Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/14293
Navegar
Navegando Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS por Autor "FURTADO, Letícia dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O currículo e o trabalho pedagógico no curso de Pedagogia(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) FURTADO, Letícia dos Santos; VIANA, Maria Eduarda OliveiraO presente artigo analisa o currículo e o trabalho pedagógico no curso de Pedagogia. Entendemos que o currículo e caracterizado por descrições complexas de interação, ele é algo indefinido que se caracteriza por de diferentes formas tendo como finalidade uma educação como forma de controle e organização social, onde se forma para o mercado de trabalho. Objetiva-se promover conjecturas sobre a importância da compreensão do currículo para os educadores, além de desenvolver a aprendizado das diferentes características do currículo para assim compreendê-lo. Em termos metodoló- gicos, primeiro realizamos pesquisa bibliográfica e em sequencia utilizamos a aplicação de questionários com alunos da turma de pedagogia, apenas após o desenvolvimento da disciplina Currículo e trabalho pedagógico, para obtermos as informações concretas sobre a compreensão destes a respeito do currículo e, de qual forma o aprendizado deste significou na sua formação acadêmica e social. Registre-se que o lócus da pesqui- sa foi o Campus Universitário do Tocantins/Cametá, sendo delimitada uma turma de Pedagogia ofertada pelo Campus mais especifico com uma turma de pedagogia 2017, a qual estuda no turno da noite. No decorrer deste trabalho podemos constatar que o currículo se evidência em diferentes práticas, experiências e métodos pedagógicos, no qual se caracteriza os valores e a organização do indivíduo em sociedade. O trabalho foi desenvolvido através de levantamentos bibliográficos que identificaram as formas específicas em que as teorias do currículo se definem. Para embasamento da pesquisa buscamos suporte em SILVA, 2003; SACRISTÁN, 2000; LOPES, 2011; SANTOMÉ, 1995 dentre outros que discutem sobre a temática.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A influência do transporte escolar no processo ensino e aprendizado dos estudantes das ilhas de Cametá-PA(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) FURTADO, Letícia dos Santos; PEREIRA, Edir Augusto DiasO trabalho analisa como o transporte escolar fluvial afeta o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes ribeirinhos em Cametá, através de levantamento bibliográfico, trabalhos de campo com a utilização de questionários e o georreferenciamento das escolas visitadas. Refletindo as condições territoriais, econômicas, ecológicas, culturais e políticas que condicionam o transporte escolar nas ilhas cametaenses, com o levantamento e a sistematização desses dados qualitativos e quantitativos obtivemos o conhecimento desta territorialidade. O mapeamento participativo e as tecnologias de geoprocessamento vêm influenciando não só na criação de mapas participativos, mas no desenvolvimento de pessoas capazes de formular uma política pública implicando na regulamentação, segurança e qualificação necessária no meio sócio-educacional. Resultando parcialmente na identificação de que o transporte escolar é absolutamente importante para o processo educacional, mas sofre um funcionamento baseado em varias lógica como ecológica, política, econômica e territorial.
