Trabalhos Apresentados em Eventos - FAAD/ICSA
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Vantagens competitivas das empresas do APL de cerâmica vermelha da região de integração Carajás no estado do Pará: evidências a luz da visão baseada em recursos(Universidade da Amazônia, 2015-11) SILVA, Gabriela Silva da; NEGRÃO, Keila Regina Mota; GOMES, Sérgio CastroO artigo tem por objetivo analisar os recursos e capacidades presentes nas empresas do APL de Cerâmica Vermelha localizado na região do Carajás no estado do Pará que atuam como fontes de criação de vantagens competitivas. A teoria estratégica da Visão Baseada em Recursos (Resource Based View – RBV) foi empregada para analisar as fontes dessas vantagens. O trabalho explora os resultados da pesquisa de campo realizada por Negrão (2015) e descrevem os atributos desses recursos considerando o capital físico, humano, financeiro e organizacional das 21 empresas pesquisadas. Os resultados mostram que 10 empresas foram classificadas como de desempenho financeiro acima da média e que a análise dos recursos lançam evidências da superioridade delas em relação a criação e execução de estratégias competitivas.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) As competências dos agentes comunitários de saúde nos municípios de Bragança (PA) e Capanema (PA)(Universidade da Amazônia, 2016-10) AUAD, Dandara Montelo; RIBEIRO, Sidney da Silva; MAIA, Williams de Souza; CARVALHO, Mario Cesar dos Santos de; NEGRÃO, Keila Regina Mota; GOMES, Sérgio CastroEste estudo teve como objetivo identificar as competências necessárias para atuação eficaz dos agentes comunitários de saúde nos municípios de Bragança (PA) e Capanema (PA). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e estudo descritivo. Os dados foram coletados em duas Unidades de Saúde da Família, através da aplicação de questionário a oito ACS de cada município. Os resultados mostram que as competências mais mobilizadas pelos ACS são: realizar a integração da equipe de saúde local com a população, a promoção da saúde, prevenção e monitoramento a grupos específicos e morbidades. O estudo possibilitou também caracterizar o perfil de competência desses profissionais, para o planejamento de ações voltadas para treinamentos e cursos, ou a contratação de novos servidores.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Gestão de pessoas em micro e pequenas empresas: um estudo de caso em uma empresa do setor de restaurantes em Belém - PA(Universidade da Amazônia, 2016-10) MONTEIRO, Adara Isis de Brito; NASCIMENTO, Mauro Athayde CamposEste trabalho tem como objetivo verificar, por meio de estudo de caso triangulado, a forma como são aplicados os processos de gestão de pessoas nas micro e pequenas empresas, analisando suas principais dificuldades e necessidades e propondo ações de melhoria, à luz dos subsistemas de gestão de pessoas (GIL, 2001). Utilizou-se como objeto de estudo uma pequena empresa do segmento de restaurantes, denominada neste artigo de Café XS, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, aplicação de questionário, análise de documentos e observação. O referencial teórico colabora para a compreensão dos dados e resultados obtidos, pois aborda a importância dos processos de gestão de pessoas para as organizações. Os resultados apontam, no âmbito desta empresa, para uma tipologia peculiar da gestão de pessoas nas MPE’s, com forte influência do proprietário nos processos, pois se constatou que os processos dentro dos subsistemas de aplicação em gestão de pessoas da empresa Café XS demonstram a falta de estruturação de desenho de cargos.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Análise da gestão logística aplicada à cadeia produtiva do açaí em uma empresa frutícola(Universidade da Amazônia, 2017-08) CUNHA, Filipe Furtado; NEGRÃO, Keila Regina Mota; KOBAYASHI, Ângela Maria da Silva; SILVA, Benedita Maria Diniz daA cadeia produtiva do açaí possui intensas atividades logísticas. Desde a extração dos frutos até os centros consumidores diversos procedimentos são adotados, fato este que a destaca como uma das mais importantes no Pará. A gestão logística eficiente garante competitividade às empresas, proporcionando diminuição de custos e níveis satisfatórios de serviços ao cliente, minimizando também os riscos relacionados