Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB/IG por Orientadores "SILVA, Marilena Loureiro da"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Às margens da cidade: trajetórias, possibilidades e práticas de educação ambiental geradas pela Casa Escola da Pesca em Belém - PA(Universidade Federal do Pará, 2020-06-12) CORRÊA, Edilzane Almeida; LAUTERT, Luiz Fernando de Carli; http://lattes.cnpq.br/1124000795676509; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537Ao abordar o tema Ás Margens da Cidade: Trajetórias, Possibilidades e Práticas de Educação Ambiental Geradas pela Casa Escola da Pesca, buscou-se enfatizar quais as condições necessárias, por meio de políticas públicas eficientes, para melhoria da qualidade de vida do “povo das águas”, população que têm direitos e necessitam ser mais reconhecidos. Desta forma, a educação é fundamental nesta mudança, pois detém a capacidade de transformar essa realidade para melhor. O objeto da pesquisa, como já citado acima, se reportou a Casa Escola da Pesca, uma escola de currículo diferenciado voltado para pesca e aquicultura aos jovens e adultos, filhos de pescadores da região insular de Belém. Trabalha em regime de semi-internato e pertencente à Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira. A Casa Escola está localizada no Bairro de Itaiteua, na Ilha de Caratateua em Belém do Pará, e já atendeu uma quantidade expressiva de alunos das mais variadas ilhas desta capital. Buscou-se analisar num contexto interdisciplinar a forma que a educação ambiental é inserida e abordada nas vivências cotidianas, e qual sua influência na vida destes educandos. Como metodologia, foi feito um recorte das ilhas atendidas pela instituição, a saber: Ilhas de Caratateua e Ilha de Cotijuba e distrito de Outeiro. Para coleta de dados imprescindíveis à pesquisa optou-se pelo método da entrevista com seis perguntas diretas, pois em consideração a quantidade de alunos já formados pela Casa Escola limitou-se o número de entrevistados em apenas vinte. Foram selecionados egressos do sexo masculino das primeiras turmas do Ensino Fundamental e Técnico, haja vista, que a escola iniciou apenas com jovens e adultos do sexo masculino. Ao analisar os dados bibliográficos coletados elaboramos como produto final um Guia Pedagógico para Professores da disciplina de Ciências Naturais, baseado nas quinzenas pedagógicas desenvolvidas na Casa Escola da Pesca. Este produto tem como finalidade nortear o trabalho do professor que se encontra nas mais diferentes ilhas da região insular de Belém, e que na maioria das vezes, não encontra recursos acessíveis para desenvolver suas atividades em classe e extraclasse. O Guia está ilustrado com imagens voltadas à realidade vivenciada pelos moradores das comunidades ribeirinhas,dispondo também de uma linguagem acessível ao público que se busca alcançar, jovens e adultos do Ensino Fundamental nas séries finais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Consumo racional da água: uso de sequência didática no ambiente escolar(Universidade Federal do Pará, 2020-06-03) FURTADO, Simone Carvalho de Souza; ROCHA , Edson José Paulino da; http://lattes.cnpq.br/2313369423727020; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537A água mostra-se cada vez mais como um recurso natural finito e vital à existência humana, pois é substância que participa da maioria dos processos naturais e industriais. As atuais estimativas de uso e consumo inadequado desse recurso, considerando o desperdício e a contaminação, revelam que em poucos anos o mundo enfrentará um déficit significativo no abastecimento de água. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente e do Sistema Nacional de Informação e Saneamento, o desperdício no país está em torno de 38% de água tratada, em algumas regiões como Norte e Nordeste, índice esse que pode ultrapassar os 50%, além da contaminação dos rios e lagos que concorrem para aumentar esse estresse hídrico. Neste sentido, a pesquisa se propõe a contribuir de forma significativa para o ensino das Ciências Ambientais no que se refere a temática da água tendo como objetivo geral propor uma Sequência Didática (SD) para a abordagem do tema “Consumo Racional da Água Potável” para auxiliar no processo de ensino- aprendizagem com professores e alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental realizado na E.E.E.F.M. Izabel dos Santos Dias em Icoaraci, distrito do município de Belém - PA. A pesquisa foi realizada por meio da abordagem qualitativa, sendo utilizada para a coleta de dados a entrevista semiestruturada para gestores e coordenadores da escola e questionários estruturados para professores e alunos. A presente pesquisa foi baseada na concepção de aprendizagem que se orienta numa abordagem Histórico-cultural do desenvolvimento humano, a partir do Socio- interacionismo de Lev Vygotsky e na proposta metodológica de ensino por meio de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly. Os resultados finais apontaram para a necessidade de estimular os alunos a pensarem sobre o meio ambiente como extensão de sua vida e que suas ações individuais e coletivas interferem diretamente nesse processo de preservação dos recursos naturais e do meio ambiente. Deve-se tratar a água como elemento natural, finito e fundamental para a sobrevivência, tendo o cuidado para não desperdiçar este recurso na prática diária, favorecendo seu consumo racional. Conclui-se que a Sequência Didática de fato é um produto educacional eficiente para abordar o tema do consumo racional da água, assim como outros temas no espaço escolar do Ensino Fundamental; além de se constituir uma estratégia que valoriza os conhecimentos prévios dos alunos, o que auxilia também os professores no trabalho com o currículo escolar, visando este diálogo Escola X Comunidade, pois contribui no sentido de fazer uma correlação e associar as problemáticas vivenciadas cotidianamente, quer do saneamento básico, da violência, do uso indevido da água ou de sua cultura, dentro de um contexto maior de mundo que envolve vários fatores socioambientais e socioculturais no processo de ensino-aprendizagem dos discentes e docentes que atuam na Educação Básica no País.