Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por CNPq "CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMÁTICA"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) Argumentação no ensino de ciências e temas controversos: possibilidades para pensar a embriologia nas aulas da educação básica(Universidade Federal do Pará, 2017-05-24) SILVA, Rider Moura da; VIEIRA, Eduardo Paiva de Pontes; http://lattes.cnpq.br/2902323640527915; https://orcid.org/0000-0003-1641-7014A embriologia é um tema presente nas aulas do ensino fundamental e médio e suas possibilidades em apresentar e promover discussões relacionadas ao desenvolvimento dos vertebrados justificaria sua importância na formação básica. A abordagem, contudo, pode ser notoriamente enfadonha, tanto para professores, quanto para os alunos, sobretudo, ao pautar o ensino na aprendizagem mecânica de conceitos. A presença da ―embriologia‖ no material didático, comumente não relaciona questões inerentes ao processo de construção de saberes ou de suas controvérsias. Nessa perspectiva, defendemos a possibilidade de que professores de ciências e biologia desenvolvam com seus alunos práticas docentes baseadas na argumentação e na discussão de temas controversos relacionados ao desenvolvimento embrionário. A argumentação é particularmente importante no ensino de ciências, partindo do princípio de que a investigação científica gera e justifica a produção de conhecimento, além de possibilitar articulações com outros sistemas de pensamento na compreensão dos fenômenos naturais e das interações sociais e culturais. O desenvolvimento embrionário e particularmente, o da espécie humana, viabiliza e subsidia o entendimento das causas de malformações congênitas, das interações e dos cuidados no processo de formação e progressão do embrião, das possibilidades ou impossibilidades de tratamentos terapêuticos a partir de células embrionárias e ainda oportuniza discussões no âmbito da filosofia das ciências biológicas os definidores de início e fim da vida. Consideramos relevante a inovação de práticas docentes ao abordar a embriologia, amplamente discutida na atualidade e evidenciada na mídia em aspectos que se estendem da gravidez na adolescência ao desenvolvimento biotecnológico, como a pílula do dia seguinte, a utilização das células tronco embrionárias, os métodos cirúrgicos para esterilização entre outros. O ensino de ciências é um local fértil para práticas que garantam, a partir de ações contextualizadas e distantes da mera comprovação de conceitos, uma formação intelectual coadunada à contemporaneidade e que forme pessoas que tenham a capacidade de lidar com questões socialmente significativas. A argumentação no ensino de ciências por meio de temas controversos é uma perspectiva que não deve ser negligenciada em assuntos como o desenvolvimento embrionário, com efeito, é possível pensar no empreendimento em pesquisas na área de ensino que resultem na produção de materiais didáticos relacionados às demandas atuais e que articulam cada vez mais os saberes científicos, a organização social e as proposições legislativas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ciência animada: introdução ao estudo da óptica(Universidade Federal do Pará, 2021-08-23) COSTA, Daniel Marques da Silva; PEREIRA FILHO, Silvio Carlos Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9987897593457877; https://orcid.org/ 0000-0002-5696-260X; ALVES, Danilo Teixeira; http://lattes.cnpq.br/6642002445572793O uso de materiais instrucionais na educação, quando baseados em princípios científicos do funcionamento cognitivo humano, podem favorecer a aprendizagem. A Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) é baseada em evidências e objetiva o desenvolvimento de princípios que orientem a elaboração de materiais instrucionais mais eficientes. Este estudo mostra o processo de criação de animações educacionais e um livro paradidático, que foram elaborados com base nos princípios da TCAM, e compõem o produto educacional Ciência Animada: introdução ao estudo da Óptica. Ambos abordam o tema Introdução à Óptica e são direcionados a alunos de Ciências do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que não possuam expertise no tema. Espera-se que os materiais propiciem aos alunos iniciantes no Estudo da Física, melhor compreensão acerca do tema abordado.