Navegando por Autor "SARAIVA, Márcia Pires"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Identidade multifacetada: a reconstrução do "ser indígena" entre os Juruna do médio Xingú(Universidade Federal do Pará, 2005-04-28) SARAIVA, Márcia Pires; SIMONIAN, Ligia Terezinha Lopes; http://lattes.cnpq.br/6620574987436911Os Juruna habitam as terras do vale do rio Xingu, pelo que se pode comprovar, desde o século XVII. Após sucessivos contatos interétnicos, eles passaram por processos de "descaracterização" do ponto de vista cultural. Hoje, encontram-se vivendo em diferentes situações socioespaciais, desde aqueles que habitam a Terra Indígena Paquiçamba, aos que estão espalhados pelo Beiradão na Volta Grande do Xingú e aos que moram na periferia da cidade de Altamira. Recentemente, os Juruna deram início a um processo de externalização da identidade indígena, e realizam isso por meio de documentos e da oralidade acerca de sua história, de ritos e manifestações artísticas diversas, o que é objeto deste trabalho. A pesquisa revela a constituição de uma identidade multifacetada, que é impulsionada pelas diferentes realidades em que se encontram.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Uma pedagogia para índios: a política indigenista de Getúlio no contexto do estado novo (1837-1945)(Universidade Federal do Pará, 2013-09) SARAIVA, Márcia PiresTrabalho e nacionalidade foram ideias recorrentes nos anos do Estado Novo. Este artigo demonstra que a política Getulista de culto ao trabalho também foi pensada e executada para os índios. Na perspectiva do Estado novista, os índios deveriam deixar de ser índios para se tornarem trabalhadores agrícolas, que cultivassem valores vinculados ao culto a bandeira, a língua nacional e as datas cívicas. O SPI foi o órgão vinculador destas ideias mediante a utilização de um conjunto de ações pedagógicas executadas pelos postos indígenas. Estes funcionavam como grandes escolas que com seus trabalhadores – encarregado, mestre-escola e diaristas tratavam de “enquadrar” os índios na nova ordem que surgia. Entretanto, este processo foi conflituoso, pois os índios não ficaram passivos diante desta política como revelam os documentos do órgão. Nestes, há evidências de que os índios continuavam comercializando sua produção com os regatões do Gurupi, prática combatida pelo SPI.