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Educação ambiental e interdisciplinaridade: da formação inicial à prática pedagógica na educação básica(Universidade Federal do Pará, 2019-11-14) AVELAR, Marcilene Calandrine de; LAUTERT, Luiz Fernando de Carli; http://lattes.cnpq.br/1124000795676509; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537A inserção da educação ambiental (EA) de maneira interdisciplinar e permanente tem sido um verdadeiro desafio para o sistema educacional, tanto no ensino superior quanto na educação básica, desde a criação da Política Nacional de Educação ambiental, Lei 9795/99. No entanto, vem se buscando ao longo desses anos, fertilizar uma abordagem no campo teórico e sua efetivação prática, orientadas pela contextualização, articulação e ressignificão dos saberes ambientais. Com base nisso, essa pesquisa tem como objetivo reconhecer a existência e a organização da EA no currículo do curso PARFOR-Pedagogia-UFPA e as suas contribuições para a aplicação de práticas pedagógicas interdisciplinares na Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. O discurso teórico toma como base as concepções da EA diante das macrotendências conservacionista, pragmática e crítica emancipatória para a compreensão da complexidade das questões ambientais, segundo os autores Loureiro e Layrargues, Leff, Morin, dentre outros autores que tratam do assunto. Quanto ao tipo de pesquisa optou-se pela pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi feito primeiramente uma análise documental no Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC), seguida de aplicação de questionário para 25 professores/alunos do PARFOR-Pedagogia- UFPA, e, para a averiguação da prática pedagógica na educação básica fez-se a observação sistemática das práticas pedagógicas na Escola. Os resultados foram sistematizados através de mapas metais e apontam para uma mudança que ocorre paulatinamente sobre a inserção da EA no currículo do ensino superior e da concepção da importância da efetivação de práticas interdisciplinares na educação básica, mas que ainda existem lacunas em todo o processo educativo. Tais constatações foram fundamentais para a elaboração do produto da pesquisa que consistiu em um livro paradidático interativo e interdisciplinar de Educação Ambiental elaborado em conjunto com duas professoras e vinte e dois alunos da turma multiseriada do 4º e 5º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal São Miguel em Abaetetuba/PA. A validação do livro paradidático foi feita através de um questionário aplicado aos 25 professores/alunos participantes e mais 10 professores de uma escola municipal em Ananindeua/PA. Os resultados demonstraram que o livro é um recurso didático interdisciplinar, com potencial de aplicabilidade em diferentes contextos e que possibilitará a aprendizagem significativa do aluno em relação às questões socioambientais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação em educação ambiental: resultados didáticos pedagógicos de um curso de especialização(Universidade Federal do Pará, 2018-12-19) DANTAS, Ana Paula Teixeira da Silva; SILVA, Marilena Loureiro da; http://lattes.cnpq.br/7261982145077537Este trabalho trata sobre a formação de professores no curso de especialização em Educação Ambiental, com ênfase em espaços educadores sustentáveis, ofertado pela UFPA/GEAM a partir das orientações e financiamento do MEC/SECADI, com o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Educação Ambiental/PNEA que foi criado para aprimorar os conhecimentos do educador, trazendo novas ideias de aprendizagem, podendo fazer a diferença na prática pedagógica em sala de aula, especificamente nas práticas ambientais. Analisar as possibilidades de como transformar as orientações teóricas oriundas do curso de formação em educação ambiental desenvolvidas pela PNEA em atividades práticas para escolas de educação básica. Foi adotada para análise deste estudo a abordagem qualitativa e conceitual, e para fortalecer as ideias da temática foi utilizada a revisão bibliográfica e documental, que permitiram buscar resultados da veracidade da prática do curso. Os sujeitos investigados foram alunos do primeiro curso de especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis do Polo de Belém, foi feito um levantamento da origem de graduação, idade e localidade dos mesmos, coletadas através da ficha de inscrição. Os produtos didáticos elaborados em equipe como requisito avaliativo da disciplina de Instrumentação para a Educação Ambiental e a Prática Interdisciplinar, do V módulo do curso também foi objeto de pesquisa, ressaltando que tivemos o acesso aos mesmo através da plataforma moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, que auxiliava no cumprimento das atividades realizadas nos encontros presenciais e que foram avaliadas de acordo com os critérios pré-estabelecidos postados na plataforma. O resultado identificou que a formação do educador em EA tornou-se importante para melhorar a prática pedagógica na questão dos processos ambientais. O curso proporcionou uma educação contextualizada com a realidade socioambiental, com o propósito de estimular a construção de equipes de pesquisa e de ação em EA e de incentivar a transformação das escolas em espaços educadores sustentáveis. E mediante os produtos criados para melhor aprendizagem do aluno, e para continuar incentivando o ensino do professor de EA foi proposto e criado, um guia e um manual, que compõem um kit do educador ambiental. O educador, portanto, passou a desenvolver metodologias diversificadas que vieram sanar as dificuldades apresentadas pelo especialista, levando o mesmo a refletir sobre sua práxis para aprimorar seu trabalho.