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Construção de um portfólio sobre noções de estatística e probabilidade como dispositivo didático(Universidade Federal do Pará, 2022-01-21) VILHENA, Vera Débora Maciel; NUNES, José Messildo Viana; http://lattes.cnpq.br/5188612973174798; https://orcid.org/0000-0001-9492-4914A presente pesquisa objetiva desenvolver praxeologias (Tarefas, Técnicas, Tecnologia e Teorias) sobre noções de Estatística e Probabilidade para construção de um portfólio como dispositivo didático na formação inicial de professores. Tomando como referencial a Teoria Antropológica do Didático (TAD), as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, e a proposta de Ladage e Chevallard, que por meio de um Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP) de dimensão micro, divididos em dois momentos: O PEP de Investigação constituído os Estudos do problema docente e da dimensão Epistemológica e um micro - PEP de Intervenção constituído as Dimensões Econômica Institucional e Ecológica. Uma experiência didática de Noções de Estatística e Probabilidade com 25 alunos em formação de professores do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Matemática, Ciência e Linguagem da Universidade Federal do Estado do Pará, no período de agosto a dezembro de 2020. O principal resultado obtido com a pesquisa aponta para a desenvoltura dos futuros professores frente à leitura, construção e interpretações de tabelas e gráficos. As aulas possibilitaram aos futuros professores compreenderem e interpretarem acerca da construção de tabelas e de gráficos e como as informações podem ser tratadas para o desenvolvimento das atividades que compôs produto educacional denominado o Portfólio didático para o ensino de Noções de Estatística e Probabilidade. A pesquisa de campo ajudou, sobremaneira, na aprendizagem da técnica e na compreensão da importância desse estudo não só na vida dos alunos, mas da sociedade em geral.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Ensino de conceitos elementares de estatística por meio de práticas investigativas(Universidade Federal do Pará, 2020-11-25) MARTINS, Cleuma Gonçalves de Matos; MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves; http://lattes.cnpq.br/3148593292236740; https://orcid.org/0000-0002-9933-2894Nesta pesquisa nosso objetivo foi investigar como a utilização das práticas investigativas podem auxiliar professores, que ensinam conceitos elementares de estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas no município de Uruará, região sudoeste do Pará. Desse modo, a questão norteadora da pesquisa se configurou como sendo: Em que termos as práticas investigativas podem auxiliar professores com o ensino de conceitos elementares de estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Adotamos como principal aporte teórico as ideias do pesquisador português João Pedro da Ponte, entre outros, para tratar de questões referentes às práticas investigativas. Os conteúdos desenvolvidos, por meio das práticas investigativas, são relativos a alguns conceitos elementares de estatística deliberados pela BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa apresentada é de cunho qualitativo numa abordagem da pesquisa ação. Como ferramenta metodológica de análise das informações, optamos pela análise das narrativas, na perspectiva de Ponte (2017). As informações coletadas durante o desenvolvimento do processo formativo foram organizadas por meio de questionário composto por entrevista semiestruturada, gravações de audiovisuais, registros fotográficos e anotações em nosso diário de campo. No que se refere aos resultados, foi possível identificarmos a partir das narrativas dos sujeitos participantes da pesquisa, fragilidades quanto ao domínio do objeto de conhecimento estatístico e indícios de práticas que pudessem possibilitar à criação de um ambiente enriquecedor e estimulante necessário a aprendizagem do referido objeto. Percebemos que a maioria dos participantes apontaram as lacunas de conhecimentos acerca do ensino de estatística, problemas relacionados à sua formação inicial e continuada, pois, segundo seus relatos, não desenvolveram as aprendizagens de conhecimentos necessários para garantir uma prática docente de melhor qualidade voltado ao ensino de estatística. Durante o processo formativo compartilhado, os participantes indicam movimento de superação desse quadro de desconhecimento do conteúdo abordado, bem como demonstraram apropriação da metodologia das práticas investigativas. As professoras participantes de todas as etapas do processo formativo pensaram, organizaram e desenvolveram, em suas salas de aula, tarefas utilizando estratégias que potencializaram o ensino de conceitos elementares de estatística, e favoreceram as aprendizagens dos alunos. Essas professoras demonstraram que participar de ambientes formativos que despertem novos modos de ensinar-aprender-avaliar se faz necessário para atendermos as demandas dos alunos em uma sociedade em constante mudança, na qual a prática de investigar é salutar para o desenvolvimento da autonomia, da reflexão crítica e da ação. Portanto, podemos afirmar que as práticas investigativas apresentadas e desenvolvidas na nossa pesquisa, mobilizaram professores e alunos em torno das suas aprendizagens.