Artigos Científicos - FAHIS/IFCH
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Navegando Artigos Científicos - FAHIS/IFCH por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Preconceito e discriminação para além das salas de aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente escolar(Universidade Federal do Pará, 2015-07-27) COELHO, Wilma de Nazaré Baía; COELHO, Mauro CezarO presente artigo analisa as sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente escolar. Por meio delas, problematizamos o modo pelo qual a cultura juvenil se relaciona com a Escola e, também, como elas lidam com o preconceito e a discriminação. Argumentamos, nesse sentido, que a Escola constitui um importante espaço de sociabilidade na cultura juvenil. É nela que parte significativa das relações sociais se efetiva. Não obstante, essa dimensão importantíssima do processo de formação não é objeto de intervenção pedagógica. As sociabilidades observadas incorporam um significativo componente discriminatório, sustentado em preconceitos de cor, raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites, sujeitos à punição.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) A Questão do popular na música da Amazônia paraense da primeira metade do século XX(Universidade Federal do Pará, 2016-01-05) COSTA, Antonio Maurício Dias daO presente estudo aborda a atividade musical de artistas paraenses da primeira metade do século XX, centrado na reflexão sobre os sentidos de "popular" ensejados na repercussão da atuação intelectual e artística desses sujeitos. As pistas investigadas no trabalho foram coletadas em periódicos, registros memorialísticos e ensaios de folcloristas, dentro do recorte cronológico selecionado. Os dados indicam a conformação de dois campos de atuação musical nesse período, em que se inseriram músicos-folcloristas e músicos populares profissionais. O texto analisa a invocação de diferentes sentidos nas criações destes músicos, no contexto amazônico, em torno de classificações como música folclórica, música popular e música artística.
