Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "SILVA, Cléber Silva e"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) A arquitetura dos espaços pedagógicos como instrumento de ensino das ciências ambientais: um estudo de caso realizado em Ipixuna do Pará(Universidade Federal do Pará, 2023-12-05) PEREIRA, William Marques; SILVA, Cléber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751O presente trabalho foi desenvolvido na E.M.E.F Maria Pereira Freire, localizada no bairro centro, área urbana do município de Ipixuna do Pará, pertencente ao nordeste paraense, há uma distância de aproximadamente 250 km de Belém, e teve como objetivo propor adequações na arquitetura dos espaços físicos com novos dimensionamentos para os ambientes pedagógicos para que se aproveite os recursos naturais como forma de otimização do ensino de ciências ambientais na educação básica. Sugeriu-se implantar um modelo arquitetônico que busque valorizar o meio ambiente através da inserção do design biofílico com a criação de ambientes de aprendizagem que utilize a interdisciplinaridade para desenvolver a educação ambiental na educação básica, através da relação homem-natureza. Foi mostrado ao corpo docente como estes poderão utilizar os espaços dentro da escola para implementar projetos que desenvolvam a educação ambiental, para que dentro de uma educação de base seja possível buscar a conscientização dos discentes e tenha reflexo em uma sociedade mais sustentável. Nesta pesquisa foi adotado o método pesquisa ação, com análises qualiquantitativa, através de revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário semi-estrututado aos docentes. No que tange a elaboração do produto técnico educacional ambiente de aprendizagem, foram utilizados softwares específicos (AutoCad, Sketchup e V-Ray). O processo de validação ocorreu com a apresentação das imagens do projeto e aplicação de questionário direcionado para dois públicos: os docentes e os profissionais da área de engenharia. Após a validação, verificou-se que é unânime a efetivação deste produto técnico educacional. Posteriormente o produto será sugerido ao poder público municipal para que sua implementação sirva como projeto piloto para as demais escolas do município. O presente trabalho foi desenvolvido na E.M.E.F Maria Pereira Freire, localizada no bairro centro, área urbana do município de Ipixuna do Pará, pertencente ao nordeste paraense, há uma distância de aproximadamente 250 km de Belém, e teve como objetivo propor adequações na arquitetura dos espaços físicos com novos dimensionamentos para os ambientes pedagógicos para que se aproveite os recursos naturais como forma de otimização do ensino de ciências ambientais na educação básica. Sugeriu-se implantar um modelo arquitetônico que busque valorizar o meio ambiente através da inserção do design biofílico com a criação de ambientes de aprendizagem que utilize a interdisciplinaridade para desenvolver a educação ambiental na educação básica, através da relação homem-natureza. Foi mostrado ao corpo docente como estes poderão utilizar os espaços dentro da escola para implementar projetos que desenvolvam a educação ambiental, para que dentro de uma educação de base seja possível buscar a conscientização dos discentes e tenha reflexo em uma sociedade mais sustentável. Nesta pesquisa foi adotado o método pesquisa ação, com análises qualiquantitativa, através de revisão bibliográfica, levantamento e análise de dados. Para o levantamento dos dados foi aplicado um questionário semi-estrututado aos docentes. No que tange a elaboração do produto técnico educacional ambiente de aprendizagem, foram utilizados softwares específicos (AutoCad, Sketchup e V-Ray). O processo de validação ocorreu com a apresentação das imagens do projeto e aplicação de questionário direcionado para dois públicos: os docentes e os profissionais da área de engenharia. Após a validação, verificou-se que é unânime a efetivação deste produto técnico educacional. Posteriormente o produto será sugerido ao poder público municipal para que sua implementação sirva como projeto piloto para as demais escolas do município.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Consumo e descarte de óleos vegetais comestíveis: proposta de sequência didática como estratégia de ensino das Ciências Ambientais(Universidade Federal do Pará, 2024-03-27) PEREIRA, Milton Nazareno Monteiro; SILVA, Cléber Silva eCom as mudanças nos padrões alimentares das sociedades vem aumentando o consumo de frituras o que está diretamente associado a ocorrência de diversas doenças. Os óleos vegetais resultantes desses preparos configuram-se como um potencial poluidor ambiental quando descartados inadequadamente. O presente estudo objetivou investigar o consumo e o descarte de óleos vegetais comestíveis por alunos do 3º Ano do Ensino Médio nas aulas da disciplina Química, por meio da proposta de desenvolvimento e aplicação de uma Sequência Didática (SD) com a utilização de metodologias ativas, visando promover o ensino das Ciências Ambientais e oportunizando a mudança de comportamento no público-alvo quanto ao consumo e destinação desses compostos. A metodologia aplicada foi a abordagem quanti-qualitativa, por meio da pesquisa-ação com obtenção dos dados pelas técnicas de observação, aplicação de questionários, realização de rodas de conversa, entrevistas semiestruturadas e análise bibliográfica/documental. A pesquisa foi desenvolvida no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA/Campus Belém com 2 turmas dos cursos de Química e Desenvolvimento de Sistemas, totalizando 46 discentes. Após a aplicação da SD que obteve o Índice de Validação de Conteúdo máximo, evidenciou-se que 54,2% dos alunos de Química e 18,2% dos pesquisados de Desenvolvimento de Sistemas, apresentaram redução no consumo de frituras, 66,7 % e 45,5%, respectivamente, desses discentes passaram a descartar os óleos residuais adequadamente. O produto educacional foi disponibilizado na forma de um Manual de Orientação da SD para auxiliar o processo ensino-aprendizagem das Ciências Ambientais.
