Trabalhos Apresentados em Eventos - FAED/CUNTINS
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/14293
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O ProJovem Urbano como política pública de educação: análises sobre o processo de escolarização e inserção profissional dos egressos no município de Cametá(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) CARDOSO, Adriana Viana ValenteO presente trabalho trata sobre uma proposta de pesquisa com o ProJovem Urbano numa perspectiva da escolarização e inserção profissional de jovens egressos no município de Cametá. Esta política oferta a possibilidade de o jovem concluir o ensi- no fundamental numa proposta curricular que integra educação básica, formação técni- ca e participação cidadã. A investigação está estribada na perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa e do tipo estudo de caso. Este texto tem como proposito socializar a proposta de pesquisa, bem como apresentar suas primeiras impressões.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Algumas convergências de ideias entre Paulo Freire e Amílcar Cabral(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) FURTADO, Daniela Santos; RAMOS, Sirlane de Jesus Damasceno; RODRIGUES, Fabrícia AlfaiaEste artigo é uma reflexão teórica sobre algumas convergências de ideias entre Cabral e Freire, dois educadores que com sua práxis contribuíram para a libertação das racionalidades que os colonizadores enraizaram nas mentes dos “ex-colonizados” (o povo africano). Dentre as convergências discutidas no texto estão: primeiro que Cabral e Freire são atores da práxis revolucionária, uma vez que ambos lutavam intransigentemente contra todas as formas de opressão em defesa da autoconscientização; segundo, que os mesmos são educadores da emancipação, da descolonização das mentes e corações e por isso defendem um educação emancipadora. Cabral e Freire foram educadores da libertação, e nesse educar, a maior convergência de todas é que não usavam apenas o conhecimento, a experiência, a práxis, a educação, a cultura como “armas” no processo de emancipação do homem; mas eram guiados pelo coração.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o mundo do trabalho e suas implicações no Sistema Modular de Ensino no município de Cametá, baixo Tocantins(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) WANZELER, Adelmo Viana; PANTOJA, Airton Pereira; SANTOS, Denise dos Santos; RODRIGUES, Doriedson do SocorroO presente trabalho busca analisar o desenvolvimento do Ensino Médio na zona rural do município Cametá-PA, partindo do Sistema de Organização Modular de Ensino – SOME – da Secretaria Estadual de Educação, investigando suas implicações no contexto a qual faz parte, levando em consideração as Metamorfoses do Mundo do Trabalho, o contexto político, econômico e cultural da sociedade, mediado pelo avanço da ciência e da tecnologia, e quanto isso interfere nas relações de educação e trabalho. Para compreendermos o exposto faz-se necessário remeter-se à concepção de trabalho que vem sendo construída e alterada ao longo da história de acordo com a visão de mundo vigente em cada sociedade. Entende-se que a educação atualmente corresponde a uma visão predominantemente capitalista de produção. A pesquisa mostra o processo histórico da modalidade de ensino- SOME e como o processo político atinge essa etapa da educação básica, a qual passa por constantes processos de mudanças e reformas, por disputas de interesses.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O Sistema de Organização Modular de Ensino: saberes sociais, processos formativos e as implicações das metamorfoses do mundo do trabalho, na perspectiva de jovens estudantes trabalhadores(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) PANTOJA, Airton Pereira; WANZELER, Adelmo Viana; SANTOS, Denise dos SantosNo presente trabalho investigamos como se realiza dialeticamente, nos pro- cessos formativos do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino do Estado do Pará (SOME), no contexto rural do Município de Cametá, a articulação entre Saberes Sociais dos Jovens matriculados nesse Ensino Médio – fruto da rede de relações resultantes da unidade trabalho-educação por eles vivenciada – e as metamorfoses do mundo do tra- balho, decorrentes do modo de produção capitalista, também presentes nesse Sistema Modular de Ensino, por meio de valores, atitudes, habilidades e conhecimentos, que se materializam em procedimentos de ensino, nos processos de avaliação, nas perspecti- vas curriculares desenvolvidas nas atividades docentes aí realizadas.