Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por Afiliação "Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE/Belém"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Estratégias metacognitivas no ensino e aprendizagem de ciências para alunos com transtorno do espectro autista(Universidade Federal do Pará, 2022-10-14) Batista, Rochelle da Silva; Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540O ensino de ciências para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, assim como para os demais estudantes, não deve prescindir de atividades que estimulem a construção do pensamento crítico e autonomia intelectual, tão importantes ao pleno exercício da cidadania na sociedade contemporânea. Neste contexto, este estudo teve como objetivo analisar os limites e possibilidades do uso de determinadas estratégias metacognitivas bem como possíveis contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de ciências de alunos com Transtorno do Espectro Autista, tendo como base a teoria metacognitiva proposta por John Flavell. Com abordagem qualitativa, do tipo observação participante, foram elaboradas atividades de leitura e compreensão de textos sobre o tema pandemia, postas em prática com três alunos diagnosticados com transtorno do espectro autista, da faixa etária de quatorze a dezessete anos de um Centro de Atendimento Educacional Especializado, localizado dentro de uma Instituição filantrópica em Belém/Pará/Brasil. Gravações das aulas em vídeo e registros escritos elaborados pelos alunos foram coletados para posterior análise. Fez-se uso da Análise de Conteúdo, utilizando a estrutura de codificação de habilidades metacognitivas proposta em pesquisas recentes sobre o assunto. Os resultados culminaram na elaboração de um Produto Educacional, denominado “Estratégias metacognitivas para o ensino de ciências de alunos com TEA: leitura e interpretação de textos de divulgação científica” que ao ser aplicado possibilitou observar que é viável e promissor fazer uso de estratégias metacognitivas de ensino-aprendizagem com alunos com Transtorno do Espectro Autista, uma vez que tal prática contribuiu para o estabelecimento de um ambiente favorável à dialogicidade e motivou os estudantes a adquirirem e fazer uso de habilidades metacognitivas. Além dos resultados apresentados, esta pesquisa salienta interessantes possiblidades para outros estudos a respeito da aplicação de sugestões do campo pesquisa da metacognição à atividades educativas para alunos com TEA, ainda pouco explorados em nosso país.