com a contaminação e perda da qualidade. Dessa forma, este artigo objetiva analisar a gestão dos componentes logísticos aplicados à cadeia produtiva do açaí, inclusive no período de escassez do fruto, em uma empresa localizada na Região Metropolitana de Belém. Buscou-se demonstrar como é realizado o fornecimento e transporte do açaí até a empresa, bem como verificar sua manutenção de estoques e armazenagem de produtos, e sua posterior distribuição. Para tanto, foi aplicado procedimento de estudo de caso, através de pesquisa exploratório-descritiva com análise qualitativa, utilizando-se da técnica de entrevistas abertas com seu proprietário e supervisores, e observação participativa dos processos. Identificaram-se os procedimentos da gestão logística aplicados pela empresa a fim de preservar a qualidade do fruto e do produto final, de modo que os resultados indicam que a aquisição de matéria-prima, seu beneficiamento, armazenagem e distribuição funcionam de maneira a agregar qualidade ao produto final, buscando a satisfação e segurança alimentar do cliente. A empresa mantém procedimentos adequados no que tange os aspectos logísticos, que garantem a qualidade e conservação adequada tanto para o fruto, quanto para o produto final.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Os determinantes de satisfação na perspectiva do estudante de um curso de administração em uma IFES no estado do Pará(Universidade da Amazônia, 2017-08) SIMÃO, Cássio dos Santos; MATTOS, Carlos André Corrêa deNas últimas décadas o setor de serviços tem contribuído para a economia global e está sendo usado como fator competitivo entre as organizações, tradicionalmente do setor de indústria e comércio e no setor público, e com isso surge a necessidade de medir o desempenho desses serviços analisando a qualidade percebida do serviço e satisfação do cliente. Este trabalho tem por objetivo identificar os principais determinantes que influenciam na satisfação dos alunos do curso de administração de uma universidade pública no estado do Pará. O estudo é classificado como exploratório, descritivo, explicativo e ex pos fato, adotou a abordagem quantitativa utilizando técnicas de resíduos estatísticos padronizados, para interpretar o trabalho de campo. A amostra foi composta por 40 entrevistados com abordagem não probabilística por acessibilidade. A análise dos resíduos mostra que a satisfação dos discentes é influenciada diretamente pela qualidade percebida e pela confirmação das expectativas tendo em vista que a satisfação do aluno com o curso de administração pode fundamentar estratégias de melhoria da qualidade do curso, o aumento da satisfação do estudante e embasar estratégias de diferenciação dos serviços educacionais ofertado pelo curso.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Estratégias competitivas na indústria de chocolate em Belém do Pará(Universidade da Amazônia, 2017-08) BARROS, Augusto Cezar Ferreira de; NEGRÃO, Keila Regina Mota; BARROS, Luís Alberto Monteiro de; CARVALHO, Mario Cesar dos Santos deDiante das constantes mudanças no ambiente competitivo das empresas, as estratégias competitivas tornaram-se indispensáveis para manutenção do potencial competitivo de longo prazo dentro das indústrias. No estado do Pará, uma indústria que ganhou destaque nos últimos anos foi a produção de chocolates. Estudos capazes de compreender o desenvolvimento das estratégias competitivas nessa indústria se apresentam como de grande relevância uma vez que assim é possível potencializar os resultados das empresas participantes desta indústria e gerar desenvolvimento para a região onde se encontram. Nesse contexto, esta pesquisa teve por objetivo principal analisar as estratégias desenvolvidas pelas empresas produtoras de chocolate localizadas na cidade de Belém do Pará e, assim, identificar e compreender fatores ligados à competitividade relacionados especificamente às dimensões produção, mercado e emprego. Para tal, foram entrevistadas as proprietárias de três empresas. Quanto à metodologia, a pesquisa adotou abordagem quantitativa e qualitativa, em que foi realizado o levantamento transversal post facto no período de maio a junho de 2017, através da aplicação de questionário de autoria da RedeSist com tratamento dos dados pela ferramenta Excel. Quanto aos resultados foi observado que são muitas as dificuldades para novos entrantes na indústria. Foi identificado, ainda, que as empresas desenvolvem estratégias de diferenciação por meio de produtos inovadores e, também, uma espécie de estratégia de cooperação e de controle da qualidade dos insumos produzidos por seus fornecedores. O investimento em treinamentos e capacitação de pessoal também fica evidente como estratégia de geração de vantagem competitiva sustentável.