Periódicos UFPA
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) À Guisa de uma explicação sociolinguística para a acentuada palatalização de /L/ em Itaituba-PA(Universidade Federal do Pará, 2010) OLIVEIRA, Marilucia Barros deO presente trabalho toma como base resultados estatísticos para a avaliação da acentuada palatalização de /l/ em Itaituba-PA. Estuda-se a realização variável da lateral prevocálica /l/, diante de /i j/, como em inteligente e família, a partir do falar de Itaituba-PA. A pesquisa seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística. Ao todo, foram coletados 36 relatos de experiência narrados por 36 falantes nativos de Itaituba que são filhos de pessoas nascidas também na mesma localidade. Os dados coletados receberam um enfoque quantitativo e qualitativo. Passaram por um tratamento estatístico e foram interpretados à luz da sociolinguística laboviana. Os resultados referentes às variáveis sociais consideradas na pesquisa foram interpretados sociolinguisticamente tomando-se, para isso, a análise das atitudes linguísticas, avaliação que os falantes de Itaituba manifestam durante seus relatos. Os resultados indicam que a palatalização de /l/, diretamente ligada ao falar belenense, é a tendência no falar itaitubense e que essa tendência está relacionada à história de migração da cidade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Os abandonados de "Belém do Grão-Pará", de Dalcídio Jurandir: a vida nua anda descalça(Universidade Federal do Pará, 2018-06) MORAES, Viviane DantasO retrato da vida nua é a expressão do abandono. No romance Belém do Grão-Pará, de Dalcídio Jurandir, o quarto livro do Ciclo do Extremo Norte, acompanhamos a travessia do protagonista Alfredo entre o universo marajoara e o ambiente citadino decadente da capital, que amarga as mazelas da falência do projeto de desenvolvimento da era da Borracha na Amazônia. Nesse entremeio do vislumbre por uma promessa de felicidade que se desmorona no perambular de Alfredo pelas ruínas e desagregações sociais da cidade, o menino encontra-se e se depara com um ambiente de despojo de direitos, de abandono, de estado de Exceção, em que um entrelaçado de agregados vindos de todas as partes e sofrem à margem de uma sociedade idealizada pelos ares da belle époque. São os abandonados, os descalços, os que fazem parte do bando, os que estão desamparados pela lei, “o meio homem meio bicho”, segundo as denominações e reflexões que se encontram na teia de investigação do filósofo Giorgio Agamben, em seus estudos sobre o estado de exceção e a vida nua, e que, no âmbito literário, se repercutem nos infames personagens dalcidianos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) O abastecimento da feira como uma ação representativa do trabalho coletivo(Universidade Federal do Pará, 2018) QUADROS, Keila de Paula Fernandes de; FERNANDES, Daniel dos SantosA feira é um espaço de troca e venda que envolve organização, contatos entre diferentes culturas, negociação e muita dinamicidade no seu cotidiano. A feira como um todo possibilita aos sujeitos um espaço no qual eles podem adquirir produtos de consumo diário, como frutas, carnes, frangos, legumes, dentre outros itens fundamentais para o subsídio da alimentação humana. É importante destacar que por se tratar de um ambiente de comercialização de mercadoria, oferece aos seus consumidores variadas e diversificadas opções, tanto de produtos quanto de preços, atendendo sempre à lógica de oferta e demanda e, por conseguinte, oportunizando as pessoas a consumirem conforme suas condições socioeconômicas[...]Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Abordagens sobre a condição de classe das juventudes da Amazônia(Universidade Federal do Pará, 2017-12) ALVES, João Paulo da Conceição; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de LimaEste trabalho analisa a inserção da(s) juventude(s) amazônica(s) no contexto social e a sua condição de classe. Como problema de pesquisa buscamos compreender: qual a condição de classe das juventudes da Amazônia, a partir da análise de dados oficiais sobre a(s) juventude(s) no estado do Pará? Para tanto, mediante a realização de pesquisa documental e a coleta de dados oficiais, foram organizadas as seguintes categorias de análise: Juventude urbana e violência; Juventude amazônida: trabalho/emprego e rendimentos; e Juventude amazônida e educação. A análise documental revelou que a juventude de origem trabalhadora paraense está fortemente submetida à violência urbana inclusive sob conseqüências fatais, possui uma inserção precoce e desqualificada no mercado de trabalho e que a escola não se coloca como uma alternativa capaz de promover uma formação mais humanizante a estes jovens.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Afetividade e aprendizagem escolar: reflexões acerca do processo ensino-aprendizagem(Universidade Federal do Pará, 2015-06) PEREIRA, Zildene FranciscaDiscutimos, neste artigo, a relação existente entre o processo de ensino-aprendizagem e a afetividade, a partir da teoria walloniana como nosso principal referente teórico. Para tanto temos como objetivos: discutir a importância da afetividade na prática pedagógica e conhecer os estágios de desenvolvimento, considerando o processo histórico do qual a criança faz parte. Compreender a afetividade para além do entendimento na maneira de agir maleável e suave faz com que possamos ampliar nosso conhecimento acerca desse conceito tão difundido, atualmente, nas práticas pedagógicas, mas nem sempre compreendido em toda sua amplitude. Desse modo, estudar essa temática é um desafo constante, pois são inúmeras as dificuldades impostas em sala de aula cotidianamente.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Afetividade e conhecimento: a apropriação da leitura e da escrita por uma mulher(Universidade Federal do Pará, 2007) FALABELO, Raimundo Nonato de OliveiraO texto procura analisar a inter-relação afetividade e conheciemento, por meio da narrativização de alguns episódios envolvendo uma aluna adulta.Funda-se ana abordagem histório-cultural desevolvida por Vigotski e na teoria da enunciação, de Bakhtin, que reconhecem que o homem é sujeito simbólico e que o social e o cultural - entre as quais a linguagem - sedenpenham um papael fundamental na constituição da vida psíquica, constituída pela indissociável inter-relação entre vida afetiva e cognitiva.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Afetividade e conhecimento: a apropriação da leitura e da escrita por uma mulher(Universidade Federal do Pará, 2005-01) FALABELO, Raimundo Nonato de OliveiraAFETIVIDADE E CONHECIMENTO: A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA POR UMA MULHERArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Agro y política en la Norpatagonia Argentina durante el peronismo (1946-1955)(Universidade Federal do Pará, 2020-09) RUFFINI, MarthaDurante setenta anos, a Patagônia Argentina foi um espaço centralizado sob o controle absoluto do estado nacional (1878-1955). Da mesma forma que os Territórios Federais no Brasil, a possibilidade de planos de desenvolvimento estava ligada aos interesses e prioridades do estado e aos setores dominantes nele representados. Durante o governo populista de Juan Domingo Perón (1946-1955), os Territórios Nacionais do sul foram convertidos em províncias autônomas, expandindo a cidadania política. Como parte do planejamento peronista, o espaço da Patagônia Norte mais negligenciado - o vale mais baixo do Rio Negro - recebeu os planos de desenvolvimento econômico focados na irrigação e na entrega de terras fiscais. O objetivo deste artigo é interpretar o papel da imprensa - no caso, o jornal La Nueva Era - durante o peronismo, como porta-voz das necessidades econômicas da região e promotora de direitos políticos para os habitantes. Neste artigo, usaremos a ferramenta metodológica da Análise Crítica do Discurso na perspectiva de Teun Van Dijk e a noção do jornal como ator político do cientista social uruguaio Héctor Borrat.