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Saberes do trabalho da pesca como instrumento de consciência de classe entre juventude no contexto da Colônia de Pescadores Artesanais Z-16 - Cametá(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) VALENTE, Anderson de Jesus Gomes; MARTINS, Egídio; RODRIGUES, Doriedson do SocorroO presente estudo analisa os “Saberes do Trabalho da Pesca e Consciência de Classe de juventude no contexto da Colônia de Pescadores Artesanais Z-16 – Cametá/ Pará”. Problematiza como os saberes do trabalho da pesca atua na configuração de consciência de classe para si entre juventude pescadora do município de Cametá, por meio da Colônia de Pescadores Artesanais Z-16. Quanto à metodologia, nos apoiamos na abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso (BOGDAN & BIKLEN, 1994), ar- ticulando-se teoria e empiria a fim de se apreender a essência do real (KOSIK, 2002). Objetivou-se identificar o perfil social, econômico, político e cultural da juventude en- volvida em rede de relações sociais mediadas pelo mundo da pesca artesanal no mu- nicípio de Cametá. Assim, como resposta para nossas inquietações, concluímos que os saberes denunciam a realidade, e consequentemente contribuem para a organização social da juventude trabalhadores-pescadores.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A visibilidade através da atuação política dos movimentos sociais dos pescadores artesanais: lutas, desafios e práticas educativas na região tocantina(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) MORAES, José Elielton Mendes; BARRA, Jose Domingos Fernandes; PRASERES, Romário Ribeiro dosEste artigo tem por objetivo fazer uma reflexão e enfatizar a caracterização dos movimentos sociais, as lutas, desafios e práticas educativas dos pescadores artesanais na Amazônia tocantina. Utilizamos para análise autores como GOHN (2014), COSTA (2002), além de informações coletadas na Colônia de Pescadores Z-16 de Cametá. Os resultados obtidos apontam para a importância dos movimentos sociais na luta pela legitimidade dos direitos das pessoas que vivem da pesca, que moram no campo, da classe trabalhadora. Ficou evidente que no âmbito dos movimentos existe um proces- so de construção de uma identidade marcada por saberes, vivências e de uma prática singular, mas que abrange toda a estrutura da comunidade ribeirinha. Os movimentos sociais, como organização, são inseparáveis da história da categoria de pescadores do município de Cametá/Pa, trata-se de uma coletividade de indivíduos que se articulam em busca de uma “contra-hegemonia”, ressignificando sua própria história. Além disso, a participação dos movimentos sociais tem grande influência e papel significativo na educação da região, através de projetos como o “Pescando o saber”, desenvolvido pela Colônia Z-16, o que evidência o seu caráter participativo e transformador para com a comunidade local.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A atribuição do pedagogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS/Cametá)(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) FERREIRA, Ana Cláudia Valente; BARRA, Aida S.; COSTA, Damaris Botelho daO presente artigo de investigação surgiu no estágio supervisionado em am- biente não escolar que faz parte do desenho curricular do Curso de Pedagogia da Uni- versidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário do Tocantins Cametá, turma 2015 intervalar. O estágio em ambiente não escolar é componente obrigatório para a formação acadêmica e profissional dos alunos sendo um complemento do aprendizado obtido em sala de aula. Dessa forma, houve a necessidade de investigar sobre qual o papel no pedagogo no ambiente não escolar, em especial no Centro de referência de assistência social CRAS, localizado no Bairro nova Cametá. O principal objetivo foi buscar respostas para várias indagações que surgiram: qual a atribuição do pedagogo nesse ambiente? as principais dificuldades e desafios enfrentados? E qual o plano de ação? Corroborando com diversos autores, tais como Libâneo, Freire e Gohn que tam- bém discutem sobre a educação não formal, ou seja, fora do ambiente escolar, podemos depreender que o papel do pedagogo nesse novo campo de atuação, demonstra o ca- ráter multifacetado da profissão que ultrapassa a atividade docente por entre os muros escolares e que não se resume à relação educador-educando. A ação pedagógica deve direcionar-se à emancipação dos sujeitos nos diversos espaços.