Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por CNPq "CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS"
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Dissertação Acesso aberto (Open Access) O Ensino de botânica na prática de professores de ciências do ensino fundamental II no município de Salvaterra, Pará: uma proposta de intervenção utilizando trekking como estratégia metodológica para formação docente(Universidade Federal do Pará, 2023-08-18) SOARES, Ana Deuza da Silva; PERES, Ariadne da Costa; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Este estudo propôs-se a entender as dificuldades que os professores de Ciências vêm enfrentando no ensino da Botânica no ensino fundamental II, tendo como ponto de partida um estudo voltado para o município de Salvaterra (PA). O ensino da botânica desde a educação básica vem sendo marcado por cursos tradicionais, pois os mesmos ainda se mostram impactados por um ensino tecnicista e que de uma certa forma ainda tem seu bojo, desde a formação inicial, tendo sua culminância na escassez em formações continuadas aos professores de Ciências e em especial na área da Botânica. O objetivo deste trabalho foi investigar as dificuldades que os professores de Ciências têm em ensinar os conteúdos correlacionados com a aprendizagem voltada para o objeto de aprendizagem dentro dos eixos temáticos que envolvem os conhecimentos sobre a Botânica. Discutir as dificuldades, porém sem esquecer a importância do uso de métodos alternativos para promover uma educação científica que pretenda promover um processo educativo em que os espaços não-formais são apontados como uma maneira desta ação de ensino aprendizagem possa continuar se desenvolvendo a partir da experiência e vivência em locais diferentes, como uso das trilhas ecológicas, possibilitando um novo caminhar dentro do ensino da Botânica. Foram utilizados questionários semiestruturados para obter dados dos indivíduos envolvidos nas questões de pesquisa, disponibilizados de forma online. Os resultados mostram que as dificuldades observadas quanto ao ensino podem estar relacionadas aos métodos que precisam ser melhorados em especial no que se refere às áreas de contextualização. Este estudo visa atender, pelo menos em parte a necessidade de investigar e partir das reflexões dispostas pela pesquisa e propor alternativas de elementos que possam servir de auxiliares na construção de metodologias que contribuam com a melhoria no trabalho realizado em sala de aula para o ensino da Botânica para as séries finais do ensino fundamental.Dissertação Acesso aberto (Open Access) Experiências vividas em um Clube de Ciências em Canaã dos Carajás-PA: iniciativas coletivas de alfabetização científica(Universidade Federal do Pará, 2024-05-02) MONTEIRO, Leidilene de Souza; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver; http://lattes.cnpq.br/0496932429575513; https://orcid.org/0000-0001-8285-3274De forma genérica, considero que os Clubes de Ciências buscam o desenvolvimento de práticas investigativas que possibilitem estreitar a relação do aluno com temas sociocientíficos. Contudo, levando em consideração os seus contextos socioeducativos, esses espaços apresentam configurações didático-metodológicas e filosóficas distintas, seja em interface ou não com o ensino formal. Desse modo, compreender a dinâmica funcional de Clubes de Ciências nos permite ampliar o olhar para vários formatos de ensinar e aprender ciências e reconhecer a importância desses espaços educativos na construção de uma cultura científica. Posto isto, esta pesquisa procura investigar o caso do Clube de Ciências da Escola Municipal de Ensino Básico Ronilton Aridal da Silva-Grilo, uma escola de tempo integral no município de Canaã dos Carajás, sudeste do Pará, a 770 quilômetros da capital, Belém. Nesse sentido, faço o seguinte questionamento de pesquisa: Que movimentos formativos o Clube de Ciências da EMEB Ronilton Aridal da Silva-Grilo tem assumido que podem sugerir o desenvolvimento da alfabetização científica e potencializar o ensino de Ciências no ambiente escolar? Tenho o propósito de evidenciar os objetivos educativos que constituem esse movimento formativo do Clube de Ciências e sistematizar os princípios formativos demonstrados ou subjacentes aos relatos dos colaboradores e das atividades desenvolvidas no espaço educativo pesquisado, visando à divulgação científica do modus operandi desse espaço formativo e sua provável contribuição para outras escolas públicas. Para os aportes teóricos sobre alfabetização científica, adoto Chassot (2018), como principal referencial teórico e, como modalidade de pesquisa, a pesquisa narrativa (Clandinni e Connelly, 2011), por se tratar de uma investigação de experiências de vida, observações de materiais e espaços de vivência de ensino e aprendizagem de Ciências, assim como vivências e memórias que constroem um ensino cunhado na alfabetização científica de seus participantes. A pesquisa narrativa é de natureza qualitativa, e a análise das informações coletadas ocorreu a partir de entrevistas semiestruturadas que foram gravadas e transcritas, assim como questionários com questões abertas e fechadas. Desse modo, o tratamento do material analisado foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007). Da análise emergiram as seguintes categorias: a) O desabrochar de um Clube de Ciências: engajamento, superação e conquistas a partir de um ensino de ciências para a cidadania; b) Movimentando altos voos: políticas públicas de incentivo à implementação de Clube de Ciências. Como produto dessa pesquisa, foi construído o “Diário de bordo: experiências formativas de um Clube de Ciências”. No material proposto busco apresentar algumas vivências exitosas no Clube de Ciências de Canaã dos Carajás, como também de demais clubes brasileiros. No produto educacional procuro contribuir, incentivar e visionar atividades significativas para esses espaços. Sendo assim, considero que o Clube de Ciências em estudo é um espaço de problematização, uma incubadora de projetos e ações que visam transformar e fortalecer, a partir dos conhecimentos sociocientíficos, tanto o pensamento, quanto o ambiente onde está inserido, provocando processos de construção identitária singular desse espaço educativo, como as atividades de tutorias do Clube de Ciências, ação que reflete necessidades da escola e se revela proposta ímpar, até o presente momento, no Estado do Pará.
