Artigos Científicos - IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/3218
Navegar
Navegando Artigos Científicos - IEMCI por Afiliação "SALES, E. R. Universidade Federal do Pará"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Percepção de professores de matemática em formação inicial acerca do uso do aplicativo Plickers como ferramenta avaliativa de aprendizagem(Universidade Federal de Mato Grosso, 2020-08) MARINHO, Karem Keyth de Oliveira; NICOT, Yuri Expósito; SALES, Elielson Ribeiro deO presente estudo investigou a percepção delicenciandos emMatemática sobredo uso do aplicativo Plickerscomo ferramenta avaliativa de aprendizagem a partir de uma pesquisa qualitativa configurada como participante, fazendo o uso dequestionários e observação participante. Os 11 sujeitosda pesquisa realizaram uma avaliação formativa utilizandoo aplicativo e, logo após,oavaliaramtécnica e pedagogicamente. Os resultados evidenciaramo interesse dos acadêmicos em utilizar o Plickers, na qual indicarampoucas dificuldades de operacionalização e,na medida em que a tarefa era desenvolvida, adotaram uma postura crítica-reflexiva. Verificamos que o Plickerspode se constituir em uma ferramenta tecnológica relevante para as aulas de Matemáticae percebemos que pesquisas como estasvão além da avaliação do recurso, contribuindo na formação inicial de professores, dado que possibilitam um olhar crítico diante da tarefa realizada, que neste estudo, estava voltadapara os aspectos acerca de novas possibilidades avaliativas da aprendizagem.
