Navegando por Autor "NASCIMENTO, Maridalva Costa"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas investigativas com professores de ciências: contribuições para a formação e para o ensino(Universidade Federal do Pará, 2016-09-05) NASCIMENTO, Maridalva Costa; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831Práticas de ensino investigativo têm sido consideradas por vários autores como uma abordagem que pode contribuir para melhoria do ensino de ciências. Mas, para que se faça presente na escola é necessário considerar, entre outros fatores, a formação de professores. Ao mesmo tempo em que essa formação inclui conhecimentos teóricos e práticas da abordagem investigativa, não pode deixar de considerar o conhecimento do professor e as contribuições que ele tem a oferecer à construção de uma prática que valorize essa orientação. Assim, com o intuito de pesquisar aspectos relativos ao processo formativo de professores de ciências no contexto de tais práticas, buscamos investigar: “O que os professores trazem do seu processo formativo que viabiliza a prática investigativa na interação com seus pares, e o que aprendem no contexto de tais práticas que podem contribuir para o ensino de ciências? Para desenvolver o estudo, convidamos professores da rede municipal de ensino do município de Castanhal - Pará. Para mediar o diálogo com os sujeitos, elaboramos uma sequência de ensino, que tratava das mudanças de pigmentação da flor de uma planta da espécie Hibiscus mutabilis. A sequência foi previamente estruturada por já ter sido objeto de ensino e investigação com estudantes da educação básica, mas estava sujeita à reformulações em decorrência do processo de interação com os professores. A pergunta que orientou a construção da prática foi: Por que as flores da planta conhecida por amor-de-homem mudam de cor? A partir das hipóteses postas foram realizadas as seguintes tarefas:1- Observação da flor na planta; 2- Estudo do período de vida da flor; 3- Identificação da planta; 4- Estudo do efeito da luz 5- Estudo do efeito da temperatura sobre a pigmentação da flor. O desenvolvimento da sequência foi filmado e os diálogos ocorridos entre os professores envolvidos constituíram-se dados empíricos do estudo. A filmagem foi transcrita e dos diálogos foram selecionados episódios referentes a: PERGUNTA, PLANEJAMENTO, REALIZAÇÃO e RESPOSTAS, segundo o modelo para estudo de práticas investigativas proposto por Parente (2012). A análise dos episódios considerou a natureza de cada elemento no processo de investigação, as discussões pertinentes ao processo e a formação de professores de ciências. A construção da atividade com os professores nos permitiram identificar na fala dos sujeitos aspectos formativos que sinalizaram para realização de tais práticas, como: a capacidade de projetar experimentos e o espírito de busca. Também sinalizaram aspectos que demonstram a carência dessa abordagem nos cursos de formação de professores de ciências, como: a não utilização da escrita para registro dos experimentos realizados e o esvaziamento teórico. Como produto desse estudo produzimos um vídeo fazendo uso de cenas originadas no âmbito deste trabalho para apresentar os resultados dessa pesquisa e encorajar professores à sua realização.Tese Acesso aberto (Open Access) Os processos imaginativos e a aprendizagem de ciências no contexto de práticas investigativas: o estudo de caso de Pietro(Universidade Federal do Pará, 2021-05-27) NASCIMENTO, Maridalva Costa; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700XEste estudo apresenta os processos imaginativos de um estudante em um contexto de práticas investigativas. É uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Assume a imaginação enquanto produção de sentidos subjetivos, que pode estar presente nos processos psíquicos humanos, quando configurados subjetivamente, sendo imprescindível para as produções criativas. Tem como objetivo geral, compreender como a imaginação, enquanto produção subjetiva, participa do processo de ensino-aprendizagem discente em ações investigativas de ciências. Isso significou interpretar a configuração subjetiva da ação de aprender do estudante. Foi utilizado como suporte teórico a Teoria da Subjetividade de González Rey, a Epistemologia Qualitativa e o método construtivo-interpretativo desenvolvidos pelo mesmo autor. Para construção da informação foram utilizados os seguintes instrumentos, enquanto recursos da pesquisa: completamento de frases, produção de textos, desenhos, vídeo-gravações, conversas informais, atividade investigativas e entrevistas. As expressões do participante permitiram construir indicadores de sentidos subjetivos e elaborar hipóteses sobre sua configuração subjetiva da ação de aprender. Assim, a interpretação realizada indicou que participam de sua configuração subjetiva da ação de aprender, núcleos de sentidos subjetivos, associados: à participação dos pais nos seus estudos; à sua postura desinibida, participativa, curiosa, responsável, e que não teme se expressar; ao seu desejo de ascender na vida. Os resultados sinalizaram ainda, que valorizar a imaginação do estudante cria condições para reflexões, posicionamentos, questionamentos e para a curiosidade. Isso fica facilitado nas práticas investigativas, nas quais o estudante não recebe o conhecimento pronto, mas precisa pensar como resolver problemas. Nesse contexto, a imaginação está presente na formulação e teste de hipóteses, na interpretação de resultados, e na formulação de novas perguntas, que emergem como produção subjetiva do momento atual, na interação com o professor e com os colegas, relacionada à subjetivação de experiências anteriores. E desse modo, as práticas investigativas deveriam se constituir um recurso pedagógico para a superação de um ensino por transmissão.