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Água, vida e saberes na pesca(Universidade Federal do Pará, 2004-09) MORAES, Sérgio Cardoso deO artigo discute a construção e sistematização de conhecimentos pautados pela tradição, aqueles que tem por base a oralidade e as práticas cotidianas. Trata-se de saberesnão-científicos trandmitidos de geração a geração.Dentre as populações que se falem dessa forma de compreenção e comunicação com a natureza, elegemos os pescadores artesanais da Região do Baixo Tocantins, no Estado do Pará. Nos valemos de algumas entrevistas realizadas no ano de 2001 e da própria experiência de trabalho junta a populações ribeirinha nda Amazônia.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Águas Amazônicas e cosmografia dos beiradeiros da estação ecologica Terra do Meio(Universidade Federal do Pará, 2018) LOPES, Ana Débora da Silva; BARROS, Flávio BezerraNa primeira metade do século XX, em busca de trabalhos nos seringais, chegaram os primeiros moradores na região que viria a ser a Estação Ecológica Terra do Meio (EETM). Os seringueiros que lá permaneceram, aprenderam a conviver com as matas e rio, de forma que eles e seus descendentes passaram a viver no local. A realização de pesquisa de campo evidencia que as famílias utilizam as rabetas como transporte, vivendo em meio a fauna, flora e aos encantados que são parte de suas existências e um elemento fundamental para sua forma de ver e estar no mundo.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As águas e os ribeirinhos – beirando sua cultura e margeando seus saberes(Universidade Federal do Pará, 2014-08) TOUTONGE, Eliana Campos Pojo; ELIAS, Lina Gláucia Dantas; VILHENA, Maria de NazaréEste texto é uma reflexão sobre os ‘saberes das águas’ a partir do cotidiano e movimento dos ribeirinhos na dinâmica da Amazônia paraense. Resumidamente trata-se de elucidar os saberes das águas pelas representações dos moradores, seus modos de viver e estar no espaço-tempo dos rios, furos, igarapés e florestas, buscando contribuir para as discussões sobre a Educação Básica do campo no sentido de compreender como esses saberes se inserem na dinâmica educacional de forma a valorizar o desenvolvimento do ‘campo’ a partir das necessidades dos sujeitos ribeirinhos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento na eja sob a ótica discente: problematizando as práticas escolares(Universidade Federal do Pará, 2020-12) MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira; FREITAS, Léia Gonçalves deEsta pesquisa problematiza as possíveis dificuldades enfrentadas no percurso formativo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA de uma escola pública no município de Porto Moz – PA, cujo objetivo central foi analisar as prováveis dificuldades encontradas no processo de alfabetização e letramento, a partir da concepção dos alunos. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, acrescida de questionário semiestruturado aplicado aos alunos da 2.ª etapa da referida escola, que após analisado evidenciou os seguintes resultados: o processo de alfabetização e o letramento ocorrem desarticulados, evidenciando a existência apenas do primeiro ato, já que esse processo não compreende o mundo sociocultural dos estudantes; estes, por sua vez, percebem a aprendizagem da leitura e da escrita a partir da contextualização das práticas sociais, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado. E, embora os estudantes da EJA tenham percepção dessa articulação, reconhecem que na escola, há esforço dos docentes por trabalhar as experiências e as vivências comunitárias e profissionais dos alunos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Algumas considerações sobre a presença chinesa na Bolívia(Universidade Federal do Pará, 2020-04) SIQUEIRA, Diego PereiraEste artigo tem por objetivo entender o contexto sócio-econômico em que ocorre a penetração das empresas chinesas na Amazônia boliviana. Para isso, analisa tanto as estratégias do Estado chinês para a projeção de sua influência quanto o contexto interno boliviano, marcado pela ascensão ao comando do Estado de um partido de origem camponesa que promove um processo de acumulação capitalista de camadas populares (o capitalismo andino-amazônico, nas palavras do ex-vice presidente Garcia Linera) e cujo horizonte desenvolvimentista viu no capital chinês uma grande oportunidade para a entrada rápida de ingressos. No entanto, os custos ambientais e sociais da atuação das empresas chinesas têm sido elevados.