Periódicos UFPA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12317
Navegar
Navegando Periódicos UFPA por Autor "ALMEIDA, Edileuza de Sarges"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A docência por meio da memória de professoras do município de Abaetetuba /PA no período de 1950 a 1970(Universidade Federal do Pará, 2013-09) ALMEIDA, Edileuza de SargesO presente artigo pretende apresentar algumas considerações relacionadas ao desenvolvimento da Pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso-TCC intitulado de Docência Feminina: um estudo sobre a história da educação através da memória de professoras idosas, no período de 1950 a 1970, em Abaetetuba no Estado do Pará. Na referida pesquisa tivemos como objeto de estudo: memórias de professoras idosas do município de Abaetetuba, objetivando a análise do tipo de educação que elas receberam com o intuito de evidenciarmos a maneira como a mesma refletiu em suas práticas docentes. Metodologicamente, desenvolvemos o estudo utilizando a História Oral, na qual obtivemos relatos de experiências relevantes em suas histórias de vidas. No que concerne aos referenciais teóricos, tivemos as significativas contribuições de Portelli (2001) e Chizzotti (2003) discutindo a referida metodologia; Almeida (1998), Araújo (1993), Apple (1995) e Bezerra Neto (1995) que ressaltam a docência e educação feminina; Scott (1995) e Louro (1997) levantando a discussão sobre gênero; Foucault (1987) que aborda aspectos ligados à história, cultura e disciplinarização dos corpos e mentes femininas; Bosi (1994), Thompson (1992) e Loureiro (1999) discutindo sobre memórias, entre outros/as. Desse modo, através deste artigo pretendemos apresentar os resultados obtidos com a referida pesquisa acadêmica, ressaltando a importância de valorizar a memória e a oralidade como fontes de conhecimentos que possam contribuir para a amenização dos preconceitos ligados às professoras idosas desse município.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Em sintonia com a desconstrução do esquecimento um ensaio teorico sobre a trajetória histórica das concepcões de gênero(Universidade Federal do Pará, 2005-01) BELÉM, Odalena dos Santos; FARIAS, Fabilene da Silva; PINTO, Edina de Nazaré Macedo; NEVES, Nádia Maria Belém das; BRÍCIO, Vilma Nonato de; PESSOA, Sidioney Oliveira; SARGES, Keila Santos de; ALMEIDA, Edileuza de Sarges; RODRIGUES, Maria Regina; SILVA, Fabrício de Sousa; PAUMGARTTEN, Samuel Barros; NEGRÃO, Alice Raquel Maia; MIRANDA, Maria Elizabete de SousaEste artigo tem o objetivo de propor uma sintonia teórica sobre o processo de desconstrução do esquecimento da categoria analítica de gênero pela retomada de sua trajetória histórica a partir dos anos 60, e assim poder através da memória provocar a percepção e discriminação dos paradigmas que vem sendo postos em análise no cenário atualArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Os significados de gênero no curso normal em Abaetetuba: uma análise em sala de aula(Universidade Federal do Pará, 2007) ALMEIDA, Edileuza de Sarges; SARGES, Keila Santos de; PESSOA, Sidioney OliveiraCriado com o objetivo de aprofundar os debates sobre as relações de gênero e finalidade de estabalecer a relação teórico-prática, o projeto O CURRÍCULO DO CURSO NORMAL E A PRODUÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E REPRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE GÊNERO desenvolve-se nos anos de 2004 e início de 2005 com atenção às relações de gênero que se reproduzem na escola através de significados corporificados entre estudante e professores/as. O presente artigo buscar socializar a toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral o desenrolar dessa pesquisa, bem como uma breve análise do que foi coletado em campo, pois este se constituiu em um espaço de revisão e aprimoramento do conhecimento adquirido em sala de aula.
