Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "GODOY, Sara Gurfinkel Marques de"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação empreendedora e transformadora no ensino médio: (Re) aproveitamento de resíduos sólidos(Universidade Federal do Pará, 2024-05-22) MOREIRA, Auricilene Gomes; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748; GODOY, Sara Gurfinkel Marques de; http://lattes.cnpq.br/3676165040937391Este estudo investiga a percepção dos professores acerca da educação empreendedora e sua integração com a gestão de resíduos sólidos no ensino médio, destacando a importância da sustentabilidade ambiental e do desenvolvimento de competências para o século XXI. Por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória, foram coletados dados via questionários no Google Forms e analisados qualitativamente com o auxílio de gráficos, o que permitiu uma organização e interpretação eficazes das informações. Os resultados apontam para a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a consciência para o desenvolvimento sustentável, utilizando abordagens modernas para engajar os alunos. A pesquisa resultou na criação de um E-book Didático de Design Thinking, que apoia os professores na implementação de uma metodologia ativa e interdisciplinar. Este material é projetado para incentivar a colaboração dos estudantes no desenvolvimento e implementação de projetos, alinhados com as dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular. O Design Thinking é enfatizado como uma abordagem centrada no aluno para resolver problemas complexos de maneira criativa e prática. O estudo ressalta a importância de equipar tanto docentes quanto discentes com habilidades práticas e uma perspectiva inovadora, preparando-os para enfrentar os desafios atuais e promover a sustentabilidade ambiental. Portanto, considero que a dissertação contribui significativamente para o campo educacional, demonstrando a integração efetiva da educação empreendedora no currículo escolar e preparando os alunos para um futuro responsável e sustentável.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Um estudo de caso a respeito da práxis da Educação Ambiental na E.M.E.I.F. "Dr. Ulysses Guimarães", Altamira/PA(Universidade Federal do Pará, 2023-10-03) RABELLO, Wendell Robério Damasceno; GODOY, Sara Gurfinkel Marques de; http://lattes.cnpq.br/3676165040937391Os problemas ambientais e a desigualdade social vêm crescendo em ritmo frenético, principalmente em decorrência da destruição do meio ambiente e sua exploração desordenada praticada pelo homem. E as escolas de certa forma podem contribuir para a implantação de estratégias ou ferramentas que ajudem a compreender uma nova mentalidade sobre a preservação do meio ambiente, uma vez que o espaço escolar por si só, caracteriza-se pela formação ética e cidadã dos alunos, através de trabalhos de sensibilização e conscientização. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no ambiente escolar da Emeif “Dr. Ulysses Guimarães”, localizada no município de Altamira-Pa. A metodologia de pesquisa se baseará em levantamento bibliográfico de dados oficiais, e de teorias específicas da Educação Ambiental; levantamento de dados, por meio aplicação de questionários direcionados aos alunos, professores e direção escolar; análise dos dados coletados. Como resultado da pesquisa será desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha de Educação Ambiental para jovens agentes ambientais”, com foco na formação ambiental dos alunos para que futuramente desempenhem o papel de colaboradores e reprodutores de ações para a proteção do meio ambiente, trabalhando a sensibilização, educação ambiental, cidadania e conscientização. O Produto Educacional foi desenvolvido com base nos questionários aplicados durante a pesquisa, após sucinta análise e interpretação dos dados coletados. O Produto foi testado durante cinco dias na turma do 8º Ano A, logo depois do período de aplicação foi avaliado por quatro professoras para que o mesmo fosse validado. A avaliação ocorreu através de uma Ficha de Validação, ao final o Produto Educacional recebeu o conceito E (Excelente), sendo aprovado com louvor e unanimidade. Notou-se um aumento no interesse tanto dos alunos como dos professores pelas questões ambientais após a aplicação do produto educacional. Servindo de estimulo tanto para professores como para alunos, inclusive ambos se comprometeram a construir outros modelos de produtos educacionais que possam auxiliar nas aulas e no processo ensino aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Um estudo de caso a respeito da práxis da Educação Ambiental na E.M.E.I.F. "Dr. Ulysses Guimarães", Altamira/PA.(Universidade Federal do Pará, 2023-10-03) DAMASCENO, Rabello, Wendell Robério; GODOY, Sara Gurfinkel Marques de; http://lattes.cnpq.br/3676165040937391Os problemas ambientais e a desigualdade social vêm crescendo em ritmo frenético, principalmente em decorrência da destruição do meio ambiente e sua exploração desordenada praticada pelo homem. E as escolas de certa forma podem contribuir para a implantação de estratégias ou ferramentas que ajudem a compreender uma nova mentalidade sobre a preservação do meio ambiente, uma vez que o espaço escolar por si só, caracteriza-se pela formação ética e cidadã dos alunos, através de trabalhos de sensibilização e conscientização. Nesse sentido, o trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender como a Educação Ambiental vem sendo trabalhada no ambiente escolar da Emeif “Dr. Ulysses Guimarães”, localizada no município de Altamira-Pa. A metodologia de pesquisa se baseará em levantamento bibliográfico de dados oficiais, e de teorias específicas da Educação Ambiental; levantamento de dados, por meio aplicação de questionários direcionados aos alunos, professores e direção escolar; análise dos dados coletados. Como resultado da pesquisa será desenvolvido um produto educacional intitulado “Cartilha de Educação Ambiental para jovens agentes ambientais”, com foco na formação ambiental dos alunos para que futuramente desempenhem o papel de colaboradores e reprodutores de ações para a proteção do meio ambiente, trabalhando a sensibilização, educação ambiental, cidadania e conscientização. O Produto Educacional foi desenvolvido com base nos questionários aplicados durante a pesquisa, após sucinta análise e interpretação dos dados coletados. O Produto foi testado durante cinco dias na turma do 8º Ano A, logo depois do período de aplicação foi avaliado por quatro professoras para que o mesmo fosse validado. A avaliação ocorreu através de uma Ficha de Validação, ao final o Produto Educacional recebeu o conceito E (Excelente), sendo aprovado com louvor e unanimidade. Notou-se um aumento no interesse tanto dos alunos como dos professores pelas questões ambientais após a aplicação do produto educacional. Servindo de estimulo tanto para professores como para alunos, inclusive ambos se comprometeram a construir outros modelos de produtos educacionais que possam auxiliar nas aulas e no processo ensino aprendizagem.
