Artigos Científicos - IEMCI
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Histórias em quadrinhos e educação infantil(2001-09) ALVES, José MoysésDiferentes aspectos das histórias em quadrinhos têm chamado a atenção de cientistas políticos, sociólogos, lingüistas etc. Aos psicólogos e educadores interessa, especialmente, o fato delas afetarem a educação de seus leitores. O objetivo do presente trabalho é explorar algumas das relações entre histórias em quadrinhos e educação infantil, destacando o contexto em que surgiram, suas características e seu potencial pedagógico.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Epistemologia, ética e política na formação de professores de ciências(Universidade Federal do Pará, 2009-12) SILVA, Paulo Sérgio Araújo da; CHAVES, Sílvia NogueiraEste artigo relata investigação desenvolvida em processo de formação continuada de professores de ciências (das disciplinas Química, Biologia, Física e Ciências da Educação Básica) no âmbito de um curso de especialização de uma universidade pública. Tal investigação consiste em pesquisa narrativa por meio da qual se busca compreender relações entre reflexão epistemológica e formação docente. Procurou-se, particularmente, investigar que tipos de reflexões os sujeitos-professores constroem a partir da introdução de discussões relativas ao processo de produção, validação e apropriação social do conhecimento científico e as relações que estabelecem com suas histórias de atuação e formação pessoal e profissional. A análise do material empírico produzido sinaliza que dentre os aspectos nos quais o debate epistemológico estimulou reflexões, está a dimensão ético-política da ciência. Tais reflexões levaram os professores a reverem seus processos formativos, estabelecendo relações entre produção científica e critérios sociais de validação da ciência, como também a submeterem a análise de suas próprias práticas educativas a esses critérios.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Comunidade e escola: reflexões sobre uma integração necessária(2010-05) BEZERRA, Zedeki Fiel; SENA, Fernanda Alves; DANTAS, Osmarina Maria dos Santos; CAVALCANTE, Alden Rodrigues; NAKAYAMA, Luiza; SANTANA, André Ribeiro deEste estudo apresenta reflexões acerca do estabelecimento de parceria entre a escola e a sua comunidade. Com o objetivo de avaliar essa parceria, efetivamos pesquisas em uma escola pública e outra conveniada, utilizando questionários e entrevistas. As respostas dos alunos e membros da comunidade evidenciaram diferenças de posicionamentos. Por exemplo: na escola pública houve queixas de ausência de interações o que resultou em sentimentos de não pertencimento e indiferença; já na escola conveniada a comunidade sente-se responsável pela escola, graças principalmente às oportunidades de interações estabelecidas. Concluímos que a comunidade reconhece a importância de se envolver nas ações escolares, cabendo a escola viabilizar esse acesso, estruturando um ensino efetivamente significativo.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A natureza e a cultura no compasso de um naturalista do século XIX: Wallace e a Amazônia(2011-09) ALVES, José Jerônimo de AlencarA percepção de Alfred Russel Wallace sobre a região amazônica, a qual percorreu entre 1848 e 1852, além de ser informada por seus conhecimentos sistemáticos, inclui juízos éticos e estéticos, como era comum entre os naturalistas. Os nativos da região seriam, para ele, pacíficos e hospitaleiros, mas também receptivos aos vícios da civilização. A natureza seria privilegiada, tanto para a atividade de história natural como para o prazer estético. Foram essas características que contribuíram para a permanência do naturalista na região e, portanto, para a realização de suas atividades científicas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Teatro de fantoches na formação continuada docente em educação ambiental(2012-09) DANTAS, Osmarina Maria dos Santos; SANTANA, André Ribeiro de; NAKAYAMA, LuizaNeste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação participativa realizada no espaço do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental / Sala Verde Pororoca: espaço socioambiental Paulo Freire (GPEEA/Sala Verde), na UFPA. O objetivo foi investigar as contribuições do teatro de fantoches como proposta pedagógica na formação continuada de professores em educação ambiental. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras do ensino básico, as quais são aqui identificadas pelos seguintes pseudônimos: Lucia, Michelle, Izabel, Eloísa, Marta e Ana. Utilizamos quatro fontes para a coleta das informações: 1) um questionário sobre dados pessoais e com as perguntas a) Que motivos levaram você a se inscrever na oficina? e b) Qual é o entendimento de educação ambiental predominante?; 2) uma oficina; 3) um diário de bordo; e 4) entrevistas para complementar as informações fornecidas pelas professoras. Para analisar os dados, utilizamos a técnica da triangulação metodológica. Constatamos que o teatro de fantoches, como estratégia de ensino-aprendizagem de conhecimentos ambientais, foi importante em todas as etapas. A utilização do teatro de fantoches como metodologia foi entusiasticamente reconhecida pelas professoras como viável na prática docente em todas as disciplinas. E o mais importante: elas perceberam que, para a elaboração de qualquer atividade alternativa, há a necessidade de um planejamento, pois é preciso ter uma finalidade pedagógica, com conotação diferente do lúdico pelo lúdico.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Sentidos subjetivos relacionados com a motivação dos estudantes do clube de ciências da ilha de cotijuba(Universidade Federal do Pará, 2012-12) ALVES, José Moysés; PESSOA, Wilton Rabelo; RODRIGUES, Ana Maria Sgrott; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; SANTOS, Patrícia Feitosa; CONCEIÇÃO, Luiz Carlos SilvaObjetivamos, no presente estudo, conhecer os sentidos subjetivos que afetam a motivação dos estudantes do Clube de Ciências da Ilha de Cotijuba. Entrevistamos 6 estudantes sobre suas atividades, o projeto que estavam realizando, suas relações com os professores, colegas, familiares, e sobre suas aulas de Ciências na escola. Os estudantes mencionaram qualidades de suas relações interpessoais e características das atividades que os motivavam a participar do Clube e das aulas de Ciências na escola. Também apontaram problemas infraestruturais e circunstanciais que desencorajavam tal participação. Os aspectos destacados, alguns específicos desse contexto histórico-cultural, aparecem em configurações subjetivas ligeiramente diferentes para cada estudante. O enfoque adotado nos pareceu adequado para compreender a motivação dos estudantes de uma forma sistêmica.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências em contexto de ensino com pesquisa(2013) CASANOVA, Marcello Paul; ALVES, José MoysésObjetivamos verificar se a frequência, participação e aprendizagem em um projeto de pesquisa estariam relacionados com transformações nas metas de realização e autoconceitos de estudantes de ciências. Realizamos a pesquisa em uma escola pública, numa turma de trinta estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes investigaram os saberes de moradores do município de Benfica-PA, a respeito de plantas medicinais e suas relações com a degradação ambiental. Inicialmente, cerca de 75% da turma apresentou meta aprender e 45% apresentou autoconceito positivo. Ocorreram poucas mudanças nas metas e autoconceitos. A maioria dos estudantes teve frequência alta ou regular. Cerca de metade da turma apresentou participação baixa e aprendizagem insuficiente. O autoconceito positivo esteve associado à meta aprender e a melhores níveis de participação e aprendizagem. Tais resultados são corroborados pela literatura. Entretanto, a compreensão de outros resultados que obtivemos demanda um enfoque interpretativo diferente.