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O currículo e o trabalho pedagógico no curso de Pedagogia(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) FURTADO, Letícia dos Santos; VIANA, Maria Eduarda OliveiraO presente artigo analisa o currículo e o trabalho pedagógico no curso de Pedagogia. Entendemos que o currículo e caracterizado por descrições complexas de interação, ele é algo indefinido que se caracteriza por de diferentes formas tendo como finalidade uma educação como forma de controle e organização social, onde se forma para o mercado de trabalho. Objetiva-se promover conjecturas sobre a importância da compreensão do currículo para os educadores, além de desenvolver a aprendizado das diferentes características do currículo para assim compreendê-lo. Em termos metodoló- gicos, primeiro realizamos pesquisa bibliográfica e em sequencia utilizamos a aplicação de questionários com alunos da turma de pedagogia, apenas após o desenvolvimento da disciplina Currículo e trabalho pedagógico, para obtermos as informações concretas sobre a compreensão destes a respeito do currículo e, de qual forma o aprendizado deste significou na sua formação acadêmica e social. Registre-se que o lócus da pesqui- sa foi o Campus Universitário do Tocantins/Cametá, sendo delimitada uma turma de Pedagogia ofertada pelo Campus mais especifico com uma turma de pedagogia 2017, a qual estuda no turno da noite. No decorrer deste trabalho podemos constatar que o currículo se evidência em diferentes práticas, experiências e métodos pedagógicos, no qual se caracteriza os valores e a organização do indivíduo em sociedade. O trabalho foi desenvolvido através de levantamentos bibliográficos que identificaram as formas específicas em que as teorias do currículo se definem. Para embasamento da pesquisa buscamos suporte em SILVA, 2003; SACRISTÁN, 2000; LOPES, 2011; SANTOMÉ, 1995 dentre outros que discutem sobre a temática.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Pesquisando a linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições de Vigotski a uma pedagogia da significação(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) BASTO, Marli Pantoja; BATISTA, Bruna Tenório; FALABELO, Raimundo Nonato de OliveiraO presente trabalho vem falar sobre a mediação das dimensões afetivas e emocionais no desenvolvimento da linguagem e da escrita, buscando o desenvolvi- mento do ser social, como forma de interação e disseminação de conhecimentos, tendo como base os estudos de Vigotski referente a cognição e a palavra, onde estas estão internamente ligadas, estou pesquisando o desenvolvimento da linguagem nos anos ini- ciais do ensino fundamental a uma pedagogia da significação, investigando as práticas de ensino da linguagem (leitura e escrita) nos anos inicias e sua relação com os saberes cotidianos/conhecimentos prévios das crianças, buscando identificar as manifestações afetivas e emocionais que se dão a ver nas relações de aprendizagem da linguagem.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Jogar e brincar só se pontuar(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) PRASERES, Romário Ribeiro dos; SOUSA, Jhenifer Machado; FERREIRA, Gleiciane CardosoEste artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de cam- po e de um estudo descritivo qualitativo realizado através de observação participante em uma escola pública da rede municipal de ensino de Cametá que atende crianças de Educação Infantil. Utilizamos para análise, documentos oficiais como as DCNEI, au- tores como Oliveira (2012) para a análise dos dados utilizamos fotografias e diálogos a fim de compreender como os jogos e as brincadeiras se articulam ao currículo tendo em vista as necessidades próprias da infância. Os resultados apontam para uma pontualida- de com que os jogos e brincadeiras acontecem reservando-se e definindo-se o tempo e o espaço para acontecerem, assim como há uma desarticulação com a prática educativa em virtude de uma formação continuada que ainda não contempla a reflexão e análise do fazer docente. Apresenta ainda como os desafios quanto a estrutura física das escolas interfere na utilização dos jogos e brincadeiras e os poucos recursos disponíveis para que os professores realizem o trabalho o que define por fim um currículo da educação Infantil.