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Navegando por Afiliação "Prefeitura Municipal de Castanhal"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Argumentação no ensino de ciências: padrões argumentativos de estudantes do ensino médio sobre fisiologia animal
    (Universidade Federal do Pará, 2018-08-13) TAVARES, Erivandro do Carmo; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/ 0000-0003-1641-7014
    O objetivo do presente estudo é analisar a construção argumentativa de estudantes de Ensino Médio durante um curso experimental de ciências sobre fisiologia animal. Selecionamos um evento organizado metodologicamente pela Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para análise das interações em grupo. Em nossas inspirações teóricas, metodológicas e de criação, constam a apropriação de elementos da perspectiva de Investigação Qualitativa em Educação e pressupostos da Teoria Interacionista da Argumentação. Com efeito, e de forma proposital, este trabalho traz um tipo de análise hibrida dos quadros de interação das proposições dos estudantes, pois optamos por combinar perspectivas teóricas para análise interpretação dos pontos de investigação. Os resultados indicam que os padrões argumentativos dos estudantes foram estabelecidos em torno de dois aspectos: o primeiro, identifica-se a constituição de argumentos básicos, de estrutura simples, compostos por número mínimo de elementos. O segundo, aponta que os estudantes estabeleceram a argumentação durante o curso, constatando-se o alcance de três fases do desenvolvimento argumentativo. Para isso, travamos um diálogo com outras pesquisas sobre argumentação em contexto de ensino de ciências e apontamos contribuições para a atividade docente e para pesquisa em educação.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Entre números e narrativas, um estudo sobre o fechamento de escolas em localidades rurais na Amazônia paraense
    (Universidade Federal do Pará, 2019-08-08) SILVA, Josiane Nascimento da; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983
    Nesta pesquisa apresentamos reflexões sobre o fechamento de escolas em localidades rurais no Pará. Embora recente a visibilidade do problema, estudos apontam que o fechamento de escolas acontece no Brasil desde os anos 60, porém vem crescendo consideravelmente sobretudo a partir da segunda metade da década de 1990, vinculada a políticas de governo de cunho liberal, na contramão dos avanços obtidos em termos de legislação. Diante do expressivo número de escolas paralisadas e extintas no Pará, o Fórum Paraense de Educação do Campo vem empreendendo um conjunto de esforços, mobilizando diferentes setores da sociedade para discutir as causas e as consequências do fechamento das escolas no campo. Dentre as ações, destacam-se a campanha nenhuma escola a menos e o Disk Denúncia contra o fechamento de escolas, sendo estas, estratégias de atuação junto ao Ministério Público do Estado no apontamento de possíveis irregularidades cometidas por governos nos processos que culminam com o fechamento de escolas, em desacordo com os procedimentos estabelecidos na Lei Federal 12.960/2014. Assim, objetivamos refletir o fechamento de escolas, a partir dos números e narrativas produzidas sobre o fenômeno em cinco municípios paraenses, tendo como referência os dados do Disk Denúncia contra o fechamento de escolas do campo. Para tal, estudamos o contexto de implementação das principais políticas e programas de educação formal direcionada às populações rurais no Brasil, estabelecendo relações com os índices de fechamento de escolas na atualidade; analisamos o processo técnico de geração dos indicadores oficiais sobre o fechamento de escolas no Sistema Educacenso e descrevemos as estratégias de luta contra o fechamento de escolas no Pará. Adotamos uma abordagem qualitativa na perspectiva do materialismo histórico, fazendo uso da pesquisa documental e entrevista narrativa. As abordagens estão ancoradas em relevantes autores que discutem a temática, vinculados ao Fórum Nacional de Educação do Campo. As análises revelam que o fechamento de escolas no Pará apresenta fatores similares aos indicados em outros Estados brasileiros, sendo os indicadores do fechamento constituído majoritariamente por escolas multisseriadas sob dependência administrativa dos municípios. Entre as causas apontadas estão a diminuição de matrículas no campo e a insuficiência de recursos financeiros, onde a nucleação com deslocamento de alunos a bordo do transporte escolar é uma das principais estratégias utilizadas pelos governos para a continuidade da oferta escolar nas comunidades impactadas. Concluímos que o exercício do direito à educação, apesar dos avanços obtidos nas últimas décadas no Brasil, vem se constituindo em meio a graves condicionantes estruturais, financeiros e políticos, atuando como impeditivos para a plena implementação de políticas públicas no interior dos municípios da Amazônia. Destacamos ainda que o fechamento de escolas no campo não tende a diminuir, enquanto a política pública de Educação do Campo não for seriamente discutida no interior dos sistemas de ensino e pelos órgãos de controle social, mediante diálogo direto com os sujeitos sociais do campo, em luta pela garantia da educação escolar pública, compreendida e afirmada como um direito de todos e dever do Estado.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Estudo sobre persistência e evasão escolar em EJA no nordeste, Castanhal-PA: análise e proposições