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Desnaturalizando os gêneros: uma análise dos discursos biológicos(Universidade Federal do Pará, 2013-12) FREITAS, Lilliane Miranda; CHAVES, Sílvia NogueiraNesta pesquisa investigamos, em reportagens da revista Superinteressante, o processo de construção dos gêneros por meio de discursos biológicos/científicos, e a produtividade social desses discursos. Este estudo fundamenta-se nos campos teóricos de Michel Foucault e dos estudos culturais para pensar sobre a articulação saber/poder do processo de produção de gêneros divulgados nos discursos biológicos publicados pela pedagogia cultural da mídia. Nesta investigação, ficou evidenciado que os discursos biológicos predominantemente justificam e naturalizam as masculinidades e feminilidades como evidências biológicas, o que acaba por produzir e legitimar formas supostamente naturais de ser homem ou mulher e comportamentos esperados socialmente. No entanto, entendemos que os gêneros são construções sócio-históricas e culturais que nascem em relações de poder-saber, sendo as feminilidades e masculinidades não somente constituídas pelas características biológicas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Ler, escrever e comunicar em matemática: habilidades requeridas para interpretar e compreender o texto(Universidade Federal de Mato Grosso, 2013-12) LACERDA, Alan Gonçalves; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu daO presente artigo é parte integrante da dissertação do primeiro autor sob a orientação da segunda autora que tem como objetivo investigar como alunos interpretam e compreendem os enunciados dos problemas matemáticos, e comunicam suas resoluções aos membros da interação. A leitura passa a ser um processo para melhor compreender o fazer do aluno, bem como expressar a linguagem matemática no lido. No presente estudo foram realizados dois encontros. Num primeiro encontro cada participante resolvia individualmente problemas de divisão. Já num segundo os participantes que resolviam os problemas individualmente eram colocados em díades a resolverem problemas dedivisão. Tanto o primeiro como o segundo encontro foram filmados e posteriormente transcritos e analisados. Os resultados apontaram que quando os sujeitos tem a possibilidade de comunicar a escrita ao outro da interação, estes passam a resignificar seus pontos de vistas, conjecturando novos processos de leitura. Esta pesquisa contribui, ainda, para as trocas comunicativas favorecendo a coordenação de estratégias de resoluções de problemas utilizadas pelos alunos. Destacamos a leitura como atividade essencial para interpretar e compreender o texto e o seu interpretante.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A matemática do ensino primário na Escola Normal de Natal (Brasil): alguns fragmentos de história(Universidade Federal de Mato Grosso, 2014-12) MENDES, Iran Abreu; ASSIS, Márcia Maria Alves deNeste artigo descrevemos uma construção historiográfica acerca das matemáticas escolares do ensino primário abordadas na Escola Normal de Natal (Brasil) entre 1908 e 1970. Nossa principal finalidade foi explorar documentos sobre as trajetórias matemáticas na referida escola, com vistas a apontar evidências das implicações legais de cada período nas recorrências metodológicas e na construção dos programas de ensino dessas matemáticas escolares. Para alcançar nossos objetivos recorremos aos princípios teóricos relacionados à história das disciplinas escolares, com base em Chervel (1990). O método utilizado para a aproximação historiográfica baseou-se na exploração e reorganização de informações presentes em múltiplas fontes históricas impressas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Caracterização sócio geográfica dos índios Mamaindê Cabixi: a emergência dos saberes a partir da sua prática social(Universidade Federal de Mato Grosso, 2015-12) SYRYCZYK, Cristiane da Silva; SYRYCZYK, Edilberto Fernandes; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de; CARDOSO, Evanil de Almeida; CARDOSO, Nerio AparecidoEste trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica de relativa densidade e aprofundamento sucedida de levantamento etnográfico com considerável aporte na semiótica sincrética e na observação participante, com o propósito de desvendar as origens do povo Mamaindê Cabixi estabelecidos na região noroeste do estado do Mato Grosso –Brasil, para por meio destes compreender e registrar os limitadores e facilitadores cotidianos que propiciam o pensar e o saber-fazer matemático próprios dos Mamaindê, com dados que remontam a meados de 1.727 e até hoje, aqui nos aproximamos bastante da identificação exata das origens do povo Mamaindê. Nos apoiamos para tanto nos registros etno históricos e antropológicos produzidos por Antonio Pires de Campos, Edgar Roquette Pinto, Alfred Metraux, David Price e Levi Strauss, além das entrevistas, gravações de áudio e de vídeo realizadas junto as lideranças indígenas da aldeia Mamaindê Cabixi, sob autorização expressa dos mesmos por meio de termo de consentimento livre e esclarecido e autorização da Funai.