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Importância da formação continuada e gestão democrática na escola contemporânea(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) VELOSO, Ana Maria de Freitas; GUIMARÃES, Bianca Portilho; COSTA, José Alex Barreiros daO presente artigo, busca analisar o trabalho do coordenador pedagógico com foco em duas ações, sendo estas: a formação continuada e a efetiva participação da comunidade escolar (direção, professores, pais, alunos e comunidade local). Para um melhor desenvolvimento desse trabalho, além de embasamentos teóricos, foi realizada uma pesquisa de campo na escola Centro Educacional Amiguinhos em Cristo no mu- nicípio de Cametá-PA. Sabemos que o campo de atuação do coordenador pedagógico é muito amplo, tendo este a função de articulador, formador e transformador. Frente aos desafios que surgem com as novas concepções da contemporaneidade, é responsável por oferecer condições que viabilizam o trabalho coletivo com o corpo docente para o desenvolvimento das propostas curriculares, ajudando também os mesmos a serem reflexivos e críticos em suas práticas. Não obstante, outro desafio deste profissional se refere ao planejamento coletivo democrático, sabemos que este é de suma importância no sistema de ensino escolar, pois todos os envolvidos no processo possuem direito de posicionamento em razão das atividades desenvolvida no âmbito educacional, prevale- cendo assim a gestão democrática.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Análise da gestão democrática das unidades educacionais no município de Bragança(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) SILVA, Zenúbia Oliveira; TRINDADE, Joana Keylla; SANTOS, Virgílio Neto Leão dosEste artigo aborda os aspectos teóricos que norteiam o processo de gestão democrática dentro das unidades educacionais de Bragança. Tratar desse tema envol- verá vários aspectos gerenciais e organizacionais das unidades educacionais envolvidas neste trabalho, pois, sabe-se que a gestão democrática nas escolas requer a participação efetiva de todos os segmentos que fazem parte da Comunidade escolar: estudantes, pais, administrativo, direção escolar etc., além disso, no âmbito das unidades educacio- nais envolve também a administração de recursos materiais, financeiros e humanos que precisam ser organizados em prol do êxito dos processos e dos resultados que, no caso específico da escola, estão relacionados à melhoria da qualidade do ensino e da apren- dizagem de todos os alunos. O trabalho traz como objetivo compreender os processos administrativos e as relações dos sujeitos presentes nas escolas em sua totalidade, na perspectiva de uma democratização na gestão. Metodologicamente foram feitas entre- vistas semiestruturadas junto a Gestor do Município e com base em pesquisas biblio- gráficas, tendo a apreciação de conteúdo como procedimentos de análise. É fundamen- tal compreender a questão da gestão democrática para além do seu aspecto conceitual, considerando como um dos princípios para a Educação brasileira, já regulamentada por leis complementares como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional da Educação.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Historiografia da educação especial/inclusiva no município de Cametá(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) ASSUNÇÃO, Alice Marques; COSTA, Railma SantiagoO presente trabalho busca enfatizar os resultados da pesquisa que objetivou (re) fazer o percurso historiográfico da implementação da educação especial/inclusiva no município de Cametá – Pará. A pesquisa foi resultado do trabalho de campo desenvolvido pelas acadêmicas do Curso de Pedagogia, da turma 2017, Intensivo, Campus Universitário do Tocantins – Cametá/UFPA, dentro das atividades da disciplina História da Educação Brasileira e da Amazônia. O estudo fundamentou-se em autores que falam sobre histórias orais como Alberti (1989), historiografia Rago (1995), Lakatos (2003) sobre pesquisa de campo, e Mazzotta (2005) sobre educação especial/inclusiva, dentre outros. A coleta de dados ocorreu através do mapeamento de artigos e narrativas de atuais professores que atuaram/atuam na educação especial/inclusiva do município, através da realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados revelaram uma carência no registro escrito da história da Educação especial/inclusiva do município que se trata de um importante passado esquecido e não registrado para a História da Educação local. O trabalho buscou a partir de relatos orais recuperar e registrar um pouco dessa história e desse modo contribuir para as questões do presente que desafiam a educação Especial/Inclusiva no município.