    (Universidade Federal do Pará, 2019-06-27) XAVIER, Maria do Perpétuo Socorro Ramos; PIRES, Yomara Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/5304797342599931; SERUFFO, Marcos César da Rocha; http://lattes.cnpq.br/3794198610723464; https://orcid.org/0000-0002-8106-0560
    A educação de Jovens e Adultos é uma modalidade específica da Educação Básica que se destina à inclusão escolar de um público que foi excluído da educação durante sua infância ou adolescência. Pensando nessa temática, elaborou-se um estudo intitulado “Persistência e evasão escolar em EJA no nordeste, Castanhal-PA: análise e proposições”. Com ele, buscaram-se identificar os fatores que contribuem para a persistência e a evasão desses sujeitos sociais matriculados no ensino fundamental na modalidade EJA, no nordeste paraense, em três escolas municipais situadas em bairros periféricos, cuja clientela é formada também por estudantes da zona rural. A pesquisa foi realizada com estudantes, professores, gestores e especialistas em educação. Partiu-se da hipótese de que a utilização de TDICs e metodologias diferenciadas de forma contextualizada em escolas que ofertam a EJA tendem a decrescer o índice de evasão escolar. O aporte teórico desse estudo, ancorou-se em autores, como Arroyo, Bourdieu, Freire, Patto e Fazenda, que dialogam sobre os sujeitos inseridos em diversos contextos sociais, os quais são fundamentais para ressignificar as relações humanas, justas e solidárias, e Fernandes, Pires, Ramos e Seruffo, que têm “desenhado” uma prática pedagógica no contexto amazônico dos atores sociais EJA, enfatizando a alteridade do estudante, vislumbrando o trabalho social e o trabalho docente na dinâmica das Instituições. Os dados foram adquiridos por meio de pesquisa quali-quanti, selecionados e analisados, mostrando quais escolas apresentam maiores índices de evasão e/ou persistência escolar. Utilizou-se a Rede Bayesiana, usada enquanto estratégia de inteligência computacional, por meio da qual se verificaram as variáveis que devem ser levadas em consideração para se identificar com sucesso os motivos da evasão e/ou persistência escolar dos estudantes da EJA em Castanhal-PA. Os resultados alcançados mostram fatores que mais contribuem para a evasão destes sujeitos EJA na escola, como “notas baixas”, “falta de interesse”, por motivo de “doença” e de “trabalho”, bem como a distribuição de frequência do perfil dos estudantes avaliados, entre outros. Constatou-se, também, que a utilização de metodologias diferenciadas dentro de uma perspectiva interdisciplinar e a utilização das TDICs em salas de aula tendem a decrescer a evasão escolar, aumentando a persistência de estudantes, possibilitando a conclusão de seus estudos na educação básica e, com isso, proporcionando-lhes a aprendizagem da leitura e da escrita, o desenvolvimento da habilidade em resolver situações- problema e a busca pela qualificação profissional para uma inserção social.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    O facebook como ferramenta pedagógica no ensino de História
    (Universidade Federal do Pará, 2019-01-30) PANTOJA, Bruno Amorim; BASTOS, Carlos Augusto de Castro; http://lattes.cnpq.br/5957760591235451
    A dissertação se propõe discutir a relação entre o ensino de história e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC´s), já que é uma realidade a disseminação das tecnologias na chamada sociedade da informação, onde a internet, e, sobretudo as redes sociais, assim como as “antigas” tecnologias como a TV e o rádio, geram um bombardeamento de informações e com a interlocução dos professores, essas tecnologias podem ser aliados no processo de ensino e de aprendizagem, gerando uma interação nas aulas e um interesse em relação aos conteúdos ministrados. O recorte temático do trabalho de pesquisa se fará com o uso do Facebook como recurso pedagógico no ensino de história para duas turmas do Ensino Fundamental de uma escola particular de Belém do Pará. A intenção será compreender se essas ferramentas podem auxiliar no ofício do professor de História, e assim demonstrar que esta ferramenta, através da intermediação do educador poderá dinamizar o processo de ensino e de aprendizagem, deixando as aulas mais interessantes para os alunos e dinamizar o processo de construção do conhecimento histórico. Para que isso seja possível, será utilizada uma metodologia chamada Unidade Temática Investigativa ou também conhecida como aula-oficina, onde se segue várias etapas na construção do conhecimento histórico com os alunos, onde a primeira etapa é investigar os conhecimentos prévios dos educandos. O produto a ser gerado será um grupo fechado, na rede social Facebook, que funcionará como um repositório de vídeos, imagens, textos, Memes históricos e etc. Além disso, será um espaço de debates e discussões sobre imagens, gifs, vídeos, questões de exercícios e provas, tudo isso, postado pelo professor, referente aos assuntos escolhidos pelos alunos, que estarão contidos na grade curricular da turma, no caso o nono ano de Ensino Fundamental.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    As relações de causalidade com valor argumentativo: compreensão e proposta de ensino para alunos do fundamental