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O ensino de química na EJA com atividades do tipo P.O.E. e mão na massa(Universidade Federal do Pará, 2018-09-21) SILVA, Elzeni Oliveira da; Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre a aprendizagem e o ensino das Propriedades da Matéria em uma turma de Educação de Jovens e Adulttos (EJA) e tem como principal objetivo elaborar e avaliar um módulo didático que propõe o uso de estratégias diversificadas do tipo P.O.E e Mão na massa para o ensino de química na EJA. Inicialmente se fez uma pesquisa do histórico da EJA no Brasil e das estratégias que podem ser utilizadas no ensino de química, discutindo quais as mais apropriadas ou adequadas para se trabalhar com alunos com tantas vivências. Após essa etapa foi elaborado o módulo didático utilizando como estratégias didáticas do tipo Prediga, Observe e Explique (P.O.E) e o Mão na massa. Os resultados mostraram que as estratégias selecionadas, assim como outros estudos mostraram, são relativamente mais eficazes para um maior envolvimento e aprendizagem dos alunos. Esses resultados também apontaram que quando os alunos são envolvidos e dasafiados nas tarefas de sala de aula, eles se sentem parte intregrante da escola, do ensino e principalmente da aprendizagem.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experiências formativas em contexto com professores que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Pará, 2018-12-14) ROCHA, Paula Giselle da Costa; MATOS, Maria da Conceição Gemaque de; http://lattes.cnpq.br/9172622259885147; https://orcid.org/0000-0003-3026-5141A presente dissertação contempla o objetivo de investigar as concepções/visões dos professores sobre o ensino de ciências e suas práticas nos anos iniciais do ensino fundamental. Estes professores estão vinculados a uma escola de ensino fundamental no município de Belém/PA. A pesquisa é centrada no delineamento qualitativo, guiada pela abordagem da pesquisa narrativa, constam como principais envolvidos no campo da pesquisa cinco professoras e a professora (formadora). Na análise de dados foi utilizado a Análise Textual Discursiva, através desta emergiram duas categorias: Concepções sobre a docência: relatos de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental; O olhar sobre docência das professoras a partir da oficina de formação continuada. Há indícios de mudança de atitude perante os saberes envolvidos através da parceria construída na oficina de formação continuada para professores de ciências, e a produção do produto didático para dar amplitude a formações futuras. Destacamos a relevância de criar espaços de formação continuada na própria escola e de distanciar dos moldes obsoletos de ensino e imprimir abordagem mais próxima da realidade do professor. Enseja-se que este seja um crepito para se avançar na pesquisa em educação, sobretudo, aproximar o professor a reflexão de suas próprias práticas.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Formação docente em contexto: processos de investigação-ação sobre a abordagem de conhecimento químico nos anos iniciais(Universidade Federal do Pará, 2018-12-20) CASTRO, Elias Brandão de; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585Esta pesquisa de natureza qualitativa se centra em quatro professoras, que se mostraram motivadas em constituir um grupo de pesquisa/formação, no contexto escolar dos anos iniciais. Objetivo compreender: em que termos uma experiência formativa em contexto por meio de práticas de investigação-ação (IA) pode contribuir para que professoras dos anos iniciais discutam e promovam a abordagem do conhecimento químico em suas aulas? Para tanto, foi assumido as ideias de W. Carr, S. Kemmis (1998) e J.Elliott (1990) na perspectiva dos conceitos de IA, assim reconhecendo as potencialidades desta metodologia, professoras-Colaboradoras assumiram-na no processo investigativo da própria prática. Desse modo, a partir das necessidades de (in) formação que emergiam das narrativas das professoras e dos encaminhamentos traçados pela metodologia de investigação adotada, foi se desenhando o design de formação, por meio de Encontros Formativos Colaborativos. Os instrumentos utilizados foram: diário de formação, questionários, registros audiovisuais e entrevista. Analisei os dados seguindo as orientações da Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). Da desconstrução e reconstrução do Corpus, por sentidos e significados, emergiram dois eixos de análise: i) Professoras dos anos inciais: o que dizem sobre si e sobre o ensino de ciências que realizam e ii) Conhecimentos Químicos: reflexões e diálogos experienciados na prática docente Os resultados revelam que a) os processos de formação inicial das professoras, em grande parte, comungam por sua fragmentação entre teoria e prática na Educação em ciências e incipiente no trato dos conteúdos e metodologias de abordagem para o Ensino de Ciências; b) o grupo, constituído pelo Professor-ASSESSOR e Professoras-COLABORADORAS, assumiu posições ativas na abordagem da temática “Transformações químicas e o processo de enferrujamento”, cada um fazendo uso da autonomia de julgamento, no movimento reflexivo, para tomadas de decisões em colaboração, assumindo na ação os aportes teóricos e as novas/outras experiências profissionais fomentadas c) O processo de IA incorporou elementos inovadores da concepção teórica do Ensino de Ciências nos anos iniciais, possibilitando formar professores reflexivos e pesquisadores sobre a própria prática, por meio do planejamento e implementação de ações, direcionadas para o tratamento de problemas vivenciados no exercício profissional.