Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por Afiliação "Instituto Felipe Smaldone - Secretária de Educação do Pará (SEDUC)"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experiências e formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: elaboração de recursos didáticos de números decimais para alunos surdos(Universidade Federal do Pará, 2021-05-28) VALENTE, Isabel Lopes; ARAÚJO, Marcelo Marques de; http://lattes.cnpq.br/0186126063457328; https://orcid.org/0000-0002-8251-806XA educação inclusiva para alunos surdos, em nosso país, tem sido um desafio, ainda que existam leis e decretos, que assegurem esse direito. Na Educação Matemática, o processo de ensino e aprendizagem encontra barreiras, tanto pelo meio legal quanto pela comunicação, visto que a linguagem matemática, expressa na língua portuguesa já assegura certa medida de dificuldade de compreensão. Em vista disso, objetivamos, neste trabalho, investigar as potencialidades da elaboração de recursos didáticos a serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem de números decimais em operações aditivas voltadas para alunos com surdez. Quanto ao referencial teórico, contribuíram sumariamente para esta pesquisa Balbino, Campos e Chaquiam (2015), Ifrah (1994), Mantoan (2000), Paixão (2010), Sales (2013), Schön (1992), Skliar (1998, 2001), Silva, Sá e Silva (2015), Vygotsky (1984), entre outros autores e pesquisas que utilizamos no processo de apropriação teórica e construção histórica da Educação Matemática. A pesquisa é considerada qualitativa, pois de acordo com Bogdan e Birklen (2012), esse tipo de pesquisa se importa mais com o processo do que com o produto dos resultados obtidos. Os participantes da pesquisa foram no total 57 professores, sendo 43 formados e 14 em formação inicial. Foi usada uma pesquisa-ação, tendo como cenários três oficinas, no âmbito de formação inicial e continuada, quais sejam: oficina 1 - ocorreu no município de Abaetetuba na disciplina Libras do curso de Licenciatura em Matemática pelo Plano Nacional de Formação com a participação de 23 alunos licenciandos – PARFOR, oficina 2 – foi realizada com 14 alunos do sétimo semestre da Licenciatura Integrada, na cidade de Belém, no Laboratório de Inclusão e oficina 3 – foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Tiradentes I, no período da semana pedagógica dos docentes, envolvendo 20 educadores de todas as disciplinas que tem em suas classes alunos com surdez, no município de Belém. A coleta do material empírico se deu por meio de áudio-gravações, seguida de transcrições, de entrevistas com os professores e vídeo dos momentos da oficina para construção de recursos didáticos. Tivemos como ferramenta de análise, a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2013). Nesta perspectiva, temos as análises descritivas dos participantes das oficinas bem como do questionário de pesquisa. Os resultados obtidos estão associados a sensibilização do professor quanto a necessidade de reflexão de sua prática docente no sentido da inclusão, promovendo a construção de recursos didáticos adequados ao ensino de matemática de estudantes surdos e a disponibilização de um produto propositivo na reflexão e sensibilização de construir uma adequação metodológica dos participantes acerca da mediação do ensino dos números decimais a ser utilizado por professores no ensino de estudantes surdos.
