Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/10922
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "LUCZYNSKI, Estanislau"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) A educação ambiental como apoio ao manuseio e tratamento dos resíduos sólidos em comunidades ribeirinhas: estudo de caso em Abaetetuba-PA(Universidade Federal do Pará, 2019-06-24) SANTOS, Albenita Ribeiro dos; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933Uma das maiores preocupações ambientais da sociedade contemporânea, são as consequências que o consumo excessivo de produtos de origem industrial causa sobre a natureza, principalmente o destino dado após o seu uso, essa preocupação é observada tanto na área urbana quanto na rural. As comunidades ribeirinhas de Abaetetuba-PA estão entre as que enfrentam sérios problemas na eliminação dos resíduos sólidos, dando-lhes o tratamento que é conveniente, porém inadequado. Nesse sentido, esse trabalho foi realizado em escolas públicas de três comunidades ribeirinhas do município, no período de Janeiro a Dezembro de 2018, cujo objetivo foi o de analisar a prática da Educação Ambiental como motivadora de ações sustentáveis quanto ao uso e manuseio adequado dos resíduos sólidos. A pesquisa é de caráter quali-quantitativo e participaram do trabalho alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Foram aplicados questionários e desenvolvidas práticas pedagógicas como: palestras, atividades extraclasse, oficinas e elaboração de uma cartilha de educação ambiental, os resultados foram positivos e são apresentados através de gráficos e tabelas. Foi verificado que, antes das atividades, mais da metade dos alunos das três escolas, cerca de 70%, desconhecia conceitos como sustentabilidade, educação ambiental, resíduos sólidos, entre outros, e achavam correto o destino que sua comunidade estava dando ao lixo doméstico, assim como consideravam certas algumas práticas antigas da população como a queima do lixo. Após as atividades pedagógicas podemos perceber a mudança de mentalidade nesses alunos. Com o conhecimento adquirido e através da introdução da educação ambiental, 90% dos alunos pensaram e agiram de maneira sustentável, condenando inclusive, qualquer prática que pudesse colocar em risco o meio ambiente e sua qualidade de vida. Dessa forma, passaram a buscar alternativas que pudessem amenizar as consequências do descarte inadequado dos resíduos sólidos. Além disso, passaram a levar as informações seus familiares e a quem se interessasse pelo tema, que até então era de conhecimento de poucos. Com isso, tornam-se multiplicadores de ações sustentáveis, contribuindo para a manutenção de sua qualidade vida. Através da entrevista com representante da secretaria de meio ambiente soube-se da existência de projetos voltados a minimizar o problema do descarte dos resíduos sólidos nas ilhas de Abaetetuba e a cartilha ambiental contribuiu para promover a reflexão e motivar o aluno a novas práticas ecológicas. O resultado esperado é que novas cartilhas sejam produzidas e trabalhadas com alunos de todas as séries tanto da área urbana quanto na rural de outros municípios e assim expandir a prática da educação ambiental para a proteção e preservação do meio ambiente.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Resíduos sólidos e os impactos nos recursos hídricos: elaboração de um guia de orientação didático para professores da educação básica.(Universidade Federal do Pará, 2021-11-26) SOARES, Flávia Nazaré dos Santos; LUCZYNSKI, Estanislau; http://lattes.cnpq.br/9749970886455933A exploração dos recursos naturais, o aumento populacional em perímetros urbanos e o incentivo à cultura do consumo, têm acarretado expressivos impactos socioambientais, dentre eles, a excessiva produção de resíduos sólidos. Os resíduos sólidos, quando não tratados de forma correta, causam flagelos à natureza, contaminando o ar, o solo e água, assim como, causam problemas de saúde, propagando doenças na população. Em virtude dessa problemática se faz necessário estimular o desenvolvimento crítico-reflexivo, propondo mudanças na conduta da sociedade, quanto às questões ambientais. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental está dentre as principais alternativas para a difusão de assuntos ambientais. O desenvolvimento da Educação Ambiental de forma eficiente possibilita a construção de uma sociedade mais reflexiva e sensível, condutora de transformações das realidades ambientais. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar se a temática dos resíduos sólidos é abordada em sala de aula pelos professores da Educação Básica das Escolas Estaduais Padre Vitaliano Maria Vari e Osvaldo Cruz, do município de Capitão Poço – PA. Os objetivos específicos são: identificar se os professores da educação básica das escolas já tiveram acesso à formação continuada voltada à temática dos resíduos sólidos; verificar a disponibilidade de material didático nas escolas e entre os professores sobre o tema, e por fim, elaborar um Guia de Orientação Didática para os professores da educação básica, que trate sobre a problemática. A metodologia se constituiu em levantamentos bibliográficos e aplicação de questionários aos agentes municipais, coordenação escolar e professores da educação básica do município de Capitão Poço. A coleta dessas informações foi realizada em formato eletrônico, em decorrência do contexto vivenciado pela pandemia de COVID-19. A ferramenta digital para a aplicação dos questionários foi o Google Forms e e-mail pessoal. Os resultados obtidos por meio da aplicação dos questionários evidenciaram que a problemática dos resíduos sólidos, apesar de ser muito importante na atualidade, devido os diversos problemas que causa a natureza e sociedade, não é explanada no ambiente escolar, por falta de conhecimento e material didático que trate sobre o tema. Assim, diante dos resultados, pôde-se elaborar um Guia de Orientação Didático para Professores da Educação Básica sobre Resíduos Sólidos, com o objetivo de oferecer aos docentes um material que aborde o assunto de forma clara e objetiva.
