Navegando por Afiliação "NASCIMENTO, A. W. S. Universidade Federal do Pará"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Educação e sociedade: perspectivas de estudo do papel das políticas públicas educacionais na Amazônia em cidades com características agrárias(Universidade Federal do Pará, 2015-12) NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; RIBEIRO, Edinéia BandeiraO texto faz uma reflexão sobre a importância do reconhecimento das dinâmicas constitutivas dos municípios e/ou das cidades com características agrárias, que são representativas dos valores, costumes e das injunções locais que os caracterizam, como elemento central para a compreensão das especificidades da Região Amazônica. Ao discorrer sobre o desenvolvimento e constituição dos conceitos de democracia e cidadania, indica os principais enfoques teóricos que permitem entender as noções de Estado, Educação e movimentos Sociais, para em seguida adentrar na ideia do município com dinâmicas do campo como palco de publicização de projetos globais que passam a incorporar as determinações próprias de seu mundo. A intenção principal é afirmar a necessidade de uma mentalidade que compreenda as políticas educacionais e sociais amazônicas a partir de expressões políticas, culturais, econômicas e sociais que lhes são inerentes.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Educação e sociedade: um olhar sobre a obra pedagógica de Durkheim(Universidade Federal do Pará, 2014-08) NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa; RIBEIRO, Edinéa BandeiraO artigo reflete sobre o pensamento pedagógico de Durkheim. Inicialmente faz uma incursão no contexto da formação da sociedade moderna destacando o caráter utópico da construção do conhecimento humano referenciandose no pensamento filosófico e educacional de Kant e Bacon, como construtores da ilustração científica do iluminismo. A seguir, caminha na influência da dupla revolução europeia, que determinou aspectos importantes no pensamento dos autores subsequentes do Século XIX. Reflete o pensamento de Comte e sua fundamentação teórica às concepções durkheimianas, centrando no caráter evolucionista e positivista de sua filosofia. Por fim, analisa os conceitos do pensamento funcionalista de Durkheim, seus aspectos sociológicos e educacionais e sua influência nas teorias educacionais atuais