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Meio ambiente e lixo eletrônico: uma abordagem CTSA, a partir de uma ilha interdisciplinar de racionalidade, no ensino de ciências(Universidade Federal do Pará, 2018-10-23) PACHECO, Patrícia Quaresma; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646Esta pesquisa é fruto de um sentimento que emergiu da vivência profissional docente, isto é, da necessidade de transformar a prática. Apresenta como principal objetivo investigar as contribuições do desenvolvimento de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade na abordagem CTSA, a partir da temática Meio Ambiente e Lixo Eletrônico, para a promoção da alfabetização científica, tecnológica e cidadã de alunos do ensino fundamental. Para isso, foi elaborada e aplicada a estratégia metodológica da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR) proposta por Gérard Fourez (1997), em uma turma de nono ano, em uma escola estadual de ensino fundamental e médio no município de Abaetetuba/PA, no ano de 2017. Essa pesquisa possui cunho qualitativo, do tipo participante. O ambiente de pesquisa foi constituído por meio de um minicurso, no qual participaram 26 alunos como sujeitos da pesquisa, além da professora-pesquisadora. Os dados foram coletados mediante a aplicação de questionário semiestruturado, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos discentes sobre o tema, lixo eletrônico; registros no diário de campo dos sujeitos investigados e da professora-pesquisadora; registros audiovisuais; e elaboração de cartazes, banner e desenhos pelos alunos, os quais constituíram o material empírico desta pesquisa. Para o tratamento desse material lancei mão da análise interpretativa de Creswell (2010), da qual emergiu duas categorias: “olhares” dos alunos sobre o lixo eletrônico: do conhecimento prévio a construção do conhecimento científico e a re-significação da prática docente (da autora deste estudo) no Ensino de Ciências. Os resultados obtidos revelam que os conhecimentos prévios dos educandos estão em consonância com a elaboração e abertura das caixas-pretas que compuseram o projeto, de maneira que atendeu aos seus anseios e curiosidades, e os oportunizou a construir um “olhar” que carrega entendimentos importantes para a tomada de decisão e para a aquisição de posturas que versam o coletivo, no que tangem direitos e deveres. As reflexões presentes na segunda categoria mostram que a ação-reflexão sobre a prática ao desenvolver a Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, me propiciou realizar ponderações significativas, pontuando entraves e possibilidades do meu saber-fazer, tais como: tomada de decisão pelo professor, o uso da autonomia pelo aluno, a negociação compromissada, o pesquisar, o tempo disponível, entre outros. Dessa forma, diante da diversidade e complexidade do espaço escolar e da estratégia metodológica da IIR, concluo que a Ilha Interdisciplinar de Racionalidade, pautada no enfoque CTSA, por se desvincular do ensino disciplinar e objetivar promover o domínio do conhecimento, a autonomia e a comunicação/expressão dos alunos, revela-se com potencial significativo na construção da formação cidadã dos alunos do ensino fundamental. Por fim, a partir dos conhecimentos que emergiram nesta pesquisa foi construído um livro direcionado aos professores do ensino fundamental, a fim de oferecer um material que possa subsidiar a realização da IIR nos espaços educacionais.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Práticas experimentais em física: iniciação à pesquisa numa perspectiva da aprendizagem significativa(Universidade Federal do Pará, 2018-09-24) SILVA, Aline Costa da; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437; https://orcid.org/0000-0002-7185-4009Este estudo apresenta uma pesquisa qualitativa, com a abordagem de pesquisa-ação, no qual busquei analisar o processo de construção do conhecimento científico, em torno de conceitos físicos na perspectiva da Aprendizagem Significativa, a partir do educar pela pesquisa, durante a montagem de experimentos de baixo custo do laboratório de Física na escola. Para isso, desenvolvi um projeto de iniciação à pesquisa denominado “Jovens cientistas em ação”, no qual os alunos desenvolveram atividades de pesquisa, experimentação e monitoramento durante o quarto bimestre do ano letivo de 2016. Os sujeitos de pesquisa são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular localizada na cidade de Capanema-PA, na qual atuo como professora de Física. A análise é decorrente de um procedimento descritivo com categorias elaboradas a partir das falas e escritas dos alunos. O presente trabalho apontou que: o educar pela pesquisa permite ao educador o papel de mediador e ao aluno o papel de sujeito participativo de sua aprendizagem, gerando motivação e predisposição a aprender possibilitando caminhos para aprendizagem significativa durante o processo; é relevante o professor conhecer as necessidades de aprendizagem dos alunos para que haja reflexão sobre suas ações desenvolvidas em sala; os resultados