Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/2290
O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) faz parte das atividades do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), antigo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O PPGECM visa oferecer aos graduados e formadores de professores das áreas de Ciências (Física, Química e Biologia), Matemática, Educação Ambiental e áreas afins, oportunidade de estudos e pesquisas sobre os fundamentos atuais do ensino e pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemáticas (Área 46 da CAPES).
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI por Autor "ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz"
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Item Acesso aberto (Open Access) A perspectiva da criança em atividades de modelagem matemática nos anos iniciais(Universidade Federal do Pará, 2018-02-20) ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; SOUZA, Elizabeth Gomes; http://lattes.cnpq.br/6420273024357999; https://orcid.org/0000-0001-7119-0348O objetivo desta pesquisa foi constituir uma atividade de modelagem com crianças e na perspectiva delas, dando voz e vez às crianças na constituição da atividade de Modelagem Matemática, respeitando os seus modos de ser e estar no mundo. Esta pesquisa é orientada teórico-metodologicamente pela concepção de criança substanciada principalmente em Walter Benjamim, Kohan e Sarmento, para quem a criança é concebida como produtora e portadora de cultura, social e historicamente construída e sujeito da sua relação com o mundo. Discorremos sobre alguns conceitos de criança e infância, bem como apresentamos um breve estudo sobre algumas pesquisas que delineiam atividades no âmbito da Modelagem nos anos iniciais. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, recorremos às técnicas e instrumentos adequados à pesquisa com crianças para abordar o tema violência dentro da proposta de Modelagem Matemática. A coleta de dados ocorreu em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, localizada em um bairro periférico da cidade de Belém-PA. Os participantes da pesquisa foram 16 crianças entre 5 e 8 anos de idade, que compunham uma turma do 1º ano dos anos inicias do ensino fundamental. Os resultados da pesquisa propiciaram debates relevantes sobre o tema violência em contextos diferentes, suscitando temas matemáticos e não matemáticos, e obtiveram como produto final discussões, criações e desdobramentos que vislumbraram a perspectiva da criança, de modo a demonstrar sua capacidade de produzir, interagir e intervir na proposta da atividade por intermédio de sua cultura material, culminando com uma atividade de Modelagem Matemática constituída com as crianças, a qual foi socializada para o público da escola e para a família.Item Acesso aberto (Open Access) Uma revisão sistemática sobre a “noção de realidade” nas pesquisas de modelagem matemática na educação matemática.(Universidade Federal do Pará, 2023-09-26) ALVES, Lília Cristina dos Santos Diniz; BRAGA, Roberta Modesto; NUNES, José Messildo VianaThe objective of this research is to carry out a systematic review with the purpose of discussing and revealing how the phenomenon 'reality' appears in studies of Mathematical Modeling in Mathematics Education in the epistemological scope. To this end, we carried out qualitative research based on a systematic review of the literature relevant to the field of Mathematical Modeling in Mathematics Education. The searches were carried out in seven search sources, including databases, portals, virtual libraries, annals of events in the area and searches by citation, namely: the catalog of theses and dissertations and the periodical portal of the Personnel Improvement Commission Higher Education – CAPES, Scielo, Eric Research, Google scholar, Google and the National Conference on Mathematical Modeling - CNMEM. The systematic review was guided by a systematic review protocol based on the POT strategy (population, Outcome and Types of studies) adapted for use in qualitative research. Mendeley was a resource used to organize, manage references and exclude duplicates from studies selected for the review. We used Discursive Textual Analysis – ATD supported by the IRAMUTEC software to partially perform the analysis of the textual corpus. As a result of this analysis we obtained three categories: 1) REALITY: its objectives and characteristics within the scope of Mathematical Modeling; 2) Reality as one of the guiding elements of Mathematical Modeling: its dimensions and epistemological aspects; 3) Reality seen as an interdisciplinary thematic unit and the role of the teacher in choosing the theme in Mathematical Modeling activities. The partial results of this study showed that notions about reality in the context of Mathematical Modeling are plural. We find evidence of some philosophical-epistemological roots of reality in Platonism, such as the reality of the sensorial world or (Platonic reality) and we also find the idea of realism. In view of this evidence, from immersion in the literature we highlight the dimensions of reality present in the concepts of Mathematical Modeling such as: initial reality (given reality), intermediate reality (reality to be modeled) and the mathematical model (pseudoreality).