Trabalhos Apresentados em Eventos - FACED/CBRAG
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Cultura popular na utilização de planta medicinal em uma comunidade tradicional de Bragança-Pará-Brasil(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) MORAES, Jones Souza; ROSÁRIO, Fred Santa Brígida; SILVA, Iracely Rodrigues da; ARAÚJO, Zilah Therezinha de SouzaEste trabalho apresenta um estudo sobre conhecimentos tradicionais relacionados à planta medicinal “Terramicina” Alternanthera dentata, na comunidade de Bacurituba a fim de contribuir com a manutenção do saber popular e a conservação dessa espécie. Para tanto a pesquisa considerou dados etnobotânicos, fitoquímicos e farmacológicos da espécie em questão. A metodologia empregada neste trabalho constou da análise dos questionários aplicados às mulheres que utilizam Alternanthera dentata na medicina tradicional, a identificação botânica da planta, a pesquisa em bibliografia especializada e posteriormente o retorno dos resultados à comunidade. A partir dos resultados da pesquisa, registra-se que pelo menos 20% da população amostrada utiliza essa espécie para fins medicinais no combate para dor de cabeça, ferimentos, alergias e até dor de urina. Faz-se necessário divulgar tais conhecimentos às futuras gerações, além da importância do uso coerente das espécies medicinais.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Diálogos freireanos e a educação de jovens e adultos no Brasil e na Amazônia paraense: uma experiência na formação docente(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) PEREIRA, Morgana da Silva; NEVES, Joana d’Arc de VasconcelosO presente trabalho é referente ao projeto de Extensão Diálogos Freireanos e a Educação de Jovens e Adultos no Brasil e na Amazônia Paraense, viabilizado por meio do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (Pibex) e tem como principal objetivo refletir criticamente sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), dialogando e buscando articular vínculos entre a Universidade Federal do Pará - Campus Bragança e as Escolas Públicas do referido município por meio de vivências e experiências didáticas de inspiração Freireana. A metodologia dar-se-á por meio de encontros presenciais mensais, visando à análise e o debate das categorias Freireanas e suas inter-relações com a EJA, por meio de oficinas pedagógicas, junto ao coletivo de professores da EJA e os alunos dos cursos de licenciaturas da UFPA - Campus Bragança em especial de Pedagogia no intuito de socializar e refletir criticamente as vivências da pratica docente na EJA e produzir conhecimentos sobre as mesmas. Espera-se obter uma reflexão crítica sobre a contribuição de Paulo Freire para a Educação de Jovens e Adultos, bem como a potencialização de (re)construção de práticas educativas para os Jovens e Adultos. O projeto de Diálogos Freireanos se constitui, desse modo, como uma possibilidade de experiência formativa ímpar para os estudantes de Pedagogia, pois existem poucas oportunidades de viver experiências de didáticas emancipatórias nos cursos de graduação na universidade.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O estímulo do ensino aprendizagem para crianças e jovens da comunidade tradicional Chaú(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) CNCEIÇÃO, Iara Larissa Sousa; MATOS, Maria Laiane do Carmo; SILVA, Maria de Lourdes de SousaO presente estudo é o resultado de ações educativas desenvolvidas pela equi- pe integrante do projeto de extensão “Olhares sobre a Educação Intercultural: Indígena, Quilombola, Campo/ Ribeirinho em Comunidades Tradicionais do Nordeste Paraen- se”, cujo objetivo a ser atingido foi o domínio da leitura, escrita e cálculo por crianças e jovens da escola municipal da comunidade Chaú. A metodologia utilizada foi ações educativas através de oficinas de Letramento nas áreas da linguagem e matemática, formas pedagógicas para formação de lideranças comunitárias, atividades lúdicas (es- portes, brincadeiras, gincana). O público alvo atingido foram estudantes da educação básica, residentes na comunidade. O período de desenvolvimento aconteceu no 2o se- mestre de 2017. O resultado alcançado foi satisfatório diante do objetivo do trabalho realizado, como maior desenvolvimento na leitura e escrita, diante das realizações das atividades didáticas, houve também um rendimento significante se comparado ao pri- meiro contato com esses discentes, além da empolgação dos alunos participantes do projeto, os pais destes começaram a se envolver no processo de aprendizagem dos seus filhos, participando juntamente com os integrantes do projeto, não somente durante as aulas, mas também nas reuniões e nos momentos de lazer. Onde não importava o local e simplicidade que nele existia, não importava os pés sujos após as aulas ou a poeira em que teimava em nos atrapalhar. Não importava a sede, a fome e a preocupação em voltar para casa. O que realmente importava era ensinar aquelas crianças com sede de aprender, com brilho nos olhos em busca de conhecimento.