Logo do repositório
Tudo no RIUFPA
Documentos
Contato
Sobre
Ajuda
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
Entrar
Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LOBATO, Vívian da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Educação, memória e história: possíveis enlaçes
    (Universidade Federal do Pará, 2014-01) LOBATO, Vívian da Silva
    O presente artigo propõe-se a discutir a questão da memória individual e coletiva e os enlaces desta com a educação. O referencial teórico-metodológico está assentado nos estudos de Ecléa Bosi (1994; 2003) sobre memória e na teoria sobre memória social de Maurice Halbwachs (1993). Segundo os referidos autores, os processos memorativos são relacionados a campos de significação na vida do sujeito que recorda. Nesta perspectiva, entende-se que os estudos de memória em educação, com o aporte de alguns autores da Psicologia Social - Ecléa Bosi (1994; 2003); Maurice Halbwachs (1993), ajudam a elucidar a compreensão dos fenômenos educativos, das inquietações e dos desafios que na contemporaneidade têm mobilizado pesquisadores e professores. Entende-se ser relevante esse olhar sobre o passado, uma vez que esse encontro com a historicidade da educação possibilita fecundas formas de produzir novos saberes que possam ser investidos nas práticas educativas de nosso tempo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    A representação da afetividade em uma turma de 2° ano do município de Abaetetuba-PA
    (Universidade Federal do Pará, 2016-06) MELO, Érica da Silva; LOBATO, Vívian da Silva
    O artigo discute a afetividade como algo indissociável do desenvolvimento humano e indispensável na aprendizagem a partir da perspectiva Walloniana. A presente pesquisa originou-se de um Trabalho de Conclusão de Curso. O objetivo é analisar como a afetividade está sendo compreendida e desenvolvida em uma turma de 2° ano. A pesquisa foi realizada através da observação do cotidiano de uma sala de aula e uma entrevista com a professora da turma. Henri Wallon é a principal fundamentação teórica, e alguns autores que discutem a sua teoria como: Almeida (2007, 2012) Dantas (1992), Galvão (2011), Mahoney (2010), dentre outros. O artigo está organizado em: Introdução, referencial teórico, desenvolvimento (sobre a pesquisa) e considerações finais. Constatou-se que a afetividade é algo indispensável no âmbito escolar, porém ainda é um desafio para os professores. Afetividade e aprendizagem são indissociáveis no processo de ensino aprendizagem. É imprescindível reconhecer a importância da afetividade e tê-la como aliada na aprendizagem.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Representações de docentes sobre violência nas escolas: um estudo em uma escola ribeirinha
    (Universidade Federal do Pará, 2016-06) LOBATO, Vívian da Silva
    Este trabalho de pesquisa orientou-se pelo objetivo de analisar as representações de professores sobre violência no contexto escolar. A coleta de dados foi realizada em uma Escola ribeirinha e quilombola. Foi realizada pesquisa bibliográfica, seguida de entrevistas com seis (6) professores de uma Escola de Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Município de Abaetetuba, no Estado do Pará. Os professores entrevistados trabalham no Ensino Médio da Escola Santos André. Com o objetivo de preservar o anonimato, atribuíram-se nomes fictícios na apresentação e discussão dos resultados. Optou-se por agrupar os dados em categorias de significados, ao final foram elencadas nove (9) categorias, quais sejam: O que os professores conversam sobre a violência, formas de violência manifestas na escola, a violência considerada a mais grave, como a violência é trabalhada em sala de aula, como os professores costumam agir diante da violência, a formação sobre violência escolar, a violência na relação professor-aluno, a infraestrutura da escola X violência, consequências da violência para a escola. O referencial teórico-metodológico utilizado assentou-se nos estudos dos seguintes pesquisadores: Franco (2004), Charlot (2002), Fante (2005), Placco (2005), Kodato (2010) e Pedro-Silva (2014). Foi possível constatar a falta de formação docente para lidar com a violência, o vácuo estratégico e o medo dos professores que, embora percebam a complexidade do problema ainda procuram na família a principal origem da violência.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Subsídios teóricos e reflexivos sobre a relação família-escola no contexto educacional brasileiro
    (Universidade Federal do Pará, 2014-08) LOBATO, Vívian da Silva; SANTOS, Graciete Costa dos
    O presente artigo, intitulado “Subsídios Teóricos e Reflexivos sobre a Relação Família-Escola no Contexto Educacional Brasileiro”, foi elaborado a partir dos resultados de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, os quais desencadearam a busca de reflexões pertinentes à temática do trabalho. Para fundamentar as discussões objetivou-se por meio desse trabalho o seguinte: analisar a partir de estudos teóricos o contexto que envolve a relação famíliaescola nos dias atuais no contexto educacional brasileiro. Optou-se por realizar uma pesquisa bibliográfica, cuja dimensão permitiu que as leituras pudessem servir de bases para a construção de conhecimentos voltados ao foco do trabalho. Por fim, os resultados apontaram que a relação família-escola deve fazer parte de uma das diretrizes que desencadeiam a proposta pedagógica da escola, visando assim oportunizar à criança, ao jovem e ao adulto participarem ativamente do processo ensino aprendizagem resultado da participação familiar junto à escola durante a vida escolar.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Entre em Contato
Brasão UFPA