Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/8499
O Mestrado Acadêmico em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pertence ao Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Navegar
Navegando Dissertações em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (Mestrado) - PPGDOC/IEMCI por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO . ."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Acesso aberto (Open Access) Abordando microrganismos com estratégias de ensino de natureza metacognitiva(Universidade Federal do Pará, 2023-05-12) Cardoso, Mayara Dias; Brabo, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540Professores e professoras de ciências de turmas dos anos finais do ensino fundamental enfrentam desafios que, cada vez mais, exigem uma abordagem inovadora para garantir a aprendizagem significativa dos estudantes. Entre algumas sugestões psicopedagógicas contemporâneas, o desenvolvimento de habilidades metacognitivas dos estudantes é uma das maneiras que tem sido recomendadas para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo a compreensão conceitual e desenvolvendo habilidades intelectuais, afetivas e sociais. Este trabalho visa dar uma contribuição para o referido campo de pesquisa, analisando impactos do uso de estratégias metacognitivas de ensino na aprendizagem de conceitos e habilidade do objeto de conhecimento Vida e Evolução em turmas de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi elaborado um guia didático para professores com descrição de um conjunto de atividades de ensino-aprendizagem sobre o tema Vida e Evolução, intitulado “Estratégias metacognitivas para aula sobre microrganismos”. Devido à natureza do processo a ser investigado, optou-se em usar uma abordagem de coleta e análise de cunho qualitativo para analisar e interpretar o comportamento e atitudes dos alunos ao realizar atividades didáticas de natureza metacognitiva propostas no produto didático em questão. O produto didático, originado dessa pesquisa, foi idealizado especificamente para ser aplicado em turmas regulares dos anos finais do Ensino Fundamental da Educação Básica, visando a melhoria da aprendizagem de objetos de conhecimentos e habilidades do componente curricular Ciências, indicadas especificamente para turmas de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Foram apresentadas evidências que corroboram o uso de estratégias de ensino de natureza metacognitiva, procurando mostrar que isso pode proporcionar motivação e entusiasmo, mesmo em alunos tímidos ou desatentos, potencializando o aprendizado dos conteúdos científicos da turma de maneira geral. Atividades que permitem a reflexão de cada aluno individualmente, dos alunos entre si e dos alunos com professores, parecem possibilitar a aquisição e uso de habilidades metacognitivas e enriquecimento conceitual sobre o assunto abordado. São discutidas evidências de que as atividades postas em prática surtiram um efeito de aprendizagem positivo em diferentes aspectos analisados: mantendo aceso o interesse pelas aulas, dando oportunidades para que os estudantes manifestassem suas dúvidas, desafiando-os a resolver problemas contextualizados, colocando-os em contatos com informações históricas sobre o desenvolvimento de conhecimentos científicos e fazendo-os refletir e apresentar inferências sobre aspectos típicos de descobertas científicas. Aspectos que frequentemente não costumam ser abordados em aulas de ciências do ensino fundamental.