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Aprendizagem em matemática, aprendizagem significativa e neurociência na educação dialogando aproximações teóricas(Universidade Federal de Mato Grosso, 2017-06) ROZAL, Edilene Farias; SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; SANTOS, Neuma Teixeira dosEste artigo tem como objetivo apresentar aproximações teóricas entre Aprendizagem em Matemática, Aprendizagem Significativa e Neurociência na Educação, destacando alguns conceitos básicos da Neurociência e tecendo discussões teóricas a respeito da motivação e do tempo oportuno para a aprendizagem do educando, de acordo com os estímulos do seu sistema cognitivo, tendo como referência metodológica de ensino a Resolução de Problemas. Acreditamos com base nos referenciais teóricos estudados, que há necessidade de promover uma interlocução entre Neurociência e Educação, defendendo um diálogo criativo entre ambas e apresentando uma visão positiva dos conhecimentos neurocientíficos na Educação, em prol da melhoria da aprendizagem dos educandos. O texto destaca informações de que a Neurociência afirma que as atitudes educativas que geram sentimentos de medo, ansiedade, tristeza, raiva, depressão e desesperança vêm acompanhadas de humilhação e estas atitudes acabam inibindo o processo de aprendizagem. Nossa principal finalidade foi discutir através de reflexões no texto que os estudantes não aprendem se não estiverem motivados e se o momento não for adequado para que esta aprendizagem ocorra. O artigo trata-se de um estudo bibliográfico e esperamos com este trabalho que as compreensões entre Aprendizagem Significativa e a Neurociência na Educação possibilitem reflexões aos professores para que ambas sejam investigadas no intuito de fomentar a aplicabilidade de tais teorias na sala de aula, em nosso caso, através da Resolução de Problemas com a utilização dos estímulos do sistema cognitivo para a aprendizagem.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Alfabetização científica em ambiente de modelagem matemática(Universidade Federal de Mato Grosso, 2017-06) SOUZA, Ednilson Sergio Ramalho de; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira doDiscussões sobre Alfabetização Científica têm sido comuns em publicações da área de ensino de Ciências e algumas da Educação Matemática. No entanto, a revisão de literatura mostra que poucos trabalhos abordam esse tema em associação com a Modelagem Matemática. Nosso objetivo é discutir sobre Alfabetização Científica em ambiente de Modelagem Matemática. Para isso buscamos respostas a duas perguntas principais: Quais habilidades são necessárias aos alfabetizados cientificamente? e Como elas emergem em práticas de Modelagem Matemática? Por meio de pesquisa bibliográfica verificamos que tais habilidades surgem em complexidade crescente conforme ocorre a transição entre as etapas de Modelagem e conforme ocorre a participação efetiva dos estudantes nessas etapas. O estudo gerou um quadro de referência que pode ser consultado por professores interessados em promover Alfabetização Científica em ambiente de Modelagem Matemática.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O braille fácil em matemática no ensino superior: uma experiência com um aluno cego na perspectiva de promoção de autonomia(Universidade Federal de Mato Grosso, 2017-06) SANTOS, Felipe Moraes dos; MORAES, Marcos Evandro Lisboa de; SALES, Elielson Ribeiro deO presente artigo refere-se ao acesso de informações no âmbito da matemática de nível superior.O objetivo é que esses estudantes façam uso de softwares que atendam suas necessidades com certa autonomia e propõe a utilização destes, tanto por alunos quanto por professores que tenham a necessidade de preparar materiais específicos para pessoas com deficiência visual. A metodologia adotada foi a pesquisa de campo, a partir do estudo de caso. As técnicas utilizadas foram entrevista semiestruturada e o uso de exercícios com a utilização do software Braille Fácil. A pesquisa teve como participante um aluno deficiente visual graduando em Matemática e concluiu-se que o software citado possibilita certa autonomia a uma pessoa com deficiência visual, além de ser acessível a pessoas que não dominem completamente a simbologia Braille.