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) O engajamento no trabalho na administração pública estadual: uma pesquisa com servidores no estado do Pará, Brasil(Universidade da Amazônia, 2019-11) MOREIRA, Maria Luiza Rodrigues; MATTOS, Carlos André Corrêa de; SOUZA, Matheus Rodrigues Melo deO engajamento é um tema emergente na psicologia organizacional e exprime um comportamento fisicamente envolvido, cognitivamente vigilante e emocionalmente conectado com a atividade laboral. Este construto é formado por três dimensões: vigor, dedicação e absorção. Os profissionais engajados mostram maior iniciativa e entusiasmo para superar os desafios que as tarefas exigem. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar as características e a intensidade do engajamento no trabalho entre servidores públicos em um instituto no estado do Pará. A metodologia foi exploratória e descritiva, feita na forma de survey, com a utilização do Utrecht Work Engagement Scale (UWES-17). A amostra foi formada por 100 servidores, selecionados em amostragem não probabilística por julgamento. O tratamento dos dados utilizou estatística descritiva, correlacional e multivariada. Os resultados mostraram elevada consistência interna e engajamento com intensidade intermediária em todas as dimensões do construto. A análise de agrupamentos revelou três grupos denominados, conforme a intensidade no engajamento, em baixo (15%), médio (49%) e alto engajamento (15%). As conclusões recomendam investimentos em estratégias de gestão de pessoas, especialmente para equilibrar as demandas do trabalho aos recursos pessoais e organizacionais, que é uma forma de aumentar o engajamento e evitar o adoecimento laboral.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Alinhamento como fator de eficácia da implementação de estratégias: um estudo dos recursos e capacidades em caso no setor bancário(Universidade da Amazônia, 2019-11) OLIVEIRA, Natanielle Ribeiro Guedes de; BARROS, Luís Alberto Monteiro deEste trabalho objetiva investigar o caso de uma das empresas para se avaliar em profundidade o nível de aplicação dos indicadores de esforço alinhador sugeridos por Monteiro de Barros e Santos (2019) em uma empresa que foi identificada como possuindo nível inferior de alinhamento. O pressuposto é de que um nível inferior de eficácia na implementação das estratégias implica em um baixo nível de aplicação dos indicadores de esforço alinhador. Foi utilizada a metodologia de pesquisa de campo exploratória e um estudo de caso de uma das empresas do lócus pesquisado. Aplicou-se dois questionários e posteriormente ocorreu a computação e análise dos dados obtidos, a fim de averiguar os fins da pesquisa. O estudo de caso proposto neste trabalho, posteriormente, consistirá em um dos estudos que comporão um estudo conjunto a ser realizado a posteriori. Os resultados corroboram a ideia de que um nível inferior de aplicação dos indicadores de esforço alinhador induz a um baixo nível de eficácia na implementação das estratégias.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Motivação e engajamento dos servidores públicos da Universidade Federal do Pará(Universidade da Amazônia, 2019-11) RODRIGUES, Rômulo Augusto ParenteA motivação é a força interna que direciona os esforços pessoais na realização de um objetivo. Já o engajamento no trabalho é conceituado como a imersão do trabalhador durante a execução do seu papel organizacional. Considerando isso, o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar e relacionar a motivação intrínseca, extrínseca e o engajamento no trabalho entre os servidores públicos federais da Universidade Federal do Pará. Para tanto, utilizou-se um questionário que reuniu questões referentes a escala Work Preference Inventory (WPI) para aferir a motivação intrínseca e extrínseca e a escala Utrecht Work Engagement Scale (UWES-17) para medir o engajamento no trabalho. A pesquisa foi feita na forma de survey descritiva, com amostragem não probabilística intencional e tratamento de dados quantitativo, obtendo 210 questionários de pesquisa válidos. O tratamento de dados utilizou estatística descritiva na forma de medidas de tendência central, medidas de dispersão, medidas de associação e medidas de consistência interna. Os resultados revelaram elevados índices de motivação intrínseca e engajamento no trabalho e moderada motivação extrínseca. Ao correlacionar os construtos, mostrou-se que a motivação intrínseca se relaciona fortemente com o engajamento, enquanto que a motivação extrínseca influencia o mesmo de forma moderada.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Ações necessárias para a implementação de estratégias através do alinhamento: estudo de caso no setor hoteleiro(Universidade da Amazônia, 2019-11) RIBEIRO, Eduarda Dariane Lugarinho; BARROS, Luís Alberto Monteiro deA Estratégia é uma ferramenta organizacional que direciona, capta recursos e implementa mecanismos a fim de atingir metas e objetivos propostos para o alcance do êxito no fluxo processual da empresa.O presente estudo propôs como objetivo geral a averiguação do nível de implementação dos fatores de alinhamento estratégico, mais especificamente no campo das ações estratégicas, fundamentadas nos estudos de Monteiro de Barros e Santos (2019) através de um estudo de caso de uma empresa do setor hoteleiro paraense. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo onde um caso foiselecionado, foram aplicados dois questionários no qual foi possível analisar os dados coletados, com o intuito de aferir conclusões a respeito do caso estudado. A empresa em questão, a luz da base utilizada afirma que utiliza de maneira adequada as recomendações da literatura para produzir alinhamento entre a estratégia da organização e as ações dos colaboradores para implementá-la, mostrando a relação de que quanto maior o nível de eficácia da execução da estratégia da organização, maior é o seu nível de alinhamento. Porém existem pontos a serem aprimorados para o alcance do êxito máximo na implementação das estratégias.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Indicadores do esforço alinhador e eficácia estratégica: um estudo de caso(Universidade da Amazônia, 2019-11) CARDOSO, Ákila Belém; BARROS, Luís Alberto Monteiro deA eficácia da estratégia organizacional (eficácia estratégica) pode ser medida através da avaliação do nível de alcance dos objetivos estratégicos. Parte dos problemas enfrentados pelas organizações na busca por essa eficácia advém das dificuldades por elas enfrentadas no processo de execução de suas estratégias. Conforme indicam pesquisas recentes, por outro lado, é possível medir a eficácia estratégica das organizações, assim como aumentar as chances de ela ser alcançada, através da gestão de determinados indicadores de alinhamento estratégico (indicadores do esforço alinhador), categorizados em quatro dimensões: recursos e capacidades necessários à estratégia; tradução da estratégia em ações; controles apropriados à estratégia; e o ajuste do desenho da organização à estratégia. O presente estudo de caso analisou no campo o caso de uma empresa que foi identificada em pesquisa prévia como apresentando elevados níveis de alinhamento estratégico e de eficácia na implementação de suas estratégias, visando compreender com mais profundidade como os referidos indicadores definiram esses resultados, bem como testar o resultado previamente identificado. Os resultados obtidos no caso estudado, a partir da análise do seu nível de eficácia estratégica, avaliado à luz do detalhamento dos indicadores do seu esforço alinhador, corroboram com a ideia de que há uma relação direta entre o nível de alinhamento estratégico e o nível de eficácia na implementação da estratégia organizacional, medidos conforme base teórica apresentada.