    (Universidade Federal do Pará, 2020-08-27) BEZERRA, Suelem Cristina Silva; ABDON, Iaci de Nazaré Silva; http://lattes.cnpq.br/2212976917586395
    Desenvolve-se esta pesquisa, que trata do tema “relações de causalidade”, com base em um teste de diagnose que buscou obter respostas a problemas surgidos em um contexto específico de sala de aula. Diante dos resultados, formalizou-se o problema que versa sobre a competência linguístico-cognitiva dos alunos do 8º ano ao processarem (na leitura e na escrita) relações de causalidade e sobre a competência de compreender e de instanciar (na produção escrita) estas relações que servem à orientação argumentativa do discurso. O objetivo geral é desenvolver nos alunos do 8º ano do ensino fundamental a capacidade de reconhecer e instanciar as relações de causalidade no domínio semântico em que são interpretadas e no seu valor argumentativo. Como objetivos específicos constam: (1) identificar, a partir de um teste de diagnose, em que consiste o conhecimento dos alunos da pesquisa relativamente à interpretação da causalidade e à produção de discurso em que façam uso de estratégias argumentativas construídas com base na relação de causalidade; (2) levar os alunos a compreender, por meio de uma proposta didática, como se interpretam as relações de causalidade em diferentes domínios semânticos e como essas relações têm potencial para construir a argumentatividade em textos; (3) estimular a capacidade dos alunos de, ao desenvolverem a orientação argumentativa na produção de seus textos, estabelecer relações de causalidade apropriadamente. Adotam-se como base teórica as contribuições de Sweetser (1990), Neves (2000, 2001), Abdon (2004), no que tange à compreensão do fenômeno da causalidade do ponto de vista funcionalista; e os estudos de Fiorin (2015) e Koch (2006), os quais permitem mobilizar o aspecto argumentativo da noção de causalidade. Apresenta-se ainda a perspectiva gramatical do conceito de causa, referenciando Cunha & Cintra (2008). Do ponto de vista metodológico, desenvolve-se uma pesquisa-participante, pois a realização deste trabalho permitiu o envolvimento direto entre a pesquisadora e os sujeitos estudados, bem como faz-se opção por um abordagem descritivo-qualitativa de caráter diagnóstico, pela qual se realiza um trabalho pautado na observação, investigação e interpretação de um produto que reflete a própria prática docente. E adota-se como procedimentos, entre outros, a construção de um caderno pedagógico com uma proposta de ensino voltada para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Vozes silenciadas: história e memória de outras interpretações do processo de interiorização do Campus UFPA no município de Castanhal - PA a partir de 1970
    (Universidade Federal do Pará, 2020-06-22) SANTOS, Maria José Conceição dos; CHAVES, Túlio Augusto P. de Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/0678870505162412; RAMOS, João Batista Santiago; http://lattes.cnpq.br/8078757512392983
    O trabalho tem como objetivo compreender a história da implantação do Campus da UFPA na cidade de Castanhal, a partir dos discursos e das narrativas dos sujeitos que vivenciaram o processo da interiorização a partir da década de 1970, com ênfase para o período do governo militar experimentado na UFPA. Relacionando o passado e o presente dessa trajetória, narrados segundo os documentos escritos e os sujeitos entrevistados, promoveu-se outra interpretação do processo histórico da instituição, uma vez que a história registrada carregou-se de ausências documentais, referentes aos períodos de lutas e acordos que se firmaram para a construção da Universidade no interior do Estado. O lócus da investigação foi o Campus/UFPA, estabelecido na cidade de Castanhal, microrregião Nordeste do Estado do Pará. A pesquisa foi norteada pelos seguintes questionamentos: Quais movimentos ocorreram no sentido de conceber a interiorização do Campus-UFPA em Castanhal? Quais foram os projetos institucionais que impulsionam a UFPA para a cidade? Quais os sujeitos que participaram da implementação? A Ditadura Militar impactou na política de criação da Universidade? A investigação fora pautada na pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo e os procedimentos utilizados fundamentaram se na história oral, com instrumentos basilados em entrevistas e questionários, tendo como suporte a técnica de análise de conteúdo, que definiu os rumos das informações coletadas. O estudo provou que existem contradições na maioria dos documentos registrados, que pontuam a interiorização da Universidade na cidade mediante a força política dos governos Federal, Estadual e Municipal. Nesse sentido, a história oral confronta-se com os documentos oficiais registrados, porque apontou a existência de vários projetos institucionais que impulsionaram a UFPA para a cidade de Castanhal. O processo de Interiorização ocorreu na década de 1970, movido por muitos entraves e conflitos. E existiram diversos elementos que intermediaram a ação, além da interferência de projetos oriundos do Centro Rural Universitário de Treinamento de Ação Comunitária (CRUTAC), do Ministério da Educação e do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), com o intuito de estabelecer um convênio com a UFPA – por meio do Centro de Educação – e a Prefeitura, para implantar um polo Universitário na cidade, considerada uma das mais desenvolvidas da região.
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