Margens: Revista Interdisciplinar do PPGCITI
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/12578
A Revista Margens Interdisciplinar é um periódico criado no Campus de Abaetetuba no ano de 2004, pelo Núcleo de Pesquisa, coordenado pelo professor Dr. Otaviano, inicialmente a revista tinha a função de realizar a divulgação científica de professores e alunos da Universidade Federal do Pará, com o passar dos anos a revista que era publicada somento no formato impresso, foi ganhando importância e reconhecimento acadêmico até que no ano de 2015 migrou para o formato digital. Nesses 11 anos, foram publicados 13 números. Somente em 2013 é que a revista Margens conseguiu respeitar a periodicidade semestral. Nesses últimos três anos tem sido lançados dois números por ano. Sempre no formato de dossiê temático a revista foi a primeira revista científica da UFPA, editada e publicada em um dos 9 CAMPI da UFPA, localizada no inteiro do estado do Pará. Em 2016, além dos dois volumes anuais, teremos um número especial em comemoração ao 10 ano em que o periódico publica regularmente.
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Navegando Margens: Revista Interdisciplinar do PPGCITI por Autor "ABREU, Waldir Ferreira de"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Conhecimento e educação na pós-modernidade(Universidade Federal do Pará, 2013-04) OLIVEIRA, Cássia Araújo de; ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião BezerraEste artigo tem como principal objetivo demonstrar a influência da ideia de pós-modernidade para o conhecimento e, por conseguinte, para a educação. A pósmodernidade na esfera do conhecimento e da educação possui uma dimensão críticareflexiva, principalmente porque a expressão “pós-modernidade” problematiza o moderno e se faz presente em muitas situações como ruptura da própria modernidade. A proposta do artigo é a crítica que a ideia de pós-modernidade oferece como produção de conhecimento em educação, na medida em que os efeitos da pós-modernidade surgem como destaque no debate atual de conhecimento em educação. Para a metodologia do artigo utilizou-se de pesquisas bibliográficas, apoiadas em Gallo (2006), Pagni (2006) e Habermas (2000). O artigo busca compreender, de modo particular em que sentido a educação se insere na ideia de pós-modernidade.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Currículo, cultura e educação: a realidade insular do currículo em Belém(Universidade Federal do Pará, 2015-06) GONÇALVES, Micheli Suellen Neves; ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião BezerraEste artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica, que busca problematizar as influências da cultura ribeirinha no currículo das escolas ribeirinhas de Belém, traçando como objetivo refletir sobre o currículo escolar nessas escolas. Qual identidade está expressa nesse currículo? Quais as contribuições do currículo pra a formação cultural e social dos sujeitos ribeirinhos de Belém? A pesquisa é de cunho qualitativo e adota como percurso metodológico a pesquisa bibliográfica, utilizando como base autores como Moreira e Silva (1995), Josenilda Silva J. (1993), Freire J. (2002), Fraxe (2004), Hage (2005) e Oliveira I. (2007 e 2008). Como resultado identificamos que redimensionar o currículo para atender a realidade sociocultural das comunidades ribeirinhas é mais do que um desafio epistemológico, de dar validade curricular a conhecimentos que são específicos e necessários a tal realidade, mas um desafio político de fazer valer direitos do cidadão a uma educação de qualidade e persuadir em prol da necessidade de um currículo que atenda efetivamente as singularidades da realidade ribeirinhaArtigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Estudo de caso como metodologia de pesquisa no cotidiano escolares: abordagem qualitativa(Universidade Federal do Pará, 2004-09) ABREU, Waldir Ferreira de; SILVA, Hiléia Lúcia Gama daO estudo está centrado na exposição da metodologia empregada no Trabalho de Conclusão de curso de Licenciatura Plena em Pedagogia no Campus Universitário do Baixo Tocantis, cujo título é “A disciplina na escola como questão teórica e prática: Um estudo de caso no Centro Educaional Olímpios – Vila dos Cabanos / Barcarena/PA”. O artigo objetiva mostrar como a problematização se articula com a determinação metodológica. Sobretudo busca apontar a importância do emprego do estudo de caso na pesquisa empírica do fenômeno educativo.