indicam também que os sujeitos de pesquisa veem o laboratório de Física na escola como um espaço que gera aprendizagem, auxilia na compreensão dos conceitos estudados e que promove divulgação do conhecimento científico. Para divulgar o trabalho desenvolvido apresento, como produto de minha pesquisa, um portfólio intitulado Jovens Cientistas em Ação: implantação de laboratório com experimento de baixo custo. O referido portfólio contém a síntese da fundamentação teórica adotada, os procedimentos metodológicos das ações desenvolvidas e imagens dos experimentos construídos. Espero, através desta pesquisa e do produto, poder contribuir com a prática docente dos meus colegas de profissão, mostrando que é possível desenvolver um projeto no qual o aluno é sujeito ativo de toda a ação.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Qualidade da água doméstica como tema para o ensino de processos de separação de misturas no ensino fundamental: aproximações com a perspectiva CTS(Universidade Federal do Pará, 2021-10-13) REIS JUNIOR, Nixon José da Silva; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585Essa dissertação apresenta uma pesquisa ação no âmbito da formação cidadã, baseando-se na produção e utilização de um produto educacional. Frente à necessidadede um ensino de ciências voltado à cidadania e valores éticos aplicados a conflitos socioambientais onde existem influências de fatores científicos e tecnológicos, essa pesquisa tem como objetivo geral verificar possíveis potencialidades para a formação cidadã e o ensino de processos de separação de misturas vinculadas ao tratamento de água, a partir da aplicação do material temático produzido pelo professor pesquisador. A pesquisa possui cunho qualitativo e os resultados foram organizados a partir de aproximações da análise de conteúdo das produções textuais dos alunos e de observações e reflexões do professor pesquisador, que mediou o processo de forma dialógica. Os resultados mostram algumas contribuições no que tange o objetivo geral, todavia o surgimento de adversidades e falta de interação dos alunos durante a aplicação do material temático possibilitou o surgimento de novas reflexões quanto ao planejamento, elaboração e aplicação de um material temático na perspectiva CTS.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre a própria prática em experiências de letramento e letramento matemático(Universidade Federal do Pará, 2021-06-14) UBAGAI, Rute Baia da Silva; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; http://lattes.cnpq.br/5159121717599196; https://orcid.org/0000-0002-5391-0097Esta investigação constituiu-se em uma pesquisa da própria prática, realizada durante o ano de 2019, com uma turma de 2° ano de uma escola pública no município de Belém-PA. No estudo, assumo os papéis de professora e pesquisadora e cumpro o objetivo de analisar experiências de ensino na própria prática docente, refletindo sobre atividades de letramento e letramento matemático. A abordagem de cunho qualitativo de investigação da própria prática soma-se às perspectivas dos letramentos defendidas para o alcance do objetivo proposto. Participaram da pesquisa 28 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da turma sob minha responsabilidade, em 2019. Os procedimentos metodológicos incluíram estudos de referenciais básicos da pesquisa; registros das aulas em diário de campo com áudio-gravação, registros fotográficos e análise documental, os quais foram articulados num relato reflexivo das ações desenvolvidas que incluíram diagnósticos de conhecimentos acerca da matemática e da linguagem escrita no início do ano letivo e a proposta de organização das aulas por meio de Sequências Didáticas (SD) das quais destaquei uma envolvendo o poema “Balada para uma rima perdida” que possibilitou as análises e as reflexões. Os resultados apontam o poder das narrativas que ensejam e potencializam meu papel enquanto professora-pesquisadora alfabetizadora na mediação dos conhecimentos em sala de aula e demonstram a compreensão do complexo e contraditório ato de ensinar e aprender matemática e língua materna, na perspectiva do letramento, com valorização das estratégias matemáticas e linguísticas nos registros escritos dos estudantes, que são reveladores de representações acerca desses conhecimentos. Isso me levou a repensar modos de me relacionar com a matemática e de conduzir o ensino em minhas propostas didáticas, com a criação de estratégias nas quais os estudantes, em grupo, foram levados a dialogar, debater entre si e criar meios de aprendizagem próprios, entendendo a matemática em um perspectiva de conhecimentos construídos por meio de significados e representações atribuídos aos conceitos, com fins de organizar, entender e agir no mundo a sua volta, especialmente quando desafiados a resolver situações problemas. Do mesmo modo, essa problematização e direcionamento na SD foram importantes para estimular os avanços desejáveis na leitura e escrita, dada a interação com o material escrito e as percepções das funções do gênero textual abordado. Esses achados denotam a promoção da constituição da autonomia dos estudantes, com ênfase no papel integrador buscado no processo de ensinoaprendizagem da língua e de noções matemáticas. Em conclusão, cabe dizer que as experiências da pesquisa e as reflexões nela ocorridas permitiram-me repensar um paradigma de ensino disciplinar dos componentes curriculares, por meio de uma proposta mobilizadora da integração desses saberes no processo de letramento e alfabetização como construção social, que poderá repercutir na vida escolar dos estudantes participantes, que continuarão seus percursos de letramentos no decorrer da escolarização e da vida em sociedade.