Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "SILVA, Cleber Silva e"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ações de educação ambiental na sensibilização da qualidade da água para consumo humano no assentamento Palmares, no município de Araguatins, Tocantins(Universidade Federal do Pará, 2018-05-22) LIMA, Lílian Natália Ferreira de; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618A importância da avaliação da qualidade da água para consumo humano está baseada no fato dela ser um dos principais veículos de enfermidades de natureza infecciosa. O objeto desta pesquisa foi avaliar a qualidade da água para consumo humano, por meio da caracterização física, química e microbiológica da água de poços aberto e fechado do assentamento Palmares, Araguatins (TO) e desenvolver uma campanha educativa a partir dos resultados obtidos no estudo, tendo como base educação ambiental. As coletas dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos foram realizadas durante o período de 16 a 20 de outubro em dois poços de consumo do assentamento, utilizando a sonda multiparamétrica, turbidimetro, Ph metro, termômetro. Os resultados obtidos foram comparados com a resolução do Ministério da Saúde nº.2.914 de 12/12/2011. Os dados analisados dos poços do assentamento Palmares, indicam que há alteração no comportamento de alguns parâmetros. Essas alterações foram observadas nos valores de salinidade (NaCl) que apresentaram concentrações acima das concentrações máximas permitidas pela Portaria do ministério da saúde nº.2.914 de 12/12/2011, a análise de variância não reconheceu a existência de diferenças significativas entre as coletas dos valores médios das campanhas amostradas de todos os parâmetros das aguas subterrâneas dos poços aberto e fechado estudados, indicando que não houve erros metodológicos, aceitando-se a hipótese nula. De acordo com a Portaria nº 2.914/11/MS, resultados obtidos neste estudo, apresentaram impróprios para consumo humano, visto que os valores de salinidade, pH e E coli não se enquadraram dentro dos padrões de potabilidade, indicando contaminação por matéria orgânica. Ainda, conclui-se que as famílias do assentamento palmares estão consumindo água fora dos padrões de potabilidade estipulados pela legislação brasileira e, que a melhoria da qualidade da água ofertada passa pela difusão de tecnologias de saneamento e pelo uso de metodologias eficientes para a educação ambiental dos moradores dos assentamentos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino contextualizado do direito ambiental na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2019-01-08) FALCÃO, Wilma Helena da Rocha; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618O Direito Ambiental no mundo ganha relevância a partir da Declaração de Estocolmo, da Rio-92 e da Conferência de Joanesburgo. Consagra-se, a partir desses documentos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável, como o grande foco deste século, juntamente com a erradicação da pobreza. Partindo da necessidade de se conhecer e estudar as definições, Princípios e leis ambientais nas escolas, e da inexistência de material didático referente ao assunto neste espaço, é que surgiu a proposta de se criar esse recurso, desde que de fácil entendimento, para ser utilizado nas escolas de forma interdisciplinar. O ponto de partida para se chegar ao objetivo proposto se deu com a aplicação de questionários dicotômicos em escolas de rede pública de educação básica e profissionalizante de Belém (Pará). Em seguida foi feita análise quali-quantitativa dos dados coletados com auxilio de referenciais teóricos ligados a temática ambiental. Durante a pesquisa verificou-se que grande parte de alunos e professores não conhecem noções básicas do direito ambiental e nem a estrutura e funcionamento do SISNAMA, porém demonstraram interesse e curiosidade em aprender sobre o assunto, principalmente quando foi apresentado o piloto da cartilha com noções de direito ambiental de forma simplificada. A partir dos dados obtidos foi construída uma Cartilha ilustrada com fotos de alguns problemas ambientais já ocorridos no estado do Pará, para melhor entendimento do que diz a Lei 6.938/81 que institui a PNMA.