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As pesquisas em educação em ciências na interface com a educação indigena: a abordagem qualitativa na evidência dos dados(Universidade Federal de Mato Grosso, 2017-12) OLIVEIRA, Lúcia Helena Soares de; BRITO, Licurgo Peixoto de; KALHIL, Josefina Diosdada BarreraNeste trabalho faz-se uma discussão sobre os paradigmas metodológicos utilizados nos últimos dez anos nas pesquisas em Educação em Ciências e Educação Indígena. Abordamos o levantamento realizado nas bases de dados dos Portais da Capes, BDTD e Google Acadêmico. O estudo faz parte como base teórica de uma pesquisa que está em andamento no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática-REAMEC, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, polo-UEA. Este estudo tem caráter bibliográfico e se ampara na investigação por meio de levantamentos realizados em artigos, Teses, Dissertações e trabalhos de especialistas que abordam a temática em questão.Assim, os estudos refletem que a abordagem qualitativa permite a compreensão detalhada dos significados e das características situacionais dos sujeitos envolvidos, preocupa-se com uma realidade que não pode ser quantificado e nem reduzido à operacionalização de variáveis, enfatizando que a finalidade da pesquisa cientifica não está centrada tão somente na exposição de um relatório ou descrição dos dados, mas no relato do desenvolvimento interpretativo dos dados obtidos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Proposições de inovação didática na perspectivas dos três momentos pedagógicos: tensões de um processo formativo(Universidade Federal do Pará, 2017-12) ABREU, Josyane Barros; FREITAS, Nadia Magalhães da SilvaDiante de uma conjuntura de renovações, métodos e estratégias que intenciona reinventar a prática docente, objetivamos compreender tensões e possibilidades relacionadas à inovação didática. Apostamos na proposta dos Três Momentos Pedagógicos. A investigação caracterizou-se como de abordagem qualitativa, precisamente uma pesquisa-formação, no contexto de uma licenciatura da Universidade Federal do Pará. No processo formativo, os sujeitos manifestaram dificuldades em problematizar um tema, resistências em abandonar aulas tradicionais e dificuldades em superar as amarras de uma avaliação pontual e finalística. Entendemos tais dificuldades como herança de uma formação docente vivida ainda quando alunos. No entanto, a experiência configurou-se uma autêntica problematização da docência, com potencial para superar e romper entraves enraizados em nós, possibilitando a (re)construção de significados relacionados ao “saber fazer” e ao “saber ser” professor.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Atividades de campo e steam: possíveis interações na construção de conhecimento em visita ao parque Mãe Bonifácia em Cuiabá-MT(Universidade Federal de Mato Grosso, 2017-12) LOPES, Thiago Beirigo; CANGUSSU, Everton Soares; HARDOIM, Edna Lopes; GUARIM NETO, GermanoAtualmente está sendo bastante utilizada, principalmente noReino Unido, a metodologia de ensino STEAM, que é um acrônimo de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Para utilizar essa metodologia ao ensinar, é preciso estabelecer inter-relaçõesentre essas cinco áreas do conhecimento. Nesse sentido, o presente estudo é fruto das discussões realizadas e da atividade solicitadas pela disciplina Tendências e abordagens de pesquisas em ensino de Ciências e Matemática, que ocorreu em julho de 2017, ofertada pelo Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC). Seu objetivo foi conjecturar possibilidades de problematizaçõesSTEAM na Atividade de Campo durante uma visita ao Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá-MT. Foram realizadas observações não estruturadas com intuito de identificar possibilidades didáticas, por meio de elementos, estruturas e lugares do referido parque. As possibilidades de problematizações encontradas foram as estruturas construídas no parque, sendo as cabanas de descanso, a estátua que faz referência à matriarca do parque e o mirante. Esta última já não existe mais devido a comprometimento em sua conjuntura estrutural, mas pode ser trabalhado devido registros em sites de notícias locais e nacionais. Logo, o estudo mostrou ser possível utilizar a metodologia STEAM para favorecer a construção de conhecimentos de forma inter-relacionada.