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Rotação por estação na educação básica: uma proposta para o ensino de botânica(Universidade Federal do Pará, 2021-08-13) CARVALHO, Mirta Cecília Pinheiro de; FRAIHA-MARTINS, France; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014Esta é uma pesquisa qualitativa, na modalidade narrativa, que se baseia em minhas vivências de ensino com alunos do 7º ano da educação básica, em uma escola da rede pública municipal de Tailândia-PA, desenvolvida em sala de aula, com o objetivo de investigar de que forma uma proposta docente pautada no ensino híbrido, na modalidade rotação por estação, pode contribuir para o ensino de botânica na educação básica. Foram 4 os sujeitos analisados nesta pesquisa, os quais foram eleitos com base em informações significativas referentes a pergunta de pesquisa e aos objetivos traçados, conforme os seguintes critérios: i) manifestações sobre o potencial da proposta de ensino quanto ao uso de tecnologia para aprendizagem de conceitos botânicos; ii) manifestações sobre o potencial da proposta para o desenvolvimento do protagonismo discente e iii) manifestações que evidenciam aprendizagem discente sobre botânica. Como instrumentos investigativos, fiz uso de questionário para obter informações acerca do conhecimento dos alunos quanto ao tema em estudo, utilizei um diário onde foram registradas minhas reflexões e percepções ao longo do desenvolvimento da pesquisa, diários dos estudantes contendo os registros de aprendizagem sobre a temática, entrevistas semiestruturadas escritas e em áudio e registros fotográficos. Com intuito de produzir novas compreensões sobre o fenômeno investigado, lanço mão da Análise Textual Discursiva como metodologia de análise do material empírico. Após um processo de imersão no material empírico sistematizei dois eixos temáticos de análise: i) Ensino híbrido na educação básica: tecnologias e protagonismo discente; ii) Rotação por estações: possibilitando aprendizagem sobre conceitos botânicos. No primeiro eixo analítico, discuto a potencialidade do uso de tecnologias digitais em aula, em especial a prática de ensino híbrido por meio da rotação por estação, de modo a contribuir para o desenvolvimento do protagonismo discente e docente com vistas à aprendizagem de botânica. No segundo eixo, busco evidenciar as aprendizagens discentes sobre os grupos botânicos- resultantes do processo rotacional e discutir mediante a reflexão sobre a própria prática a aprendizagem docente quanto à temática. As análises revelam que a inserção de tecnologias digitais em aula possibilitou o engajamento discente a partir de estímulos aos processos de colaboração, autonomia e autoria. Ademais, na prática, foi possível inferir sobre a necessidade de mudança na ação docente, especialmente em cenário tecnológico adverso que exige a assunção do protagonismo docente, o qual precisa assumir-se autor de sua própria prática, tornando-se mediador da aprendizagem discente. Acerca das aprendizagens sobre os grupos botânicos, as análises revelam apropriação dos conceitos científicos que permitiram aos estudantes identificarem as características gerais que definem tais grupos a partir de uma perspectiva evolucionista. Além disso, ao refletirem sobre sua própria prática o docente percebe que ao executar práticas diferenciadas de ensino deve manter-se atento para buscar aproximação entre o conhecimento científico escolar e a realidade dos discentes, criando condições para o uso social e crítico do conhecimento apreendido. Sendo assim, é possível considerar que a proposta docente investigada pode constituir-se em prática eficiente por propiciar processos de aprendizagem que criam condições para a autoria, além de permitirem discussões e reflexões a respeito dos papéis do professor e do aluno nesses processos, em especial, quanto ao uso de tecnologias digitais. Como fruto deste estudo para a sociedade, disponibilizamos um livro em formato digital, que apresenta a contribuição do paradigma emergente na educação, em especial o uso de tecnologia, os fundamentos da proposta de ensino híbrido e o percurso de construção das estações envolvendo o planejamento docente e os roteiros de atividades discentes, a fim de apresentar aos professores e alunos novas formas de ensinar e aprender botânica.