, pois os impactos provocados continuamente pela ação humana têm afetado diretamente os ecossistemas terrestres e aquáticos. O presente trabalho teve como objetivo pesquisar sobre a importância da água, o consumo consciente e o desperdício na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Sampaio, do 6º ao 9º ano. Os instrumentos metodológicos utilizados foram à aprendizagem baseada na metodologia da problematização de Charles de Maguerez, com os aportes da pesquisa-ação-participante e metodologia de aprendizagem por projetos. Foi desenvolvido em três etapas: inicialmente discutir a importância da água como elemento essencial para a qualidade de vida, por meio do projeto na escola “Precisamos falar sobre água”, com palestras e aulas expositivas, interdisciplinarmente. Em seguida, foram realizadas aulas de campo para relacionar a parte teórica à parte prática. Como etapa seguinte, foram aplicados questionários com perguntas de múltipla escolha para avaliar a opinião dos estudantes e professores referentes às questões relacionadas ao uso consciente da água. Os resultados foram sistematizados os quais apontaram uma insuficiência nos conhecimentos relacionados à temática água. O presente estudo culminou em um produto educacional, um Jogo de Tabuleiro, como instrumento lúdico e pedagógico com objetivo de auxiliar a prática docente em relação aos conteúdos dos componentes curriculares que envolvem a temática “água” de acordo com a BNCC. Os resultados deste produto educacional obtida pela avaliação feita pelos estudantes e pelos professores foram positivos e com benefícios que favorecem a prática pedagógica podendo ser consultados no final deste trabalho.