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de ciências ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água(Universidade Federal do Pará, 2020-02-19) MENDES, Milene Pereira; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751Este estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta metodológica a partir do tema gerador “água” e a através dela construir um recurso pedagógico, no intuito de promover a aprendizagem, gerar reflexões e estimular o senso crítico dos alunos acerca das questões ambientais. Nesse sentido, o trabalho que se delineia como estudo de caso e possui abordagem quali-quantitativa foi desenvolvido em um colégio da rede particular de ensino. Os sujeitos da pesquisa foram 17 professores da educação básica e 150 alunos divididos em turmas experimentais e controles. A técnica para o levantamento de dados aplicada aos professores e alunos utilizou como instrumento de pesquisa o questionário. Além dos questionários, foram utilizados dois quadros de observação. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que embora na concepção de todos os professores a abordagem da temática água seja relevante, nem todos se sentem preparados para fazer. Verificou-se ainda que apesar da maioria considerar relevante o uso de jogos como recurso pedagógico, nem todos fazem uso em suas aulas; sendo observado o uso de jogos durante o período da pesquisa por somente 20% professores. Acerca dos alunos, o estudo evidenciou que propostas educacionais com base no tema gerador “água” são capazes de facilitar e contribuir na aprendizagem. Os resultados, contudo, foram sensivelmente mais expressivos nas turmas em que houve a aplicação do jogo. Mostra-se assim, que os jogos educativos se configuram como pertinentes na educação básica, pois são capazes de potencializar a aprendizagem e contribuir significativamente quando inclusos nas práticas educacionais. A partir da aplicação produto educacional, demonstrar-se ainda que o jogo foi capaz de estimular, fundamentalmente, a participação e despertar o interesse dos grupos de alunos envolvidos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino por investigação para promoção da educação ambiental(Universidade Federal do Pará, 2019-09-27) NAZARÉ, Amanda Santos de; CUNHA , Marcia Valeria; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751A educação como ato de transformação está pautada na problematização, no qual os alunos tornam-se sujeitos críticos, reflexivos, em um constante ato de investigação e compreensão da realidade, construindo assim uma real consciência dos problemas que o rodeiam e permitindo a participação na busca de soluções, que está intrinsicamente relacionado ao campo da educação ambiental, pois este pode ser reconhecido como um campo de complexidade, de relações sociais, afetivas e subjetivas. Fundamentada nestas concepções e a partir da problemática “Como promover a educação ambiental para que esta seja significativa aos sujeitos?”, a presente pesquisa tem como objetivo geral a promoção da educação ambiental por meio do ensino por investigação. Apresentando uma metodologia de cunho exploratório, pois a execução das atividades foi pautada nas interações sociais e na produção individual e coletiva dos sujeitos ao decorrer da sequência de ensino investigativo (SEI) que trabalhou o tema Recursos Hídricos. Os dados foram analisados fazendo-se uso do estudo observacional e da estatística descritiva, qualificando esta pesquisa como quali-quantitativa. Como resultado apresenta-se uma análise da percepção de professores e alunos acerca do trato com a educação ambiental no espaço escolar e como isso reflete na formação dos sujeitos e na capacidade que estes tem de atuar em sua comunidade na proposição de soluções. Como produto desta dissertação foi elaborado a revista Meio Informacional que contém o jogo didático Aprendendo com a Inclusão, tendo como conteúdo toda a percepção apreendida pelos educandos acerca da problemática, tornando-se um instrumento de conscientização ambiental para a comunidade em geral e instrumento de formação cidadã para os sujeitos envolvidos na sua produção, concluindo então que, de fato, o ensino por investigação pode ser desenvolvido para a promoção da educação ambiental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A promoção da educação ambiental a partir da problemática dos resíduos sólidos: uma abordagem lúdica.