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Algumas incursões em trabalhos produzidos no campo da história da leitura no Brasil(Universidade Federal do Pará, 2014-01) DUARTE, Raimunda Dias; ALVES, Laura Maria Silva AraújoNeste trabalho é feito um breve levantamento de teses desenvolvidas sobre a ‘história das práticas da leitura no Brasil’, referente ao período de 2003 a 2010, para investigar como esse objeto vem sendo tratado do ponto de vista teóricometodológico. O procedimento metodológico consistiu em um levantamento no banco de teses da CAPES e de três Instituições de Ensino Superior (IES) de teses vinculadas a programas de pós-graduação que desenvolvem pesquisas dentro da temática escolhida. Os resultados da investigação revelam que a abordagem teóricometodológica que orienta as pesquisas é a história cultural, principalmente os trabalhos introduzidos por Roger Chartier, com foco metodológico na pesquisa documental. Os dados revelam também que, das IES investigadas, esse tipo de abordagem teóricometodológica predomina na UNICAMP, em razão de essa instituição desenvolver projeto de grande envergadura voltado para a história da leitura.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Alimentação e religiosidades no romance menina que vem de Itaiara de Lindanor Celina(Universidade Federal do Pará, 2021-03) SARAIVA, Luis Junior Costa; SILVA, Paulo Sergio Oeiras da; CORRÊA, Jéssica do Socorro LeiteO trabalho traz reflexões sobre a relação entre alimentação e saúde no romance Menina que vem de Itaiara de Lindanor Celina. A personagem principal, Irene, descreve parte da sua infância e início de sua adolescência, com um cotidiano bem típico amazônico, entre os saberes culturais presente em toda obra, tendo como cenário a cidade de Itaiara, nome fictício da cidade de Bragança. Destacaremos alguns segmentos da narração que apresentam elementos importantes sobre a relação entre alimentação e religiosidades. A narrativa da obra é em primeira pessoa e a personagem principal descreve momentos de sua memória, momentos em que retrata a cultura patriarcal da época, apresentando valores e costumes religiosos locais. Como resultado da análise, percebe-se que a autora, deixa informações importantes já esquecidas, uma memória literária rica em conhecimento sobre alimentação e religiosidades e os diversos processos de cura.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Alternativas de manejo pesqueiro no lago da usina hidrelética de Tucuruí/PA(Universidade Federal do Pará, 2019-04) ALMEIDA, Neila de Jesus RibeiroEsta pesquisa aborda discussões sobre o uso e acesso aos recursos pesqueiros no Lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, no sudeste paraense. Busca reflexões sobre a conservação de recurso pesqueiro em Unidades de Conservação de Uso Sustentável a partir de alternativas de manejo comunitário do tucunaré - Cichla spp. A partir da ausência de um plano de manejo na reserva, pretende-se verificar alternativas de criação de um manejo comunitário a partir dos anseios da Associação dos Pescadores do Lago de Tucuruí APLP e observar a importância do plano de manejo comunitário na reserva a partir de acordos de pesca. Desta forma, é necessário recorrer a teóricos que estudam este tema, buscando conceitos a partir das reflexões sobre o uso e acesso dos recursos que apontam para as perspectivas do co-manejo, tanto de forma mais ampla como de experiências em cenários amazônicos, onde a maioria dos estudos apontam para o manejo eficaz pautado na gestão participativa, a partir de acordos de pesca, mas principalmente utilizando-se o manejo comunitário.