Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "RIBEIRO, Karla Tereza Silva"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jogo digital adaptado ao tema água no ensino de ciências para alunos de uma escola pública da região metropolitana de Belém-Pa(Universidade Federal do Pará, 2020-08-28) ERNESTO NETO, Fortunato; KATO , Olivia Misae; http://lattes.cnpq.br/3612219210222465; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748Os recursos tecnológicos têm sido amplamente usados como importante estratégia educativa para promover maior eficiência no ensino em Ciências Ambientais. A implantação de jogos digitais educativos tem facilitado o processo ensino-aprendizagem, auxiliando na complementação de conteúdos e gerando maior estímulo e dinâmica nas atividades escolares. Estudos têm documentado que o ensino adequadamente planejado resulta em melhoria na apreensão do conhecimento e habilidades acadêmicas. O objetivo desse estudo consiste na validação da adaptação do jogo Loot Quest para Smartphone como um recurso didático no ensino do tema transversal água, visando promover a complementação de conhecimentos e como incentivo para o engajamento nas atividades escolares dos alunos do 6o ano de uma escola pública de Belém-PA. Foi programada a adaptação do jogo Loot Quest ao ensino das doenças associadas à poluição da água e seu uso sustentável (Capítulo 5, Unidade II) da disciplina curricular. O capítulo 5 foi dividido em dois pequenos passos, exigindo o domínio completo (100% de acertos) pelo aluno nas avaliações escritas em cada passo. Este procedimento foi aplicado somente na Turma 1, tendo como condição para participar dos jogos digitais a aprovação nas avaliações dos dois passos. Na Turma 2, foi adotado o ensino tradicional do Capítulo 5 pela professora da disciplina, seguido pelas avaliações dos passos sem a exigência da aprovação nas avaliações dos passos para participar dos jogos, devendo os alunos apenas realizá-las. Após essas avaliações, os jogos foram aplicados em equipes nas duas turmas, sendo os jogos instalados nos smartfones, fornecidas instruções com demonstração aos jogadores em sala de aula, sendo em seguida os QR-Codes escondidos na área externa. Em cada jogo, as equipes deveriam localizar 10 QR-Codes, identificar imagens e frases correspondentes, depois copiá-las na folha de respostas. A validação dos jogos digitais pelos alunos e juízes especialistas foi realizada por questionários específicos de avaliação, após a aplicação dos jogos. Todas as duplas da Turma 1 atingiram 100% de acertos nos dois passos e participaram dos Jogos, enquanto as notas das duplas da Turma 2, variaram de 0,0 a 7,0 nos dois passos. Na validação pelo público-alvo, os alunos das duas turmas apresentaram os maiores percentuais na opção “Concordo totalmente” das 14 questões da avaliação, com redução elevada nas demais opções “Concordo parcialmente”, “Nem concordo Nem discordo”, “Discordo parcialmente” e “Discordo totalmente”. A avaliação dos juízes das imagens, frases e compatibilidade revelou concordância de 66 a 100% dos juízes nos 30 itens de avaliação de cada jogo, exceto na compatibilidade do Item 7 do Jogo 1 com 50%. Quanto à avaliação de produtos técnicos, nove dos 12 critérios obtiveram de 15 a 18 pontos (84-100%) pelos juízes, sendo 18 a nota máxima. Os resultados demonstram que o ensino adequadamente planejado com jogos digitais como fonte de incentivo, contribui para potencializar a aprendizagem pelo engajamento nas atividades de estudo e avaliativas, complementando os diferentes temas relacionados com o tema água, contemplados nos livros de Ciências e em Ciências Ambientais e Educação Ambiental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Jogos didáticos para o ensino de ciências ambientais na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2024-03-07) RODRIGUES, Zelinda Duarte; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748Diante da precariedade do sistema de saneamento básico, referente à qualidade da água para consumo humano, este estudo objetivou contribuir por meio da aplicação de jogos didáticos, com ênfase nas temáticas das Ciências Ambientais, no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos do 5º ano, das séries iniciais do Ensino Fundamental, de escolas da Rede Pública do município de São Sebastião da Boa Vista – Pará (SSBV-PA). Como instrumento de coleta de dados, utilizamos formulário, com questões objetivas e subjetivas, aplicados para professores. Esta pesquisa de campo teve uma abordagem quanti-qualitativa, com a elaboração de Sequência Didática e do “Baú Ecológico”, contendo quatro jogos, que foram avaliados de forma qualitativa, com aceitação positiva por parte dos juízes. O resultado da pesquisa com os educadores apontou que: as temáticas socioambientais estão presentes nos documentos escolares; necessitam de capacitação nos temas da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); utilizam diferentes estratégias metodológicas; reconhecem a importância dos jogos didáticos. Na etapa de aplicação dos jogos na escola, foi possível observar o interesse, o empenho e a atenção dos alunos. Desse modo, este estudo buscou trazer benefícios, tais como: implementação de estratégias educativas e de produtos didáticos; contribuição na prática dos professores; nova ferramenta metodológica eficaz e facilitadora no processo de ensino e de aprendizagem; promoção e formação de valores e atitudes. Por tanto, consideramos que os objetivos deste trabalho foram alcançados, pois se buscou enfatizar temas relacionados com as Ciências Ambientais, com destaque para a Água, utilizando uma Sequência Didática e Jogos Educativos, com abordagem interdisciplinar e lúdica, contribuindo, assim, no processo de ensino aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sequência didática acerca do descarte de pilhas e baterias: com o uso da metodologia da problematização(Universidade Federal do Pará, 2021-10-14) SANTOS, Charles Lima dos; RIBEIRO, Karla Tereza Silva; http://lattes.cnpq.br/2654817572738748O presente trabalho intitulado “Sequência Didática Acerca do Descarte de Pilhas e Baterias: com o uso da metodologia da problematização”, objetivou elaborar, aplicar e validar uma sequência didática que vise promover o ensino de Ciências Ambientais, com enfoque no descarte adequado de pilhas e baterias baterias. A sequência didática propôs uma alternativa para a promoção do ensino considerando os saberes locais, possibilitando ao discente uma aprendizagem efetiva. As atividades foram realizadas através do Sistema de Ensino Interativo (SEI\SEDUC-PA), que trabalha com uma metodologia de ensino presencial com mediação tecnológica. O trabalho se intencionou em responder perguntas como: Qual a importância de pilhas e baterias em suas comunidades e quando descartadas de forma inadequada podem provocar danos ao meio ambiente e à saúde humana. Como produto educacional desta dissertação foi elaborado uma Cartilha Orientadora da aplicação da Sequência Didática intitulada “Cartilha Orientadora”, no qual passou pelo processo de validação para averiguar sua potencialidade enquanto produto didático. Os resultados da etapa de validação indicaram que a SD possibilitou a promoção da prática educativa ambiental, além de despertar e estimular os educandos a construir um conhecimento crítico e reflexivo. E no tocante de sua avaliação geral os resultados apontaram que a validação realizada com os educadores (Juízes), evidência uma boa aceitação com 97% de aprovação, confirmando que a sequência didática potencializa o processo de ensino aprendizagem e caracteriza-se como um instrumento para a formação de cidadãos com pensar socioambiental, além de difundir o Ensino de Ciências Ambientais e Educação Ambiental, contemplando o objetivo do trabalho.
