Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por Autor "ALMEIDA, Jamilla de Nazaré de Oliveira"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Nas ondas das ciências : uma experiência educativa na rádio comunitária primavera, PA(Universidade Federal do Pará, 2022-11-25) ALMEIDA, Jamilla de Nazaré de Oliveira; SOUZA FILHO, Erasmo Borges de; http://lattes.cnpq.br/5387951750537371; https://orcid.org/0000-0002-4092-7973Esta dissertação é o resultado da pesquisa que teve como objetivo refletir sobre o ensino de Ciências, a partir da experiência educativa com o projeto “A educação está no ar” da Secretaria Municipal de Educação, SEMED, veiculado por meio da Rádio Comunitária do Município de Primavera-PA, durante a pandemia de Covid-19, e o uso da rádio como um importante recurso pedagógico nesse contexto. Esse projeto foi desenvolvido com alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Antonia Cunha, do Município de Primavera, e envolveu toda a comunidade escolar. E foi a partir dessa experiência, que se formulou a seguinte questão de pesquisa: Qual o impacto para o ensino de Ciências, com a veiculação de conteúdos por meio da rádio comunitária “Regional FM”, e desta como um importante recurso pedagógico na ampliação dessa área de conhecimento para todo o município de Primavera, Pará, a partir da pandemia de Covid-19? Nesse sentido, a pesquisa fez uso da abordagem qualitativa, com utilização da entrevista semiestruturada inicialmente com três alunos, e posteriormente por meio do grupo focal com os demais alunos participantes do projeto, assim como, extensiva aos pais e professores da Escola. Assim, este estudo tomou como referências a pesquisa qualitativa, referendada no estudo de caso, e com os seguintes autores: Bogdan e Biklen (2012); Freire (2014); Moraes e Galiazzi (2006); Krasilchik (1987) e Silva e Trivelato (2016). Como resultado da pesquisa, evidencia-se a importância do ensino de ciências para o Município, e para a Amazônia como um todo, por meio de um instrumento importante e de grande penetração na região, que é o rádio, assim como os recursos disponíveis da internet e das redes sociais locais. A efetivação desse recurso possibilitou a interação na relação estabelecida entre alunos, professores, pais e ouvintes da rádio comunitária, principalmente no período do ensino emergencial, ocasionado pela pandemia de Covid 19. Tal iniciativa se mostrou uma alternativa eficaz tanto para a Escola, quanto para o município de Primavera, pelo alcance da rádio, assim como o protagonismo dos alunos participantes no projeto de ciências com a rádio. Ao final da pesquisa, que teve como foco o ensino de ciências por meio do rádio, verificou-se a repercussão do projeto junto aos alunos, pais e professores, por ter sido uma experiência envolvente com essa área do conhecimento, uma vez que os textos utilizados no projeto, além de didáticos, também o foram desenvolvidos de forma lúdica, com uma linguagem acessível a todo público que acompanhou o programa “Educação está no ar”, enquanto esteve sendo transmitido, levando o conhecimento sobre ciências a lugares distantes. Assim, esta pesquisa evidencia a importância de ações e iniciativas inovadoras, que levem o conhecimento para além do muro da escola, envolvendo a comunidade escolar e os recursos disponíveis na comunidade, como nesse caso o uso da rádio comunitária como um importante recurso pedagógico. Como produto da pesquisa foi criado um blog para a divulgação de todo o projeto realizado, os programas de rádio que foram a ar, além de outros materiais ligados ao ensino de ciências que foram utilizados, e o roteiro para se desenvolver de forma semelhante essa atividade na escola, ressignificando-se assim o ensino de ciências, em propostas inovadoras.
