Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "MARTINELLI FILHO, José Eduardo"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Acidentes com animais aquáticos em pescadores artesanais em um município da costa Amazônica: do levantamento ao tratamento(Universidade Federal do Pará, 2019-06-18) SILVA, Patrícia Fernandes da; MARTINELLI FILHO, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2080628833884538Acidentes com animais aquáticos podem ocorrer sempre que o homem invade o ambiente do animal ou o manuseia sem os devidos cuidados. Diversos trabalhos têm relatado cnidários, arraias, bagres, peixes-sapo e outros, como perigosos ao homem, ainda assim, em comunicações esparsas e pouco conclusivas para a região Norte do Brasil. Devido a importância da pesca no estado do Pará, a frequência de acidentes é provavelmente alta, embora os casos não sejam devidamente registrados. A pesca artesanal desempenha importante papel econômico e social em muitos municípios do Pará e agrega um grande contingente de trabalhadores. Pescadores artesanais, portanto, estão associados a risco de acidentes com animais aquáticos. O presente estudo analisa a frequência e a variabilidade da ocorrência de acidentes envolvendo animais aquáticos em pescadores artesanais em relação a diferentes artes de pesca e explora o conhecimento tradicional desta comunidade sobre os animais causadores, métodos de tratamento e prevenção de tais acidentes. A coleta de dados se deu no município de São Caetano de Odivelas/PA, região onde as comunidades tradicionais têm como principal fonte de renda a pesca artesanal. Foram realizadas 154 entrevistas com pescadores artesanais, coletando informações socioeconômicas e sobre os acidentes sofridos com animais aquáticos durante o ofício da pesca. As ocorrências foram frequentes em 98,7% dos entrevistados e associados a atividades ordinárias do ofício da pesca. Arraias, piabas, bagres, niquins e uricecas foram os animais que mais causaram acidentes (81,6%) independente das artes de pesca: rede, anzol e curral. A procura por atendimento médico, em função desse tipo de ocorrência não é frequente (26,3%) e os procedimentos recomendados pela literatura científica para elas não são adotados. Quanto menor a escolaridade, maior a quantidade de acidentes sofridos pelos pescadores (p < 0,001). Para atingir os pescadores artesanais, foi desenvolvido, como produto didático, um material impresso de sete páginas, que traz de forma simples e clara, informações que buscam auxiliar na prevenção, tratamento e formas corretas de procedimentos pós-acidentes após um acidente com um animal aquático. Tais informações foram inseridas em um calendário anual, como forma de torna-lo mais atrativo ao público que se pretende alcançar.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Contaminação invisível - uma proposta para divulgação e visibilidade e visibilidade aos microplásticos(Universidade Federal do Pará, 2022-08-10) CARVALHO, Renan Almeida de; MARTINELLI FILHO, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2080628833884538Os microplásticos são partículas menores que 5 milímetros derivadas de resinas plásticas que são produzidas pela indústria com algum propósito comercial, ou mesmo surgem pela fragmentação de objetos plásticos maiores provocada pelo intemperismo e degradação física, química e biológica. Assim como sua matéria prima, os microplásticos também possuem distintas propriedades físicas como a densidade, por exemplo, que pode determinar a dinâmica de deposição destas partículas no ambiente. Diante disto, é possível supor que encontremos partículas de microplástico em toda a coluna d’água em um ambiente aquático. Logo, os microplásticos podem contaminar tanto a biota presente na coluna de água, quanto no fundo de ecossistemas. Com a finalidade de colaborar para o ensino das ciências ambientais no âmbito da poluição por microplástico, este trabalho propõe como produto didático na forma de uma maquete da coluna d’água em ambientes de água doce, salobra e salgada, nos quais estão inseridas partículas de polipropileno (PP), de baixa densidade, e tereftalato de polietileno (PET), com alta densidade relativa. Com a finalidade de validar a aplicação do produto como ferramenta didática, o estudo foi aplicado a duas turmas do 7° ano do ensino fundamental. Na primeira turma foi aplicada aula teórica e questionário sobre o tema MP, e na segunda turma foi aplicada a aula, a maquete e o questionário. Após análise do questionário respondido pelas turmas, foi observado que na turma onde foi apresentado a maquete, houve uma diferença significativa na quantidade de acertos em seis de oito questões. Isto indicou a relação positiva entre o uso de maquetes, como ferramenta para auxílio no ensino das Ciências Ambientais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Divulgação da década das ciências oceânicas na costa paraense através da aplicação de uma sequência didática.(Universidade Federal do Pará, 2023-09-29) MOTA, Lucílio Lopes; GODOY, Sara Gurfinkel Marques de; http://lattes.cnpq.br/3676165040937391; MARTINELLI FILHO, José Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2080628833884538O litoral do estado do Pará é formado de rico mosaico ecossistêmico, predominando restingas e mangues influenciados pelo rio Amazonas, além de canais e ilhas. A região possui elevada biodiversidade, requerendo urgente proteção, pois é afetada por impactos ambientais como assoreamentos, erosão, sobrepesca e depleção dos manguezais. Neste sentido a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (Década do Oceano - 2021 a 2030), focando para Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 14 (Vida na Água), da Agenda 20-30. Entretanto, uma problemática muito observada atualmente se refere a pressão antropogênica e suas consequências para a zona costeira. Direcionado a promoção do ensino sustentável oceânico para escolas públicas da região, utilizamos uma metodologia qualitativa-quantitativa no município de São João da Ponta, aproveitando a especificidade regional. Para o intuito do projeto foi utilizado pedagogicamente e didaticamente o oceano como tema gerador na linguagem Freiriana em sala de aula, buscando sempre trazer a zona costeira adjacente para a realidade dos discentes. Para validar a pesquisa, desenvolvemos como produto uma cartilha da cultura oceânica, utilizada dentro de uma sequência didática, inspirada em material original da UNESCO e adaptada para a cultura oceânica costeira da região. Em sala de aula, um questionário com 10 questões sobre a temática oceânica foi aplicado antes e depois da execução das aulas. Foram escolhidas 2 turmas do 9° ano (A e B) de uma mesma escola, sendo que em uma foi aplicado o questionário e realizado seis aulas e na outra foram aplicados o questionário e as mesmas aulas com o apoio da cartilha da cultura oceânica. Após análise estatística do questionário respondido pelas turmas, foi observado que na Turma A, onde foi apresentada a cartilha, ocorreu um aumento significativo de acertos, em relação a Turma B. Isto indicou a relação positiva entre o uso da cartilha nas aulas como ferramenta fundamental para auxílio no ensino e divulgação da década da ciência oceânica.