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Fazenda da Esperança: a esperança de uma nova vida(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) ROSÁRIO, Vanessa Edith Monteiro do; TEIXEIRA, Flaviane CaldasO presente trabalho é fruto da experiência vivenciada na disciplina Pedagogia em Ambiente não Escolar, a qual é ofertada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará - UFPA, que oportuniza aos discentes a possibilidade de conhecer o trabalho desenvolvido nos espaços não escolares. Nesse contexto relataremos um pouco sobre a experiência na Fazenda da Esperança, localizada na Comunidade do Ferreira no bairro da Vila Sinhá s/n na cidade de Bragança Pará, e como essa instituição pode ajudar a reinserir na sociedade, indivíduos com dependências de drogas e álcool a terem novas perspectivas de vida, através da troca de conhecimento. A educação não formal consegue restaurar vidas? E como o pedagogo pode ajudar neste contexto? Utilizaremos como suporte teórico os autores: (FRISON, 2004), (LIBÂNEO, 2001 e 2004), (GOHN, 2009). A metodologia empregada para a realização desse trabalho baseia-se numa pesquisa de cunho bibliográfico por meio da literatura produzida no âmbito desta temática, observação do espaço, além dos relatos de experiências que são fruto desta vivência. Os resultados apontam que a filosofia utilizada para que haja uma boa convivência é necessário sacrificar os próprios desejos para que o outro possa viver bem, e que em uma comunidade terapêutica é preciso haver respeito e confiança e principalmente a força de vontade para vencer os vícios, e superar as adversidades que aparecem diariamente.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) A heterogeneidade nas práticas de catação de caranguejos entre relações de gêneros, saberes e práticas das mulheres em Bragança(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) COSTA, Alciléia Silva da; MATOS, Taís do Socorro do Nascimento; FREITAS, Yasmin Suany TavaresArtigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O papel do pedagogo e as ações educativas desenvolvidas por três ambientes não escolares da região bragantina(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) LIMA, Debora Brito; LIMA, Dhessica da SilvaO presente artigo objetiva analisar as ações educativas desenvolvidas por três ambientes não escolares, viabilizando possíveis intervenções pedagógicas. De cunho qualitativo, a pesquisa desenvolveu se no espaço cronológico de três dias, através de visitas as instituições Centro de Treinamento Agroecológico Inovação Tecnologia e Pesquisa Aplicada do Nordeste Paraense (UDB) da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares dos Caetés (COOMAC) e Comunidade Terapêutica – Fazenda Dom Eliseu, localizadas na região bragantina. A educação formal, oferecida pela instituição escola rompe com seus paradigmas ao extrapolar os muros da escola e desenvolver-se em ambientes diversos, ganhando assim novas características e atendendo necessidades específicas dos envolvidos, através da pedagogia social. Constatou-se o desenvolvimento de práticas educativas pelas instituições, de cunho intencional, desenvolvidas de diversas formas e por diversos sujeitos, como também a ausência do profissional formado em pedagogia, além de visualizar que mesmo sem este profissional são promovidas ações de cunho educativo. Fora possível pressupor intervenções pedagógicas, constatando que é relevante a presença de pedagogos dentro de ambientes não escolares.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O PARFOR e suas contribuições na formação de professores para a Educação Básica(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) SANTOS, Raul da SilveiraO Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) foi criado em janeiro de 2009. Através do Decreto 6.755, foi instituída a Política Nacional de Formação dos Professores do Magistério da Educação Básica, tendo a finalidade de organizar a formação desses profissionais. Com isso o MEC através do PARFOR, atendeu o que a LDB – No 9.394/96 exige que todos os professores da educação básica sejam formados. O objetivo do trabalho é analisar o PARFOR dentro do contexto de políticas educacionais observando suas contribuições. Nesse sentido, pautaram-se estudos referentes à pesquisa bibliográfica em textos, revistas eletrônicas, livros e sites do governo. Feito isso, as informações foram compiladas. O trabalho apresenta alguns dados estatísticos sobre os benefícios do programa, corrigindo assim, mesmo que parcialmente, um déficit histórico e social de exclusão de cidadãos marginalizados por um sistema extremamente capitalista.