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Navegando por Autor "NASCIMENTO, Maridalva Costa"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Práticas investigativas com professores de ciências: contribuições para a formação e para o ensino
    (Universidade Federal do Pará, 2016-09-05) NASCIMENTO, Maridalva Costa; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831
    Práticas de ensino investigativo têm sido consideradas por vários autores como uma abordagem que pode contribuir para melhoria do ensino de ciências. Mas, para que se faça presente na escola é necessário considerar, entre outros fatores, a formação de professores. Ao mesmo tempo em que essa formação inclui conhecimentos teóricos e práticas da abordagem investigativa, não pode deixar de considerar o conhecimento do professor e as contribuições que ele tem a oferecer à construção de uma prática que valorize essa orientação. Assim, com o intuito de pesquisar aspectos relativos ao processo formativo de professores de ciências no contexto de tais práticas, buscamos investigar: “O que os professores trazem do seu processo formativo que viabiliza a prática investigativa na interação com seus pares, e o que aprendem no contexto de tais práticas que podem contribuir para o ensino de ciências? Para desenvolver o estudo, convidamos professores da rede municipal de ensino do município de Castanhal - Pará. Para mediar o diálogo com os sujeitos, elaboramos uma sequência de ensino, que tratava das mudanças de pigmentação da flor de uma planta da espécie Hibiscus mutabilis. A sequência foi previamente estruturada por já ter sido objeto de ensino e investigação com estudantes da educação básica, mas estava sujeita à reformulações em decorrência do processo de interação com os professores. A pergunta que orientou a construção da prática foi: Por que as flores da planta conhecida por amor-de-homem mudam de cor? A partir das hipóteses postas foram realizadas as seguintes tarefas:1- Observação da flor na planta; 2- Estudo do período de vida da flor; 3- Identificação da planta; 4- Estudo do efeito da luz 5- Estudo do efeito da temperatura sobre a pigmentação da flor. O desenvolvimento da sequência foi filmado e os diálogos ocorridos entre os professores envolvidos constituíram-se dados empíricos do estudo. A filmagem foi transcrita e dos diálogos foram selecionados episódios referentes a: PERGUNTA, PLANEJAMENTO, REALIZAÇÃO e RESPOSTAS, segundo o modelo para estudo de práticas investigativas proposto por Parente (2012). A análise dos episódios considerou a natureza de cada elemento no processo de investigação, as discussões pertinentes ao processo e a formação de professores de ciências. A construção da atividade com os professores nos permitiram identificar na fala dos sujeitos aspectos formativos que sinalizaram para realização de tais práticas, como: a capacidade de projetar experimentos e o espírito de busca. Também sinalizaram aspectos que demonstram a carência dessa abordagem nos cursos de formação de professores de ciências, como: a não utilização da escrita para registro dos experimentos realizados e o esvaziamento teórico. Como produto desse estudo produzimos um vídeo fazendo uso de cenas originadas no âmbito deste trabalho para apresentar os resultados dessa pesquisa e encorajar professores à sua realização.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Os processos imaginativos e a aprendizagem de ciências no contexto de práticas investigativas: o estudo de caso de Pietro
    (Universidade Federal do Pará, 2021-05-27) NASCIMENTO, Maridalva Costa; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700X
    Este estudo apresenta os processos imaginativos de um estudante em um contexto de práticas investigativas. É uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Assume a imaginação enquanto produção de sentidos subjetivos, que pode estar presente nos processos psíquicos humanos, quando configurados subjetivamente, sendo imprescindível para as produções criativas. Tem como objetivo geral, compreender como a imaginação, enquanto produção subjetiva, participa do processo de ensino-aprendizagem discente em ações investigativas de ciências. Isso significou interpretar a configuração subjetiva da ação de aprender do estudante. Foi utilizado como suporte teórico a Teoria da Subjetividade de González Rey, a Epistemologia Qualitativa e o método construtivo-interpretativo desenvolvidos pelo mesmo autor. Para construção da informação foram utilizados os seguintes instrumentos, enquanto recursos da pesquisa: completamento de frases, produção de textos, desenhos, vídeo-gravações, conversas informais, atividade investigativas e entrevistas. As expressões do participante permitiram construir indicadores de sentidos subjetivos e elaborar hipóteses sobre sua configuração subjetiva da ação de aprender. Assim, a interpretação realizada indicou que participam de sua configuração subjetiva da ação de aprender, núcleos de sentidos subjetivos, associados: à participação dos pais nos seus estudos; à sua postura desinibida, participativa, curiosa, responsável, e que não teme se expressar; ao seu desejo de ascender na vida. Os resultados sinalizaram ainda, que valorizar a imaginação do estudante cria condições para reflexões, posicionamentos, questionamentos e para a curiosidade. Isso fica facilitado nas práticas investigativas, nas quais o estudante não recebe o conhecimento pronto, mas precisa pensar como resolver problemas. Nesse contexto, a imaginação está presente na formulação e teste de hipóteses, na interpretação de resultados, e na formulação de novas perguntas, que emergem como produção subjetiva do momento atual, na interação com o professor e com os colegas, relacionada à subjetivação de experiências anteriores. E desse modo, as práticas investigativas deveriam se constituir um recurso pedagógico para a superação de um ensino por transmissão.
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