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Os desafios do coordenador pedagógico no âmbito escolar: o coordenar com diálogo(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) MONTEIRO, Eldieni Martins; GOMES, Viviane Teles; VALENTE, Maiane da SilvaEste artigo tem como objetivo abordar os desafios do coordenador pedagógico em duas escolas, na qual funciona a educação infantil e o fundamental maior e menor, bem como apresentar alguns elementos adquiridos a partir da entrevista realizada com duas coordenadoras e uma professora das respectivas escolas, norteando-se à luz da seguinte problematização: a resistência de muitos professores no que diz respeito ao trabalho que o coordenador pedagógico quer desenvolver com estes. Neste artigo de cunho bibliográfico e entrevista semiestruturada de abordagem qualitativa serão apresentados alguns conceitos sobre coordenação pedagógica e a importância do diálogo entre coordenadores, professores, alunos, gestores e a comunidade em geral. Portanto, este trabalho se orienta a partir das concepções da coordenadora e professora entrevistadas.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Ética da alteridade na obra literária de Dalcídio Jurandir(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) VIANA, Bruno da Silva; MIRANDA, José Valdinei AlbuquerqueA arte literária constituise como fator primordial na compreensão e direcionamento da humanidade, a reconfiguração do pensamento artístico por intermédio dos diálogos entre a Arte e outras áreas do conhecimento propicia o surgimento de possíveis estudos, antropológicos, historiográficos, hermenêuticos e muitos outros, construindo assim, uma associação de ideias que se entrelaçam e se comprometem na produção de um saber de qualidade. A partir deste pressuposto a composição literária ganha uma dupla dimensão; à estética e a ética. Coube a nossos estudos compreender melhor a responsabilidade do escritor Dalcídio Jurandir ao escrever o ciclo literário “Extremo Norte” e perceber por meio de suas personagens, suas manifestações e diálogos, o pleno exercício de comprometimento ético do respectivo escritor em meio aos seus contextos, (rural/ribeirinho, urbano e educacional/formativo). Tal compreensão se fez possível por meio de uma peneira sinuosa em alguns romances do ciclo, entre eles; Chove nos Campos de Cachoeira, Três casas e um Rio e Primeira Manhã, navegando inclusive por suas entrelinhas, amparado pela Filosofia de Emmanuel Levinas em paralelo com a Educação. Junto a esta proposta e em meio ao deleite nas obras do escritor, surge o seguinte questionamento: a quem se destina a composição literária de Dalcídio?... E através das leituras interpretativas das suas obras chegouse a seguinte resposta: “destinase ao destino dos (outros)” que assumem junto a Dalcídio a construção de uma formação não egoísta, mas, compartilhada.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A magia da literatura no ensino fundamental: o áudio como recurso tecnológico no ensino aprendizagem(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) VALENTE, Jéssica Baia; XAVIER, Beatriz Baia; PRAZERES, José Afonso Pinheiro dos; MONTEIRO, Tatiane Larissa FurtadoO presente artigo traz como título “A magia da literatura no ensino fundamental: o áudio como recurso tecnológico no ensino aprendizagem”. O objetivo principal desta investigação foi de compreender como os alunos do Ensino Fundamental podem despertar o interesse e o gosto pela leitura, ampliando assim o universo linguístico, a imaginação e a criatividade, por meio da literatura. A metodologia utilizada nesta pesquisa ancorou-se no estudo bibliográfico e na pesquisa de campo, mediada pela análise dados. No referencial teórico utilizou-se alguns autores renomados no assunto como: CADEMARTORI (2010); KENSKY (2012). MORAN (2013). Os resultados da pesquisa demonstraram que ao ouvir histórias, as crianças passaram a ter um interesse maior pela leitura, tiveram curiosidades, ideias e sentiram emoções no decorrer da narração, puderam ainda enxergar o imaginário, além de desenvolverem a oralidade e a escrita. Nesse sentido, concluímos que é primordial propiciar ao aluno entusiasmo para que o processo do aprender aconteça em todos os sentidos e de forma prazerosa.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A tecnologia educacional como ferramenta de inclusão para aluno com deficiência do Ensino Fundamental da EMEF Vereador Abelardo Leão(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) MACHADO, Vera Lúcia PantojaEste trabalho apresenta uma pesquisa ainda em andamento, voltado para investigar o ensino dos alunos com deficiência e como a tecnologia educacional pode contribuir para inclusão desses alunos, com objetivo de reconhecer que a tecnologia educacional é uma ferramenta que pode ajudar o professor a diminuir as barreiras sociais dos deficientes. Nessa pesquisa estarão envolvidos estudantes com deficiências do ensino fundamental e professores com ou sem formação especifica na área da Educação Inclusiva, apontando a importância da inclusão no ambiente escolar dos alunos com deficiência, destacando as transformações que vem ocorrendo na EMEF Abelardo Leão, principalmente decorrente das inovações tecnológicas.