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Gestão da informação do perfil dos professores e infraestrutura das escolas públicas do estado do Pará: um modelo baseado em árvore de decisão(Universidade da Amazônia, 2021-11) MENDONÇA, Yuri Vidal Santiago de; BEZERRA, Thalita CarvalhoAs avaliações de larga escala têm sido o principal indicador de qualidade da educação. No Brasil, a literatura da área tem apontado diversos fatores com efeitos preditivos no índice de desenvolvimento da educação básica - IDEB. Nesse sentido, este estudo tem por objetivo analisar o efeito dos atributos educacionais, criados a partir de características das unidades de ensino da rede pública do estado do Pará, como a estrutura física e tecnológica das escolas e o perfil dos professores no IDEB. Tendo como diferencial de análise o treinamento de um modelo baseado em árvore de decisão, o que permite a compreensão dos fatores que efetivamente estão contribuindo com a qualidade educacional no estado. A amostra adotada tem característica não probabilística, composta a partir de três bases de dados oficiais, com 450 escolas da rede estadual de ensino. Os resultados apontam que o número de computadores por aluno, a existência de espaços pedagógicos que envolvem o uso de tecnologia, como laboratórios de informática e a idade dos professores tiveram maior efeito no IDEB.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Qualidade de vida no trabalho: um estudo na prefeitura de São Sebastião da Boa Vista - PA, durante a pandemia da COVID-19(Universidade da Amazônia, 2021-11) SERRÃO, Wellynton Farias; VASCONCELLOS, Caitto Arroyo; MATTOS, Carlos André Corrêa de; FERNANDES, José Augusto LacerdaO objetivo deste estudo é analisar a qualidade de vida no trabalho de servidores públicos municipais da prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, arquipélago do Marajó, estado do Pará. Para tanto, foi realizada uma survey descritiva, no mês de março de 2021, que contou com a participação de 116 respondentes em amostragem não probabilística por julgamento. Os dados foram tratados com técnicas de estatística descritiva, teste de hipóteses e análises multivariadas. A análise fatorial exploratória (AFE) explicou 69,47% da variância em três fatores, identificados como justiça organizacional (27,63%), respeito à legislação (21,80%) e remuneração (20,02%). A análise de agrupamentos formou dois grupos com 35% (41) e 65% (75) dos respondentes, respectivamente. Os resultados mostraram a valorização do cumprimento da legislação trabalhista e uma avaliação positiva quanto à qualidade no trabalho nos três fatores identificados.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Posicionamento competitivo de micro e pequenas empresas: operacionalização e mapeamento(Universidade da Amazônia, 2021-11) CARDOSO, Ákila Belém; BARROS, Luís Alberto Monteiro deAs micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras atuam em contextos peculiares e cumprem um papel importante na geração de emprego e renda, sendo as dificuldades com o planejamento um fator de mortalidade precoce. Considerando que uma posição competitiva adequada contribui para as empresas alcançarem níveis superiores de lucratividade em seus segmentos, bem como que o processo de planejamento da estratégia competitiva pressupõe a análise do posicionamento atual, considera-se relevante identificar o posicionamento competitivo corrente dessas empresas, no processo da estratégia de negócios. Para mapear o posicionamento competitivo das MPEs pesquisadas neste estudo metodológico, bibliográfico e de campo, desenvolveu-se estrutura para investigar aspectos extraídos da base teórica relativos a características do posicionamento competitivo, do desempenho competitivo e do setor de atuação. O nível de adequação das MPEs à teoria do posicionamento competitivo foi avaliado com base em dados coletados por meio de questionário estruturado, que foram tratados com a utilização de estatísticas descritivas. O problema da operacionalização do posicionamento competitivo empresarial restou superado, em razão do alcance dos objetivos da pesquisa. Para a teoria, o produto desta pesquisa metodológica adiciona um instrumento operacional inédito para auxiliar no diagnóstico e planejamento do posicionamento estratégico competitivo. Para a prática empresarial, em particular para o tipo estudado de MPEs, constitui mecanismo de análise, mapeamento e comparação da estratégia competitiva corrente das empresas, cujo diagnóstico resultante pode ser aplicado como subsídio às escolhas estratégicas futuras, com potencial para contribuir para a coerência e a consistência da estratégia competitiva dessas empresas, ao longo do tempo.
