Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "KETTLE, Wesley Oliveira"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Correntezas da leitura: navegando pelos fanzines ambientais na educação de jovens adultos e idosos(Universidade Federal do Pará, 2024-08-30) CAMPOS, Lúcia Pantoja Gonçalves; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248Fanzines são pequenos livros ou revistas que podem ser elaborados sem burocracia e por quem possa dele se interessar. Sua produção merece destaque por possuir uma dimensão criativa, artística e autoral, de baixo custo e sem fins lucrativos. Graças a seu modo simples e barato, a confecção ganha relevância, especialmente por poder versar sobre qualquer tema ou assunto. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo elaborar um roteiro didático-pedagógico para auxiliar na confecção de fanzines sobre a temática recursos hídricos (água) para os educandos da EJAI, no espaço pedagógico da biblioteca escolar, visando contribuir com o ensino interdisciplinar das ciências ambientais e com a formação do leitor, considerando o método educacional proposto por Paulo Freire (2021) e a abordagem sociointeracionista de Vygotsky (1991). Sua proposição segue pela elaboração dos fanzines amparada na (re)leitura, discussão do tema e escrita, considerando as experiências de vida do educando, reforçando sua criatividade, autonomia e condição histórica. A metodologia adotada teve cunho qualitativo, com abordagem descritiva. O projeto passou pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Plataforma Brasil, sob o CAAE: 74208223.8.0000.0018 e a pesquisa foi desenvolvida na biblioteca de uma escola pública da rede estadual de ensino, em Belém/PA, na turma da 2ª etapa do ensino médio da EJAI noturno. O roteiro aqui proposto tem o direcionamento para estimular a prática da leitura, da escrita e criatividade dos alunos para a elaboração de fanzines como instrumento de sistematização de saberes e veículo de interação social, ficando evidenciado que através dos fanzines é possível despertar o interesse dos educandos da EJAI e potencializar o ensino das ciências ambientais através da (re)leitura, discussão e criação artística, utilizando o ambiente da biblioteca escolar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Para falar de águas: almanaque para o ensino das ciências ambientais(Universidade Federal do Pará, 2024-09-10) NUNES, Elen Rosa dos Reis; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248A água é essencial à vida e apesar de ser um elemento natural renovável, precisa ser considerada um recurso limitado, pois corre o risco de escassez devido a crescente degradação ambiental, que afeta a qualidade de vida nas cidades, como em periferias cuja população enfrenta dificuldade de acesso. Tendo em vista, aprofundar o debate sobre a temática, essa dissertação, apresenta como objetivo geral: a elaboração do almanaque interativo “Águas: um caminho de descobertas”, direcionado aos discentes do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, para o ensino das ciências ambientais no cotidiano escolar. Como objetivos específicos: Debateu-se a relação entre águas e cidade ao longo do tempo; Discutiu-se as principais abordagens teóricas sobre o almanaque como recurso educacional para uma aprendizagem significativa; Analisouse a construção do almanaque em suas etapas, considerando as especificidades dos educandos do 4º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais; Validou-se o almanaque elaborado como produto técnico pedagógico a partir da perspectiva dos educandos, participantes da pesquisa. Considerando o campo ambiental e educacional utilizou-se a metodologia qualitativa, com abordagem exploratória e descritiva. Como resultado, observou-se que as crianças, que entraram em contato com o almanaque, apresentaram maior interesse sobre o tema água e aprofundaram de forma significativa o debate ambiental. Destaca-se que falar de águas, demanda falar da relação natureza – sociedade e suas problemáticas, como garantia aos direitos humanos, especialmente às crianças, acesso à água potável, saneamento básico, racismo ambiental, dentre outros; essas questões necessitam de um amplo debate para a construção da sustentabilidade, cidadania e solidariedade.
