Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "SCHNEIDER, Maria Paula Cruz"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Cianobactérias e poluição da água: uma sequência didática para o ensino de ciências ambientais(Universidade Federal do Pará, 2018-12-05) ATROCH, Rosa de Fátima Silva; MALCHER, Maria Ataide; http://lattes.cnpq.br/5418062253829906; SCHNEIDER, Maria Paula Cruz; http://lattes.cnpq.br/3901112943859155Esta dissertação descreve o processo de elaboração, implementação e validação de uma sequência didática (SD) para explorar o tema “Cianobactérias e poluição da água” com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo tem como objetivos propor uma sequência didática para facilitar a abordagem prática do tema por professores de Ciências para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, testar a SD com os docentes e avaliar a utilização da SD no processo de aprendizagem sobre o tema. Este estudo foi realizado em três escolas estaduais que oferecem o 6º ano do Ensino Fundamental na área urbana do município de Soure, Ilha do Marajó (PA), são elas: Escola em Regime de Convênio Instituto Stella Maris, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Edda de Sousa Gonçalves e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gasparino Batista da Silva. As estratégias de ensino usadas para a formulação da SD e alcance dos objetivos de aprendizagem foram pensadas com base no modelo construtivista integrado de Martine Méheut, que está fundamentado nos conceitos de Engenharia Didática. As etapas de elaboração, implementação e validação da SD seguiram de acordo com a seguinte organização metodológica: 1) A análise prévia: para a definição dos objetivos e requisitos da SD foram realizadas observações in loco e aplicação de questionários aos professores. 2) Concepção: etapa de planejamento e revisão das atividades que constituirão a sequência didática. 3) Experimentação, implementação, validação e análise da SD: esta etapa foi dividida em validação e análise com professores, onde a SD foi apresentada aos professores em forma de oficina e avaliada a partir de uma matriz de requisitos pelos cinco professores de Ciências das três escolas estaduais presentes no município de Soure –Marajó – Pará. E experimentação, implementação e validação com alunos com aplicação de um pré-teste e um pós-teste a 43 alunos distribuídos em duas turmas do 6º ano da escola Stella Maris. Os dados foram analisados pelo método qualitativo, sendo possível concluir que a Sequência Didática elaborada foi validada como recurso aplicável às aulas de Ciências no contexto das três escolas estaduais situadas no município de Soure. Para o presente trabalho, que representa o primeiro uso da sequência didática produzida, os resultados mostraram-se satisfatórios. No entanto, não são definitivos, visto que a SD deve ser testada, revista, utilizada e validada futuramente para outros contextos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Monitoramento por sensoriamento remoto da concentração de clorofila-a e das florações de cianobactérias no Baixo Tapajós : audiovisual praias do Tapajós para gerações presentes e futuras(Universidade Federal do Pará, 2020-02-10) ARAÚJO, James Leão de; MALCHER, Maria Ataíde; http://lattes.cnpq.br/5418062253829906; SCHNEIDER, Maria Paula Cruz; http://lattes.cnpq.br/3901112943859155O rio Tapajós é o quinto maior rio da Bacia Amazônica. De Aveiro até Santarém, assemelha-se a um lago e favorece o processo de eutrofização. Sofre pressões como: desmatamentos, garimpagem de ouro, uso como hidrovia e turismo. As praias entre Santarém e Belterra, ganharam evidência quando em 2009 o jornal The Guardian, escolheu Alter do Chão como a melhor praia do Brasil. O crescimento das atividades turísticas e infraestrutura foi notório. Em 2015 após análises da balneabilidade, Alter do Chão foi interditada. O aumento das florações planctônicas, vem sendo observado por populares pesquisadores desde a década de 1990. Ampliando os estudos monitorou-se por sensoriamento remoto 2450 km2 de Aveiro a Santarém, obtendo-se as áreas de florações de cianobactérias, concentrações de clorofila-a, poluição de nutrientes e os níveis de risco para atividades de contato. A ocorrência das cianobactérias está ligada a variações de pluviosidade e nível do rio. Os maiores riscos a saúde, ocorrem nos pontos máximos de seca em novembro e cheia em maio. As áreas de maior ocorrência das florações e maiores concentrações de clorofila-a estão a montante das praias de uso intenso. O aumento das atividades antrópicas e a ocupação do solo, podem ser os responsáveis pelo aumento das florações. Estas informação devem ser disseminadas através de um produto didático-informativo para Educação Básica. Foi produzido um audiovisual, para aplicação em Educação Básica denominado “Praias do Tapajós Para Gerações Presentes e Futuras”, como o tempo de 23’16” divididos em 07 blocos relativos ao conteúdo pesquisado. O audiovisual foi aplicado em seis turmas de duas escolas de educação básica, no Ensino Médio, sendo uma em Belém o Instituto Federal do Pará e outra em Santarém a Escola Estadual São Raimundo Nonato, totalizando onze horas de aplicação. O produto audiovisual foi validado através de um questionário tipo ‘likert’ observando pontos conceituais relativos ao conhecimentos adquiridos, relação com conteúdos estudados, envolvimento em questões ambientais e qualidade do material apresentado. Os índices médios de rejeição estiveram sempre abaixo dos 25% enquanto a aprovação sempre acima dos 75%.
