Trabalhos Apresentados em Eventos - FAAD/ICSA
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Navegando Trabalhos Apresentados em Eventos - FAAD/ICSA por Autor "BARROS, Luís Alberto Monteiro de"
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Ações necessárias para a implementação de estratégias através do alinhamento: estudo de caso no setor hoteleiro(Universidade da Amazônia, 2019-11) RIBEIRO, Eduarda Dariane Lugarinho; BARROS, Luís Alberto Monteiro deA Estratégia é uma ferramenta organizacional que direciona, capta recursos e implementa mecanismos a fim de atingir metas e objetivos propostos para o alcance do êxito no fluxo processual da empresa.O presente estudo propôs como objetivo geral a averiguação do nível de implementação dos fatores de alinhamento estratégico, mais especificamente no campo das ações estratégicas, fundamentadas nos estudos de Monteiro de Barros e Santos (2019) através de um estudo de caso de uma empresa do setor hoteleiro paraense. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo onde um caso foiselecionado, foram aplicados dois questionários no qual foi possível analisar os dados coletados, com o intuito de aferir conclusões a respeito do caso estudado. A empresa em questão, a luz da base utilizada afirma que utiliza de maneira adequada as recomendações da literatura para produzir alinhamento entre a estratégia da organização e as ações dos colaboradores para implementá-la, mostrando a relação de que quanto maior o nível de eficácia da execução da estratégia da organização, maior é o seu nível de alinhamento. Porém existem pontos a serem aprimorados para o alcance do êxito máximo na implementação das estratégias.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Alinhamento como fator de eficácia da implementação de estratégias: um estudo dos recursos e capacidades em caso no setor bancário(Universidade da Amazônia, 2019-11) OLIVEIRA, Natanielle Ribeiro Guedes de; BARROS, Luís Alberto Monteiro deEste trabalho objetiva investigar o caso de uma das empresas para se avaliar em profundidade o nível de aplicação dos indicadores de esforço alinhador sugeridos por Monteiro de Barros e Santos (2019) em uma empresa que foi identificada como possuindo nível inferior de alinhamento. O pressuposto é de que um nível inferior de eficácia na implementação das estratégias implica em um baixo nível de aplicação dos indicadores de esforço alinhador. Foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo exploratória e um estudo de caso de uma das empresas do lócus pesquisado. Aplicou-se dois questionários e posteriormente ocorreu a computação e análise dos dados obtidos, a fim de averiguar os fins da pesquisa. O estudo de caso proposto neste trabalho, posteriormente, consistirá em um dos estudos que comporão um estudo conjunto a ser realizado a posteriori. Os resultados corroboram a ideia de que um nível inferior de aplicação dos indicadores de esforço alinhador induz a um baixo nível de eficácia na implementação das estratégias.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Estratégias competitivas na indústria de chocolate em Belém do Pará(Universidade da Amazônia, 2017-08) BARROS, Augusto Cezar Ferreira de; NEGRÃO, Keila Regina Mota; BARROS, Luís Alberto Monteiro de; CARVALHO, Mario Cesar dos Santos deDiante das constantes mudanças no ambiente competitivo das empresas, as estratégias competitivas tornaram-se indispensáveis para manutenção do potencial competitivo de longo prazo dentro das indústrias. No estado do Pará, uma indústria que ganhou destaque nos últimos anos foi a produção de chocolates. Estudos capazes de compreender o desenvolvimento das estratégias competitivas nessa indústria se apresentam como de grande relevância uma vez que assim é possível potencializar os resultados das empresas participantes desta indústria e gerar desenvolvimento para a região onde se encontram. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo principal analisar as estratégias desenvolvidas pelas empresas produtoras de chocolate localizadas na cidade de Belém do Pará e, assim, identificar e compreender fatores ligados à competitividade relacionados especificamente às dimensões produção, mercado e emprego. Para tal, foram entrevistadas as proprietárias de três empresas. Quanto à metodologia, a pesquisa adotou abordagem quantitativa e qualitativa, em que foi realizado o levantamento transversal post facto no período de maio a junho de 2017, através da aplicação de questionário de autoria da RedeSist com tratamento dos dados pela ferramenta Excel. Quanto aos resultados foi observado que são muitas as dificuldades para novos entrantes na indústria. Foi identificado, ainda, que as empresas desenvolvem estratégias de diferenciação por meio de produtos inovadores e, também, uma espécie de estratégia de cooperação e de controle da qualidade dos insumos produzidos por seus fornecedores. O investimento em treinamentos e capacitação de pessoal também fica evidente como estratégia de geração de vantagem competitiva sustentável.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Indicadores do esforço alinhador e eficácia estratégica: um estudo de caso(Universidade da Amazônia, 2019-11) CARDOSO, Ákila Belém; BARROS, Luís Alberto Monteiro deA eficácia da estratégia organizacional (eficácia estratégica) pode ser medida através da avaliação do nível de alcance dos objetivos estratégicos. Parte dos problemas enfrentados pelas organizações na busca por essa eficácia advém das dificuldades por elas enfrentadas no processo de execução de suas estratégias. Conforme indicam pesquisas recentes, por outro lado, é possível medir a eficácia estratégica das organizações, assim como aumentar as chances de ela ser alcançada, através da gestão de determinados indicadores de alinhamento estratégico (indicadores do esforço alinhador), categorizados em quatro dimensões: recursos e capacidades necessários à estratégia; tradução da estratégia em ações; controles apropriados à estratégia; e o ajuste do desenho da organização à estratégia. O presente estudo de caso analisou no campo o caso de uma empresa que foi identificada em pesquisa prévia como apresentando elevados níveis de alinhamento estratégico e de eficácia na implementação de suas estratégias, visando compreender com mais profundidade como os referidos indicadores definiram esses resultados, bem como testar o resultado previamente identificado. Os resultados obtidos no caso estudado, a partir da análise do seu nível de eficácia estratégica, avaliado à luz do detalhamento dos indicadores do seu esforço alinhador, corroboram com a ideia de que há uma relação direta entre o nível de alinhamento estratégico e o nível de eficácia na implementação da estratégia organizacional, medidos conforme base teórica apresentada.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Posicionamento competitivo de micro e pequenas empresas: operacionalização e mapeamento(Universidade da Amazônia, 2021-11) CARDOSO, Ákila Belém; BARROS, Luís Alberto Monteiro deAs micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras atuam em contextos peculiares e cumprem um papel importante na geração de emprego e renda, sendo as dificuldades com o planejamento um fator de mortalidade precoce. Considerando que uma posição competitiva adequada contribui para as empresas alcançarem níveis superiores de lucratividade em seus segmentos, bem como que o processo de planejamento da estratégia competitiva pressupõe a análise do posicionamento atual, considera-se relevante identificar o posicionamento competitivo corrente dessas empresas, no processo da estratégia de negócios. Para mapear o posicionamento competitivo das MPEs pesquisadas neste estudo metodológico, bibliográfico e de campo, desenvolveu-se estrutura para investigar aspectos extraídos da base teórica relativos a características do posicionamento competitivo, do desempenho competitivo e do setor de atuação. O nível de adequação das MPEs à teoria do posicionamento competitivo foi avaliado com base em dados coletados por meio de questionário estruturado, que foram tratados com a utilização de estatísticas descritivas. O problema da operacionalização do posicionamento competitivo empresarial restou superado, em razão do alcance dos objetivos da pesquisa. Para a teoria, o produto desta pesquisa metodológica adiciona um instrumento operacional inédito para auxiliar no diagnóstico e planejamento do posicionamento estratégico competitivo. Para a prática empresarial, em particular para o tipo estudado de MPEs, constitui mecanismo de análise, mapeamento e comparação da estratégia competitiva corrente das empresas, cujo diagnóstico resultante pode ser aplicado como subsídio às escolhas estratégicas futuras, com potencial para contribuir para a coerência e a consistência da estratégia competitiva dessas empresas, ao longo do tempo.
