Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/14297
Navegar
Navegando Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG por Autor "SILVA, Hanna Rodrigues da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Vivências no PIBID: experiência vivenciada com uma aluna com esquizofrenia e deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos em Bragança(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) SILVA, Hanna Rodrigues da; VILA NOVA, Jennifer; SOUZA, DinaA pesquisa objetivou analisar as experiências didático-pedagógicas vivencia- da durante o estágio enquanto bolsista PIBID com uma aluna esquizofrênica e com deficiência Intelectual em uma turma de EJA numa escola pública no ano letivo de 2017 em Bragança-PA. Para obter os resultados da pesquisa utilizou-se um estudo de caso e como instrumentos de coleta de dados, observação participante e diários de campo, além de levantamento bibliográfico de pesquisas e teóricos que discutem a inclusão de alunos com deficiência na modalidade da EJA e os processos de ensino e aprendiza- gem desses educandos. Entre esses teóricos encontramos FERREIRA (2009), VILAR e ANJO (2014), SANTOS (2016), ARAUJO e NETO (2014), ZABALA (1998), as- sim como alguns marcos legais como a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a Declaração de Guatemala (1999), a LDB no 9394/96, Art.37 e o Manual de Diagnósticos e Estatísticos de Transtornos Mentais (DSM-V). Durante a escrita do trabalho adotou-se o codinome F para identificar o sujeito da pesquisa. A experiência com a aluna provocou reflexões acerca da forma como os processos de ensino e aprendizagem de alunos com esquizofrenia e deficiência intelectual vem sendo repassado nas escolas de ensino regular em Bragança-PA, prin- cipalmente após a aluna ter sinalizado não conseguir associar as atividades de faz de conta ou abstratas, pois tais não atraía sua atenção e nem conseguia compreender sua importância para o seu processo de escolarização.