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Sentidos e significados de eletromagnetismo: a relação entre eletricidade e magnetismo situados em uma perspectiva histórica compreendida no período de 1820 a 1831(Universidade Federal do Pará, 2017-05-24) VAZ, Rodrigo Pinheiro; Parente, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700XA discussão sobre eletricidade, magnetismo e a relação entre eles é fundamental para compreender o desenvolvimento do eletromagnetismo, bem como é a base para o funcionamento de algumas máquinas e situações do cotidiano. Entretanto, pesquisas indicam que estudantes dominam pouco esse assunto. Considerando esse contexto, esta pesquisa trata de investigar sentidos e significados sobre a relação entre eletricidade e magnetismo, visando desenvolver conceitos relacionados aos fenômenos eletromagnéticos, situados no período entre 1820 a 1831. Assumindo a orientação teórica e metodológica da pesquisa que utiliza autores como Carvalho (2000), Mortimer (2002), Vygotsky (2001), Gil-Perez (1996) e Martins (2004) foi proposta um sequência de ensino investigativo – que aborda o desenvolvimento de noções sobre fenômenos elétricos e magnéticos, em particular da relação entre esses fenômenos fundamentados na história da ciência, situada no período de 1820 a 1831, para estudar sobre o desenvolvimento do eletromagnetismo –, desenvolvida com uma turma do curso de Física da disciplina Instrumentação para o Ensino da Física I, totalizando 11 estudantes. A realização da sequência ocorreu em 2 (dois) encontros respectivos aos dias da disciplina. Os materiais produzidos nos encontros foram: vídeos, textos e áudios. Esse material foi analisado segundo Mortimer &Scott (2002) e Vygotsky (2001). Os resultados indicam que os sujeitos da pesquisa conseguiram construir sentidos muito próximos dos significados relacionados aos conteúdos apresentados. Também ficou evidente a necessidade de se utilizar episódios da história da ciência em aulas de ciências, tendo em vista o desconhecimento sobre grande parte dos experimentos históricos e sua importância na compreensão do fenômeno abordado. Uma avaliação da sequência e sua potencialidade no ensino são sugeridas nas possibilidades que advém de seu desenvolvimento em sala de aula, conferindo ao professor uma ferramenta didática que se apresenta como ponto de partida para novas experiências docentes.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Transformações químicas: uma proposta de ensino híbrido para os primeiros anos escolares(Universidade Federal do Pará, 2021-12-13) SOUSA, Angerley de Jesus; FRAIHA-MARTINS, France; http://lattes.cnpq.br/4765567823575996; https://orcid.org/0000-0001-7933-6014Destaca a importância do ensino híbrido utilizando o modelo rotação por estações para ensinar o conteúdo de transformações reversíveis e irreversíveis do eixo matéria e energia do conteúdo de ciências segundo a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o quarto ano do ensino fundamental. Tendo como objetivo compreender em que termos essa proposta de ensino contribui para ensinar esse conteúdo, investigando o uso da abordagem do ensino híbrido utilizando o modelo rotação por estações, para ensinar transformações nos anos iniciais. O contexto da pesquisa ocorreu em uma escola pública com uma turma do 4° ano, onde elegi sete sujeitos para análise dentro da pesquisa qualitativa, onde optei por uma modalidade narrativa, que é desenvolvida considerando as narrativas dos participantes envolvidos no fenômeno investigado. A mediação pedagógica realizada pelo professor é apontada como um propulsor de novas reelaborações de acordo com a temática de estudo, outro ponto relevante presente nos resultados foi acerca do trabalho colaborativos que se mostrou um fator motivacional para a aprendizagem dentro da pro-posta do ensino híbrido usando o modelo rotação por estações, assim como a isenção de tecnologias digitais, desenvolvendo uma alfabetização digital, consequentemente moti-vando os alunos dentro do processo de construção de conhecimento. Libâneo (2011), Prensky (2010), Roldão (2007), Santos e Schnetzler (1996), Zanon e Palharini (1995), Fontana e Cruz (1997) e Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015). As análises mostram que o modelo rotação por estações construído e investigado evidenciam que os estudantes participam, trabalham em grupo, constroem conhecimento, desenvolvem diferentes tipos de atividades e exploram diversas formas de aprendizagem, constatando que cada grupo e aluno aprende no seu ritmo o conteúdo de transformação. Compreendendo-se a dimensão dos múltiplos processos de aprendizagem, a inconstante busca por aperfeiçoamento do ensino, uma compreensão de suas habilidades e o fortalecimento a cada avanço dos alunos.Dissertação Acesso aberto (Open Access) O trânsito e o ambiente educacional na concepção ciência, tecnologia e sociedade (CTS)(Universidade Federal do Pará, 2018-09-14) SANTOS, Alessandra Oliveira dos; MATOS, Maria da Conceição Gemaque de; http://lattes.cnpq.br/3811282366596635; https://orcid.org/0000-0003-3026-5141A influência da ciência e da tecnologia no mundo contemporâneo é notória, fazendo parte de várias atividades humanas. No entanto, o desenvolvimento científico