Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/6099
Navegar
Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Autor "DIREITO, Eduardo R."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Serviço de referência em bibliotecas universitárias: em busca da eficiência pela gestão da informação e do conhecimento(Universidade Federal do Pará, 2016-12) PINHEIRO, Williams Jorge Correa; SANTOS, Caio Tobit Carvalho dos; SANTOS, Carla Marques do; LIMA, Claudia Cristina Carmo; SAMPAIO, Cristiane Aniceto; SANTOS, Daniela Araújo; PANTOJA, Derivan Alves; DIREITO, Eduardo R.; SOUSA, Eliane Costa de; MAIA, Élida Lopes Maia; NASCIMENTO, Maria de N. S. do; COSTA, Nubia Nazaré da; SANTOS, Paula Stephanie Sodré dos; SILVA, Samantha L. B. da; ASSUNÇÃO, Suelene Santana; SILVA, Vanessa Lopes da; OLIVEIRA, Waldinea costa deApresentam-se os resultados de em estudo feito no decorrer da realização da disciplina Prática de Gestão de Unidades de Informação, da Faculdade de Biblioteconomia/ICSA-UFPA, sob a coordenação do professor Williams Jorge C. Pinheiro. Nessa fase, desenvolveu-se estudo sobre a eficiência do atendimento em bibliotecas universitárias do Campus Universitário do Guamá-UFPA, em Belém-PA. O projeto tem como principal objetivo implantar uma série de ações que busquem contribuir para melhor utilização dos espaços em bibliotecas universitárias, com a prioridade de propor a expansão do número de serviços de informação na área de atendimento ao usuário, tornando seus resultados mais eficazes, do ponto de vista da gestão da informação e do conhecimento. Adotou-se como metodologia desenvolver o projeto por meio de planos anuais, conforme o andamento dos períodos letivos na UFPA. Com base nos planos que serão definidos, foi oportuno integrar as ações com as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão. Recorreu-se à técnica do brainstorming para definir ações implantadas; foram realizadas reuniões com os bibliotecários atuantes em Bibliotecas universitárias; foram aplicados questionários de pesquisa junto aos usuários; avaliou-se o nível de satisfação sobre o setor de atendimento ao usuário; buscou-se conhecer o grau de interesse por novos serviços oferecidos por bibliotecas; realizou-se pesquisa bibliográfica sobre recursos utilizados para eficiência nos aspectos da Lei da Acessibilidade e, finalmente, em uma reunião, foram apresentados os resultados para alguns bibliotecários do campus. O estudo teve como público alvo estudantes de diversos cursos da UFPA, com amostragem de 400 alunos participantes, o que representa 10% de usuários/dia que frequentam as bibliotecas do Campus do Guamá. Dessa forma, atingiuse 362 alunos (88%) de graduação e 38 alunos (12%) de pós-graduação, investigando-se o nível de satisfação dos usuários, especialmente, sobre o serviço de referênciaatendimento que as bibliotecas oferecem.