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Amazônia: inferno verde ou paraíso perdido? cenário e território na literatura escrita por Alberto Rangel e Euclides da Cunha(Universidade Federal do Pará, 2017-09) QUEIROZ, José Francisco da SilvaA representação da Amazônia seja feita pela ótica estrangeira, seja pelo olhar autóctone, manifesta-se de forma equivocada, quando não perniciosa. Um imaginário, ora fantasioso, ora infernal instituiu-se ao longo de uma histórica repetição de (pré) conceitos e estereótipos. A literatura, em alguns casos, serviu a essa estandardização na tentativa de entender e explicar a região amazônica. Os primeiros textos literários que colocaram a Amazônia em foco no cenário literário nacional estão ligados aos princípios positivistas em voga no século XIX e inserem-se concomitantemente na tradição literária realista-naturalista. Na discussão de Inferno Verde (1908) e À margem da história (1909), respectivamente escritos por Alberto Rangel e Euclides da Cunha; nós podemos encontrar duas perspectivas interpretativas: um lugar terrível ou um paradisíaco. Nesse artigo, nós iremos discutir as bases ideológicas presentes no discurso paratextual (GENETTE, 2009) responsável por dar suporte a essa caracterização infernal ou paradisíaca da Amazônia; questionando até que ponto o discurso narrativo (Fictionality/Factuality) (STIERLE, 2002; SCHMID, 2010) pretende ser considerado como representativo do espaço e das sociedades que habitaram a Amazônia em certo contexto histórico.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Os amigos da branquinha: entre a repressão e a resistência(Universidade Federal do Pará, 2014-12) MARTINS, Amilcar de SouzaA partir da década de 30, com a emergência de Getúlio Vargas ao poder foi criado um projeto de idealização do trabalhador brasileiro, onde hábitos como o consumo de bebidas deveria ser controlado. No Pará esse projeto de disciplinarização do trabalhador ganhou força na interventoria de Magalhães Barata, que proibiu o consumo e comércio de aguardente, interferindo numa prática comum entre as camadas populares do ParáArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) "Amor de Maria", Inglês de Sousa: uma leitura sob a perspectiva de gênero(Universidade Federal do Pará, 2008-06) ARAÚJO, Israel FonsecaO presente artigo trata de uma leitura literária da narrativa “Amor de Maria”, de Inglês de Sousa. Mais especificamente, de uma leitura da atuação da personagem Mariquinha, a nuclear daquele conto, sob a ótica de Gênero. Através de um estudo exploratório e do método de análise de conteúdo (em mensagens que utilizam o código lingüístico), bem como da leitura de autores (as) da teorização da Literatura e do campo de teorização e de investigação chamado de Estudos Culturais, tendo como centro o viés de análise o gênero, concluiu-se que o narrador da história “pinta” Mariquinha de forma pejorativa, ao se referir à sua saga de forma sarcástica, demonstrando uma postura sexista, em que ele aponta para a moça apenas a feminilidade hegemônica, na qual a personagem deveria ter o casamento (heterossexual) como prática certa para o seu futuro de mulher vilabelense. Percebeu-se, igualmente, que Mariquinha transgride a essa “regra”, ao recusar vários pedidos de casamento, tão logo chega aos dezoito anos.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Análise das atividades propostas em livros de língua portuguesa do 9° ano do ensino fundamental: estudo com base na linguística aplicada(Universidade Federal do Pará, 2019-12) MORAES, Benedito Júlio; COSTA, Naír Miranda da; SÁ, Talita Rodrigues deEsta pesquisa tem como objetivo analisar atividades que compõe o livro didático de Língua portuguesa, buscando verificar se a elaboração das mesmas é feita com base nos conceitos de Linguística Aplicada. A metodologia está pautada na revisão bibliográfica sobre o tema, visto que ela permite a observação de aspectos conceituais, de conteúdo e de relevância da produção, bem como dos padrões da construção científica e das considerações pertinentes à investigação e pesquisa documental em livros didáticos de Língua Portuguesa do 9° ano do ensino fundamental. A seleção dos livros didáticos foi feita com base nos seguintes critérios: estruturação, bases teóricas, relevância do conteúdo. A análise das obras nos permite concluir que a oportunidade de conhecer e comparar a estrutura que compõe os livros didáticos, amparados pela Linguística Aplicada, possibilita-nos tecer reflexões quanto às concepções linguísticas que são importantes ao processo de construção e organização do livro didático.