(Universidade Federal do Pará, 2023) RAMOS, Ana Caroline David; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751Diante do complexo contexto ambiental que vivenciamos hoje, este estudo se propõe a evidenciar a problemática dos resíduos sólidos no âmbito escolar, tendo em vista que as instituições de ensino básico se configuram como um espaço da coletividade, de desenvolvimento cognitivo e social, responsável pela formação de seus educandos, sendo o ambiente propício à disseminação da conscientização pela preservação do meio ambiente. Posto isto, a presente pesquisa busca promover a educação ambiental por meio da construção de material didático pedagógico lúdico, partindo da problemática dos resíduos sólidos urbanos. O público alvo serão educandos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rotary, localizada no bairro da Condor, periferia de Belém-Pa. Almeja-se, com a metodologia aplicada, instigar o interesse dos educandos pela questão, construir uma gincana que possa abordar de forma lúdica e produtiva o tema e, por fim elaborar um produto educacional (roteiro de gincana) que possa disseminar a proposta para outras Instituições.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O uso de tecnologias sociais para o fornecimento de água potável na comunidade Nossa Senhora de Fátima(Universidade Federal do Pará, 2021-11-05) SILVA, Neide Andrade da; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751Os recursos hídricos impróprios para o consumo humano podem trazer doenças de veiculação hídrica. Por isso é de fundamental relevância, para a saúde e boa qualidade de vida, a utilização de água potável. Este trabalho se pautou em propor a construção e utilização de filtros artesanais, de baixo custo, como tecnologias sociais voltadas para a obtenção de água potável na comunidade Nossa Senhora de Fátima do bairro Jardim Tropical no município de Breves. Para alcançar o objetivo proposto se fez necessário identificar as características da comunidade onde o trabalho foi desenvolvido. Foi preciso ainda mostrar, por meio de palestra educativa interativa, a importância da conservação dos recursos hídricos e quais filtros podem ser construídos (com baixo custo) e utilizados para se ter uma vida mais saudável. Para além disso, se fez indispensável produzir um guia, no formato digital, dos filtros construídos artesanalmente. Foram efetuadas entrevistas semiestruturadas com o Pároco do município e com o Dirigente da Comunidade na Categoria dos Gestores (CG), além de serem aplicados questionários, de múltipla escolha, para 18 comunitários na Categoria dos Comunitários (CC). Com este estudo constatou-se que a comunidade Nossa Senhora de Fátima se configura com um perfil de baixa renda e não possui acesso à água potável, um dos direitos mais básicos do ser humano. Assim, ao construir e utilizar filtros artesanais de baixo custo obtiveram, por um valor mínimo e de forma sustentável, água própria para o consumo humano, contribuindo, dessa maneira, para reduzir a proliferação de doenças de veiculação hídrica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) A utilização de jogos digitais para a promoção do ensino de ciências ambientais e formação crítica dos alunos da educação básica.(Universidade Federal do Pará, 2023-04-13) LEAL, Marcos Vinícius Sousa; SILVA, Cleber Silva e; http://lattes.cnpq.br/7673237583688618; https://orcid.org/0000-0001-7086-8751A educação, na ótica da transformação, pauta-se na dinâmica dos sujeitos, tornando-os críticos, reflexivos e investigadores das suas realidades, permitindo uma aproximação maior daquilo que o rodeiam, nos quais tornam-se atuantes e participativos na busca por soluções de problemáticas de cunho ambiental. A busca por soluções faz parte do escopo da educação ambiental, uma vez que a mesma se dá por vias complexas quando se relaciona nas esferas social, econômica, etc. Mediante o exposto e da problemática: “como impulsionar a educação ambiental, tornando-se importante para os sujeitos?”, a presente pesquisa tem como objetivo geral impulsionar a educação ambiental através da investigação a ser desenvolvida com os alunos do ensino fundamental II (educação básica) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Marcelino de Oliveira, em Ananindeua-PA. A metodologia adotada é de perfil exploratória, onde o sujeito foi o centro analisado a partir das interações sociais e de seu desenvolvimento individual e coletivo durante a Sequência de Ensino por Investigação (SEI). Para a análise dos dados foi utilizado o estudo de observação e da estatística descritiva, sendo esta dissertação como quali-quantitativa.
