Artigos Científicos - FAHIS/IFCH
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Navegando Artigos Científicos - FAHIS/IFCH por Autor "COELHO, Wilma de Nazaré Baía"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) As licenciaturas em História e a lei 10.639/03 - percursos de formação para o trato com a diferença?(Universidade Federal do Pará, 2018-07) COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma de Nazaré BaíaO artigo aborda a formação do professor de História, ao longo dos últimos quinze anos, considerando a legislação que reformula a perspectiva de História do Brasil nos currículos da Educação Básica. As diretrizes nacionais para a educação para as relações étnico-raciais, acarretam mudanças nos percursos de formação, as quais projetam alterações substantivas no modelo usualmente adotado para a formação docente em História. Diante disso, o artigo analisa o impacto de tais alterações, a partir dos trajetos curriculares de cursos oferecidos por universidades federais em dez unidades da federação. A partir da consideração de tais trajetos, pretende-se analisar o espaço destinado à formação para as relações étnico-raciais e para o trato com a diferença. Argumentamos que as lacunas existentes em relação à implementação da lei são devedoras do modo pelo qual a formação de professores é concebida e assumida nos percursos curriculares estudados.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Música, raça e preconceito no ensino fundamental: notas iniciais sobre hierarquia da cor entre adolescentes(2013-12) COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro CezarEste artigo aborda as formulações que adolescentes, alunos do ensino fundamental, elaboram sobre cor e preconceito, a partir da relação que estabelecem com as músicas que consomem. Nesse sentido, o consumo é visto como uma chave para a compreensão desse grupo etário e de uma das dimensões de sua vida: a leitura que fazem da hierarquia da cor e a forma como se percebem nela. Importa-nos, portanto, perscrutar de que forma a preferência manifestada por adolescentes que cursam o ensino fundamental permite entrever a relação que estabelecem com esse significante social brasileiro - a cor - e uma das relações estabelecidas com ele - o preconceito.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar(Universidade Federal do Pará, 2015-07-27) COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro CezarO presente artigo analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizamos o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a Escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Argumentamos, nesse sentido, que a Escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil. É nela que parte significativa das relações sociais se efetiva. Não obstante, essa dimensão importantíssima do processo de formação não é objeto de intervenção pedagógica. As sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição.