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A influência do transporte escolar no processo ensino e aprendizado dos estudantes das ilhas de Cametá-PA(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) FURTADO, Letícia dos Santos; PEREIRA, Edir Augusto DiasO trabalho analisa como o transporte escolar fluvial afeta o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes ribeirinhos em Cametá, através de levantamento bibliográfico, trabalhos de campo com a utilização de questionários e o georreferenciamento das escolas visitadas. Refletindo as condições territoriais, econômicas, ecológicas, culturais e políticas que condicionam o transporte escolar nas ilhas cametaenses, com o levantamento e a sistematização desses dados qualitativos e quantitativos obtivemos o conhecimento desta territorialidade. O mapeamento participativo e as tecnologias de geoprocessamento vêm influenciando não só na criação de mapas participativos, mas no desenvolvimento de pessoas capazes de formular uma política pública implicando na regulamentação, segurança e qualificação necessária no meio sócio-educacional. Resultando parcialmente na identificação de que o transporte escolar é absolutamente importante para o processo educacional, mas sofre um funcionamento baseado em varias lógica como ecológica, política, econômica e territorial.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A gestão da Educação em municípios do Estado do Pará: análise dos indicadores de gestão democrática no PAR do município de Cametá(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) RAMOS, Silliane de Cassia DamascenoO texto é resultado preliminar da pesquisa: “A gestão da educação em municípios do Pará: Análise dos indicadores de gestão democrática no PAR do município de Cametá/Pa”. O objetivo principal é analisar a gestão da educação no Plano de Ações Articuladas (PAR) Cametá/PA, na versão 2007-2011, tomando-se três indicadores de democratização previstos no plano: a) Existência, composição, competência e atuação do Conselho Municipal de Educação (CME); b) Existência e funcionamento dos Conselhos Escolares (CE); e, c) Critérios para escolha da Direção Escolar. A Metodologia pauta-se se pelas perspectivas da pesquisa qualitativa, tendo a pesquisa documental e entrevista semiestruturada como técnicas principais de levantamento de dados. O estudo da gestão democrática por meio da análise dos três indicadores levou aos seguintes resultados: O município de Cametá possui CME, mas este existe apenas formalmente. Em mais de 50% das escolas municipais já existem CE, ainda que, o município não possua lei específica para tal, sendo estes orientados pela Lei n° 6/1991 que regulamenta o CE em âmbito estadual. Todavia, o funcionamento dos Conselhos Escolares se limita a prestação de contas de recursos financeiros descentralizados para as unidades escolares, perdendo de vista o seu papel de agente aconselhador e deliberativo. Sobre o critério de escolha de diretores das escolas municipais ainda prevalece no município a indicação política.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O PDE-Escola no contexto da descentralização de recursos para a Educação Básica(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) PADINHA, Izabel Cristina da SilvaO presente trabalho tem por objetivo fazer algumas reflexões sobre o processo de descentralização de recursos para a educação básica a partir PDE-Escola. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica pautada na abordagem qualitativa. O PDE-Escola tem como um de seus propósitos melhorar a qualidade do ensino e os resultados educacionais, particularmente das escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O PDE-Escola requer um modelo de gestão diferenciado, se volta para uma proposta descentralizadora da política educacional, mas no que tange administração dos recursos, a tomada de decisão continua centralizadora. No entanto, percebe-se que a descentralização ganha característica de um processo de desconcentração pelo fato de que as mudanças ocorrem na distribuição de tarefas e responsabilidade pelos resultados. Compreendemos que no cenário brasileiro o tem ocorrido é a implementação de inúmeros projetos no espaço escolar que não consideram muitas vezes as especificidades locais, nas quais serão implementadas. Faz-se importante pensarmos que as escolas não instituições isoladas, mas que pertencem e estão imersas a um contexto dinâmico social, econômico, ambiental e cultural.
