Navegando por Autor "TRINDADE, Antenor Carlos Pantoja"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A etnomatemática e a pesca de borqueio(Universidade Federal do Pará, 2004-09) TRINDADE, Antenor Carlos Pantoja; PEREIRA, Éderson Antônio Ferreira; ALMEIDA, Kezia Sueli Ferreira de; LIMA, Francinette Ferreira de; RODRIGUES, João Rosemildo da SilvaEste artigo tem por finalidade expandir novas visões e reflexões a cerca da pesca artesanal na modalidade de “borqueio”, a fim de que se possas conhecer e valorizar a Memória e a Identidade Cultural da nossa região do Baixo Tocantins, especificamente com relação à História Oral vivido por pescadores de mapará no Município de Abaetetuba. Buscamos através da Etnomatemática a compreensão do conhecimento matemático desenvolvido pelos pescadores de borqueio sob vários olhares que se intercruzam na realidade deste trabalho.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Pós-modernidade e educação em Boaventura de Sousa Santos(Universidade Federal do Pará, 2008-06) TRINDADE, Antenor Carlos PantojaNeste artigo discuto algumas idéias sobre pósmodernidade em Boaventura de Sousa Santos. Assim, inicio com uma reflexão sobre a modernidade, para, em seguida, adentrar no pensamento do autor em tela com o debate sobre crise do paradigma dominante, que dá vazão ao paradigma emergente, a pós-modernidade. Finalizo com a reflexão do autor sobre a educação no mundo atual.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Reflexão sobre cultura musical no munícipio de Abaetetuba(Universidade Federal do Pará, 2005-01) TRINDADE, Antenor Carlos Pantoja; MARTINS, Flávia Suzane Góes; ABREU, Joseane Dias; FERREIRA, Luciane Gonçalves; RODRIGUES, João Rosenildo da SilvaEste artigo faz parte do Projeto Memória Musical e tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a cultura musical no município de Abaetetuba através da oralidade e de dados bibliográficos. Queremos mostrar um pouco da trajetória musical no município, como vem se desenvolvendo e as influências que sofreu ao longo da história.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Representações sociais de egressos do curso de Licenciatura em Educação do campo da UFPA: formação e atuação no contexto social do campo(Universidade Federal do Pará, 2016-08-17) TRINDADE, Antenor Carlos Pantoja; NASCIMENTO, Ivany Pinto; http://lattes.cnpq.br/6649004854958284O estudo trata das Representações Sociais de egressos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo sobre a formação docente a partir de discursos que revelam suas objetivações e ancoragens sobre a formação no curso. Deste modo, o estudo buscou estabelecer reflexões sobre as Representações Sociais de egressos da Licenciatura sobre a formação docente no curso e sua relação com a atuação docente no contexto social do campo. Apresenta como referência de estudo a teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978), Jodelet (2001) e as discussões sobre as Licenciaturas em Educação do Campo enquanto proposta de transformação social (MOLINA e SÁ, 2014) e contra-hegemônica (GRAMSCI, 1978), do espaço do campo e da escola por meio da formação de educadores. O estudo segue pela abordagem qualitativa a partir de Bogdan e Biklen (1994), por considerarem o pesquisador como importante instrumento na coleta de informações em lócus. A metodologia utilizada na coleta das informações foi realizada por meio de aproximações, uso de questionários e entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados coletados, optou-se pela análise de conteúdo na perspectiva dos estudos de Laurençe Bardin (1977). Os sujeitos pesquisados são oito egressos da turma de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará (UFPA), do Campus de Abaetetuba e que tem como lócus de pesquisa a mesma Universidade. Os resultados encontrados apontam que os egressos reconhecem a importância do curso na região por ter oferecido uma formação para além das expectativas esperadas, uma formação crítica, política, a valorização da cultura local e a preparação para atuar nas escolas do campo e na comunidade. Quanto suas expectativas de atuar no contexto social do campo, afirmam que pretendem seguir na carreira docente e contribuir para a melhoria da educação nas suas comunidades, na perspectiva de mudar a realidade do Campo.