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Cooperação no desenvolvimento de atividades de modelagem na educação matemática(Universidade Federal de Mato Grosso, 2018-06) MENEZES, Rhômulo Oliveira; BRAGA, Roberta Modesto; ESPÍRITO SANTO, Adilson Oliveira doEste artigo é recorte de uma dissertação de mestrado que buscou identificar e analisar implicações surgidas do uso de Tecnologias Digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. Neste recorte, objetivamos analisar a cooperação entre sujeitos (alunos e professor) e tecnologias digitais no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática. A pesquisa é do tipo qualitativa, em que foram analisados relatórios e apresentações em PowerPoint produzidos por alunos do curso de matemática e gravações em áudio e vídeo registadas pela professora mediadora(segunda autora)no desenvolvimento de três atividades de Modelagem Matemática. Dessa forma,foi possível descrevera cooperação estabelecida entre a professora mediadora, os alunos e as tecnologias digitais, nos permitindo inferir que essa tríade configurou uma rede semântica (mixagens cognitivas complexas e cooperativas) em torno das temáticas investigadas.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A escolarização de surdos no ensino fundamental: percepções sobre o ensino e aprendizagem de ciências(Universidade Federal de Mato Grosso, 2018-12) SALES, Elielson Ribeiro de; SOUZA, Ruth Daisy Capistrano de; WANZELER, Edson PinheiroA pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudode campo, tem comoobjetivo analisar o ensino e aprendizagem na disciplina de Ciências,com alunos surdos do 6º e 7ºanodo Ensino Fundamental,em uma escola pública em Belém/PA. Para isso, foram pesquisadosquatro estudantessurdos, fluentes em Libras,considerando suas percepções e o contextoemque estão inseridos.O instrumento paraprodução de dados foi um questionário em língua portuguesa, traduzido e interpretado para a Libras.O resultado mostrou que a contextualização do ensino de ciências engloba a necessária ação de planejar, de como ensinar conteúdos adaptados às possibilidades de um alunado que apresenta elevado nível de percepção visual, condicionado pela surdez em si instalada, não como uma deficiência que produz limitações na aprendizagem, mas como uma diferença naturalmente observada e mediatizada pelo sentido visual e espacial. Observa-se também que,para se trabalhar com surdos,é indispensável que o professor tenha uma competência linguística e comunicacional mínima em Libras, de forma que seja possível uma comunicaçãosatisfatóriapara ambos os envolvidos,caso contrárioé indispensável a presença de um mediador ou intérprete de Libras.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Análise de livros didáticos de ciências a partir do uso de analogias: obstáculos e abordagens sobre o conteúdo célula(Universidade Federal de Mato Grosso, 2019-12) LACERDA, Alan Gonçalves; BRITO, Mariane MachadoO papel da analogia e metáfora,quando aplicado ao argumento,consiste em procurar na situação os elementos suscetíveis de preencher os espaços vazios inscritos na significação. Sendo assim, este estudo objetivou identificar obstáculos de natureza epistemológica em livros didáticos de ciências nas abordagens sobre o conteúdo célula a partir das intenções, sobretudo, a luz do teórico Gaston Bachelard, repercutindo novas concepções, limites e possibilidades em sala de aula. Deste modo, o uso de analogias e metáforas com o intuito de satisfazer as condições de emprego busca promover maior entendimento ao leitor, embora possa assinalar problemas extremamente complexos ao não dimensionar as múltiplas direções pelas quais nossa linguagem pode evocar.
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