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Pedagogia empreendedora: um novo olhar para a educação infantil(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) CORREA, Luzileida SousaEste trabalho vem trazer o conceito de empreendedorismo, com uma visão bastante inovadora sobre essa temática, irá se trabalhar a metodologia da Pedagogia Empreendedora, que tem por objetivo despertar no indivíduo o empreendedorismo presente nele desde a infância, pois todas as pessoas são empreendedores naturais, porém com o passar dos anos, por não ser estimulada esta habilidade, acaba se perdendo este potencial ao longo da vida. O tema vem com a proposta de mostrar que o empreendedorismo é uma forma de ser, pois o indivíduo que sonha é um empreendedor, por isso essa metodologia traz duas perguntas geradoras, as quais levam a pessoa a pensar e a ir buscar as respostas para tais perguntas: “Qual é o seu sonho?” e “O que você vai fazer para transformar esse sonho em realidade?”, essa metodologia aplicada desde a educação infantil, vem construir condutas éticas e morais que ajudarão na construção da autonomia das crianças. É importante ressaltar que, algumas competências empreendedoras podem ser aprendidas, trabalhadas e vivenciadas em cursos de formação, todavia as características de empreendedorismo estimuladas desde a infância são mais significativas, pois darão ao ser humano independência e criatividade. Uma pessoa que constrói seu próprio negócio, não é empreendedor exclusivo, entretanto todo aquele que possui um perfil empreendedor tem a capacidade de fazer mudanças positivas, arriscar coisas diferentes, possui habilidades para identificar oportunidades, constrói boas relações com os que estão ao seu redor, possuem ideias transformadoras e não se sujeitam as burocracias impostas, no entanto tem iniciativa própria.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) As problemáticas causadas pelo uso inadequado de tecnologias por crianças e adolescentes(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) CORRÊA, Antonio Matheus do Rosário; OLIVEIRA, Alana Beatriz Magalhães deEste trabalho é resultante de questionamento relativo ao uso inadequado de recursos tecnológicos: até que ponto as tecnologias utilizadas por crianças e adolescentes são um problema no desenvolvimento do conhecimento, aprendizado e ensino? O objetivo deste trabalho é investigar as possíveis implicações no processo de aprendizagem ocasionadas pelo uso indevido de recursos tecnológicos pelas crianças e adolescentes da rede pública escolar. Os dados apresentados foram obtidos através de questionário, entrevistas e diálogos informais com crianças, adolescentes e professores das instituições de ensino: E.E.E.F. Externato Santo Antonio, E.E.E.F. Yolanda Chaves. E.E.E.F.M. Prof. Bolívar Bordallo da Silva, juntamente com pesquisas bibliográficas. Com base na coleta de dados, se constatou sete problemáticas que são mais comuns na realidade desses usuários e possíveis intervenções para contrapor a elas, além de discussões sobre desenvolvimento da cognição, banimento ou não de tecnologias em sala e a principal inovação que esses grupos têm acesso. Por meio das variantes consideradas negativas relacionadas a tecnologias e mídias digitais, poderão criar-se novas formas de intervenção, melhorando os processos de ensino-aprendizagem, mostrando os benefícios desses instrumentos e proposta para aproveitar melhor os recursos digitais.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Vivências no PIBID: experiência vivenciada com uma aluna com esquizofrenia e deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos em Bragança(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) SILVA, Hanna Rodrigues da; VILA NOVA, Jennifer; SOUZA, DinaA pesquisa objetivou analisar as experiências didático-pedagógicas vivencia- da durante o estágio enquanto bolsista PIBID com uma aluna esquizofrênica e com deficiência Intelectual em uma turma de EJA numa escola pública no ano letivo de 2017 em Bragança-PA. Para obter os resultados da pesquisa utilizou-se um estudo de caso e como instrumentos de coleta de dados, observação participante e diários de campo, além de levantamento bibliográfico de pesquisas e teóricos que discutem a inclusão de alunos com deficiência na modalidade da EJA e os processos de ensino e aprendiza- gem desses educandos. Entre esses teóricos encontramos FERREIRA (2009), VILAR e ANJO (2014), SANTOS (2016), ARAUJO e NETO (2014), ZABALA (1998), as- sim como alguns marcos legais como a Declaração Mundial de Educação para Todos (1990), a Declaração de Salamanca (1994) e a Declaração de Guatemala (1999), a LDB no 9394/96, Art.37 e o Manual de Diagnósticos e Estatísticos de Transtornos Mentais (DSM-V). Durante a escrita do trabalho adotou-se o codinome F para identificar o sujeito da pesquisa. A experiência com a aluna provocou reflexões acerca da forma como os processos de ensino e aprendizagem de alunos com esquizofrenia e deficiência intelectual vem sendo repassado nas escolas de ensino regular em Bragança-PA, prin- cipalmente após a aluna ter sinalizado não conseguir associar as atividades de faz de conta ou abstratas, pois tais não atraía sua atenção e nem conseguia compreender sua importância para o seu processo de escolarização.