tecnológico vem causando mudanças significativas nos âmbitos sociais, econômicos, políticos e culturais, e estas influências clamam não apenas por reflexões sobre desenvolvimento e vida social, mas também por tomada de consciência e mudança de atitudes com relação aos problemas ambientais, sociais e de qualidade de vida relacionada a estes avanços, enquadrando-se dentro dos objetivos do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). O trânsito apresenta-se como um problema mundial vivenciado cotidianamente por muitas cidades brasileiras, nas quais os acidentes e o desrespeito às leis são frequentes. Trabalhar o Ensino de Física por um tema sociocientífico, como o trânsito, na escola contribui para que este assunto seja difundido, favorecendo a construção da cidadania e a re-significação da Física, partindo de situações reais do contexto social dos alunos e de simulações de acidentes em um protótipo de miriti construído para tal fim, envolvendo-os ativamente na busca de soluções e na construção de novos conhecimentos através de atividades diversificadas. Compõem os sujeitos desta pesquisa, a professora-pesquisadora e oito alunos da primeira série do ensino médio de uma escola pública do município de Abaetetuba/Pará. Esta foi escolhida devido ao trânsito caótico que vivencia e da qual os componentes da mesma são protagonistas. A pesquisa narrativa foi a opção metodológica escolhida para a coleta de dados, sendo estes analisados à luz da Análise Textual Discursiva – ATD de Moraes e Galiazzi (2016). Os dados obtidos mostram que a temática trabalhada contribui para o aprimoramento da cidadania dos sujeitos e re-significa o ensino de Física de forma eficiente e perceptível, possibilitando reflexões e possíveis mudanças atitudinais em prol de um trânsito mais humanizado em qualquer contexto vivenciado. Quanto à professora-pesquisadora da própria prática, houve notória trans (formação) na mesma e em sua prática docente, a partir da realização de atividades que contribuíram para a prática reflexiva da mesma. Em relação ao produto didático fruto desta pesquisa, a sequência didática, que tem o protótipo como protagonista e mais um recurso didático-metodológico, que permite simulações de acidentes de trânsito, eu considero que este contribui para o processo de ensino e aprendizagem podendo ser utilizados nas aulas de Física e ser adequados a novos contextos, a novas salas de aula.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Trilha interpretativa como proposta de sequência de ensino para promoção da Educação Ambiental em Quatipuru/PA(Universidade Federal do Pará, 2021-05-14) LIMA, Jurandy das Chagas; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540O lixo e os resíduos sólidos causam diversos problemas ambientais e sociais e devem ser utilizados pelas escolas para promover uma Educação Ambiental crítica e gerar cidadãos conscientes e sensíveis frente aos impactos ambientais promovidos pelo ser humano. Neste sentido se faz necessário à utilização de uma sequência de ensino dentro e fora dos espaços formais, como as trilhas interpretativas, para promover a percepção dos estudantes com relação ao descaso ao meio ambiente, a sensibilização quanto aos impactos causados pelo ser humano e o desenvolvimento do senso crítico. Sequências de ensino podem trazer percepções diferentes e aguçar a compreensão do papel de cada indivíduo em relação aos resíduos produzidos. O estudo tem por objetivo geral promover a sensibilização ambiental dos alunos do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública na cidade de Quatipuru (Pará), por meio de uma sequência de ensino com uso de uma trilha interpretativa. Esta pesquisa visa perceber os principais desafios enfrentados por professores em relação à Educação Ambiental, a lidar com estudantes em disciplinas relacionadas com as Ciências Naturais. Pretende-se ampliar a sensibilização ambiental, elaborar uma sequência de ensino, analisar as percepções sobre o descarte de lixo e resíduos antes e após as atividades e avaliar os prós e contras da utilização deste tipo de abordagem para formação de cidadãos sensíveis e críticos quanto aos impactos ambientais. Foram realizadas diversas atividades envolvendo questionários avaliativos, atividades na biblioteca, utilização da internet por meio de celular, uso de equipamentos para aferição de temperaturas ambiente, trilhas interpretativas, seminários e discussões em grupo. Ao final, foi elaborado um produto educacional contendo um guia destinado aos educadores para esta atividade em espaços formais e não formais de ensino, por meio de uma sequência de ensino com atividades de pré-campo, campo e pós-campo. A sequência de ensino proposta gerou momentos de reflexão e sensibilização sobre os sérios problemas sócio ambientais causados pela ação humana. Notou-se maior interesse e sensibilização dos estudantes ao final das atividades e foi evidenciado a reflexão sobre melhores hábitos de produção e descarte de lixo e resíduos, como também o papel de cada um frente a situação do próprio bairro ao redor da escola e da cidade onde residem.