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Evasão e fracasso na educação do campo: estudo de uma escola rural(Universidade Federal do Pará, 2009-06) ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra; SILVA, Maria Domingas M. daA pesquisa trata da evasão escolar em uma escola da zona rural do município de Concórdia do Pará. Constatou-se que as crianças participam da produção agrícola com seus familiares e, no período de colheita, elas se ausentam das atividades escolares para a vida produtiva da comunidade. O principal objetivo da investigação foi analisar as causas da evasão na Escola Santa Maria I, na zona rural do município de Concórdia do Pará. A pesquisa usou a abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturas com professores, alunos e famílias dos alunos, com a finalidade de compreender o proquê de a evasão escolar ser tão frequente na zona rural do minicípio, principalmente na escola localizada na comunidae Santa Maria I. Concluímos que o modelo educacional proposto pela Secretaria Municipal de Educação de Concórdia está descontextualizado da realidade da comunidade Santa Maria, assim como o currículo escolar não atende às necessidades da zona rural de Concórdia do Pará.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A história da construção do estatuto da criança e do adolescente e a política de atendimento: reflexões para o debate(Universidade Federal do Pará, 2004-01) ABREU, Waldir Ferreira deO artigo trata sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente fazendo um breve histórico sobre o mesmo. É um artigo que procura provocar nos leitores o interesse em voltar a discutir o ECA. Filaliza falando das políticas de atendimento estabelecidas pelo Estatuto e da redução da maioridade penal.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) História de vida como metodologia de pesquisa: o relato de vida de um menino de rua da Praça da República em Belém do Pará(Universidade Federal do Pará, 2004-09) ABREU, Waldir Ferreira deO artigo aborda a história de vida como metodologia de pesquisa, procura mostrar que essa metodologia tem como finalidade relatar a vida, não somente de pessoas ilustres mas também do homem comum, sem se preocupar com a autenticidade dos fatos. Faz o relato da história de vida de um menino de rua da Praça da República, em Belém do Pará, e finaliza tecendo algumas considerações a respeito do relato de vida feito pelo menino.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A ludicidade no desenvolvimento da criança: uma experiência de iniciação científica(Universidade Federal do Pará, 2014-08) ABREU, Waldir Ferreira de; OLIVEIRA, Damião Bezerra; ABREU, Aline; ALMEIDA, Aline; ROBERTO, Adriano; OLIVEIRA, Berline; DÁCIO, Ígora Irma Santos; MAIA, Jessica; SANTOS, Juliana; SILVA, Juliete; FERREIRA, Mirene; ASSIS, Ruth; PEREIRA, Sirley; VERAS, VictóriaA atividade lúdica na educação, representada por jogos e brincadeiras, pode desenvolver o aprendizado da criança na sala de aula. O lúdico se apresenta como ferramenta de ensino para o desempenho e o desenvolvimento integral das crianças, proporcionando momentos de alegria, aprendizado e comprometimento com o aprender. O artigo é resultado das atividades de iniciação científica desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/CNPq/UFPA, vinculado ao projeto de extensão, coordenado pelos professores Waldir Ferreira de Abreu e Damião Bezerra Oliveira: O lúdico como recurso didático na formação da criança. Tem como objetivo discutir a importância do lúdico no processo de desenvolvimento da criança, sobretudo na Educação Infantil, e apresentar as atividades lúdicas desenvolvidas com as crianças das escolas dos rios Quianduba e Ajuaí, em uma oficina sobre o lúdico.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Saberes e autonomia docente: um diálogo entre elementos imprescindíveis à formação do professor(Universidade Federal do Pará, 2020-12) CARMO, Nilce Pantoja do; ABREU, Waldir Ferreira deO presente trabalho faz-se como um desdobramento da dissertação “Um rio no caminho: processos de escolarização de alunos ribeirinhos em contexto escolar urbano”, apresentada em 2019 como critério avaliativo do título de Mestre em Educação ao Programa de Pós-Graduação em Educação (do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará). Neste ínterim, “Saberes e autonomia docente: um diálogo entre elementos imprescindíveis à formação do professor”, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que objetiva compreender as relações peculiares aos saberes e à autonomia, discorrendo sobre como essa interação vem se constituindo no processo de formação do professor. Para tanto, buscou-se aporte nos trabalhos de Freire (1996), Contreras (2002) e Tardif (2014), autores que se debruçaram na abordagem de tais categorias (saberes e autonomia) vinculadas ao contexto formativo daqueles que estão afrente da prática educativa formal dos sujeitos. Os resultados do estudo apontam que a constituição da autonomia se associa diretamente ao aguçar dos saberes. Assim, a formação do professor deve considerar a relevância dos saberes como basilares ao fomento da autonomia docente.
