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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA"

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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem de licenciandos como produção subjetiva em práticas de modelagem no ensino de química
    (Universidade Federal do Pará, 2021-11-26) CHELALA, Joseph Cavalcante; PARENTE, Andrela Garibaldi Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0934892702963831; https://orcid.org/0000-0003-3396-700X
    A perspectiva de ensino por modelagem auxilia o processo de aprendizagem dos estudantes. Esse ensino visa facilitar a compreensão, visualização dos sistemas macro e microscópicos da ciência química considerando sua natureza teórica, imaginativa e criativa. Contudo, as pesquisas em contexto de ensino por modelagem concedem importância exclusiva à metodologia como fator determinante da aprendizagem. Este trabalho compreende que os processos envolvendo a aprendizagem se desenvolvem de maneira mais complexa, na dimensão subjetiva da aprendizagem do estudante, no qual a metodologia é apenas um dos fatores que a influenciam. Tendo como referência a Teoria da Subjetividade, este trabalho tem por objetivo investigar como Laura, participante da pesquisa, aprende subjetivamente, personalizando o processo de produção de modelos. Para isso, investigamos a aprendizagem de Laura na ação de aprender na relação dinâmica da subjetividade individual e social, tendo como referência a Epistemologia Qualitativa. Interpretamos as manifestações de Laura, participante do curso: “Aprender sobre alimentos com modelos e por pesquisa” considerando informações obtidas em observações, sistemas conversacionais, complemento de frases e transcrição de diálogos ocorridos durante o curso. O modelo teórico construído indica que participaram da configuração subjetiva da aprendizagem de Laura seu interesse de proporcionar uma vida melhor para sua família, suas experiências na educação básica, na graduação, e no próprio curso no qual motivou-se a protagonizar a produção de um modelo para explicar o desprendimento do aroma de um alimento, recorrendo a recursos subjetivos configurados subjetivamente na sua histórica pessoal e durante o próprio curso.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Atividades de divulgação científica em aulas de química orgânica sobre automedicação
    (Universidade Federal do Pará, 2024-07-29) SANTIAGO, Ellen Sharlise Barbosa; PESSOA, Wilton Rabelo
    A Divulgação Científica (DC) atua na democratização do conhecimento e na alfabetização científica, sendo esta fundamental para a formação de cidadãos conscientes e engajados em discussões e decisões sobre questões relevantes da sociedade. Ela transfigura informações científicas e tecnológicas em linguagem acessível. Nas escolas, atividades de divulgação científica, dentre elas a leitura de Textos de Divulgação Científica, podem ser usadas por professores para contextualizar conteúdos, como a automedicação, temática dessa pesquisa, crescente no Brasil devido à falta de profissionais qualificados e a fatores políticos, econômicos e culturais, pode ser discutida em sala de aula para desenvolver a criticidade e a consciência dos alunos sobre seus impactos. A alfabetização científica é essencial para que os estudantes compreendam conceitos químicos relacionados à automedicação e participem ativamente de discussões sobre o tema. Neste intuito, a presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Laura de Martins Carvalho, em Canaã dos Carajás - PA, focou em como atividades de divulgação científica podem promover a alfabetização científica em aulas de Química para alunos do 3º ano do Ensino Médio. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e analítico-descritiva, utilizando observação participante e análise de conteúdo conforme Lawrence Bardin. O produto educacional desenvolvido incluiu uma sequência didática baseada no método 5E, que incorpora atividades de divulgação científica para abordar a temática da automedicação em aulas de Química. Os resultados dessa pesquisa mostraram que o conjunto dessas atividades contribuíram para o processo de ensino aprendizagem, pois os alunos se engajaram e foram bastante interativos, além de aplicar os conhecimentos de química na produção de Histórias em Quadrinhos, emergindo duas dimensões de análise: a)reflexão crítica sobre a prática da automedicação e b) significação social dos conteúdos químicos. Com isso, o produto educacional produzido possibilita um excelente aporte para os professores que queiram dinamizar suas aulas. Dessa forma, o produto desenvolvido e aplicado nas aulas de química pretendeu contribuir para o protagonismo do aluno e apoia professores na transformação de sua prática pedagógica, possibilitando aulas mais contextualizadas e dinâmicas, o que enriquece o ambiente de sala de aula.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Atividades de mediação de leitura em aulas de química sobre alimentação saudável e tabela periódica
    (Universidade Federal do Pará, 2021-12-16) PAIXÃO JUNIOR, Hélio Nascimento da; PESSOA, Wilton Rabelo
    O estudo da Química pode ampliar a visão dos estudantes sobre seu universo de vivências, ao mesmo tempo em que considerar tais contextos pode facilitar a compreensão desta ciência. No entanto, percebemos que ainda existe uma resistência ao seu estudo por parte dos alunos, principalmente ao deparar-se com um ensino que privilegia nomenclaturas, fórmulas e cálculos. Tal ensino faz o aluno perceber a Química a partir de uma visão estereotipada, ou em suas palavras, como ‘uma versão ainda mais complicada da matemática’. O presente trabalho propõe apresentar e discutir contribuições da interação entre mediação de leitura e ensino de química, já que a utilização dos textos científicos como recurso didático pode ser considerada como um meio facilitador da aprendizagem. Partimos da ideia que, despertar a curiosidade pela busca de novas informações, motiva o aluno a se envolver em sua aprendizagem, por isso, é importante promover sua enculturação desde o ensino básico, com o uso da linguagem científica no processo de ensino e aprendizagem da Química. Tal pesquisa tem como objetivo propor a mediação de leitura como recurso didático no ensino da Química, por meio da literatura científica, com o uso de artigos científicos – AC ou textos de divulgação científica – TDC, com intuito de promover e melhorar a construção do conhecimento científico em sala de aula. A mediação de leitura de AC ou TDC foi empregada como veículos de aprendizagem aos estudantes do primeiro ano do ensino médio, de uma Escola da Rede Pública de Ensino da Ilha de Mosqueiro/PA e, sobretudo, como forma de auxiliar os estudantes a pensar e se posicionar criticamente diante da sociedade.Os resultados desta pesquisa sugerem que a mediação de leitura, associada a atividades de escrita e discussão são fatores relevantes na aquisição de conhecimentos químicos, contribuindo para a formação de um aluno consciente e crítico sobre os problemas sociais. Em síntese, essa interação estabelecida entre leitor e texto científico pode contribuir para tornar a aprendizagem mais efetiva.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Caulim calcinado: estudo cinético da dissolução do alumínio em meio ácido e aplicação como precursor na produção de sílica porosa
    (Universidade Federal do Pará, 2016-12-19) LIMA, Paula Elissa Antonio de; NEVES, Roberto de Freitas; http://lattes.cnpq.br/9559386620588673
    O estudo cinético da dissolução do metacaulim (caulim calcinado) foi desenvolvido para o caulim de cobertura de papel oriundo da região do Rio Capim (Estado do Pará, norte do Brasil). O caulim foi calcinado a 700ºC por 2 horas para obtenção do metacaulim e, em seguida, lixiviado com ácido sulfúrico, clorídrico e nítrico nas temperaturas de 95ºC, 80ºC e 70ºC ± 3°C. Nas lixiviações foram usados excessos ácidos correspondentes a 5%. Foram coletadas amostras, com intervalos pré-determinados a cada 15 minutos até tempo total de 3 horas, as quais foram submetidas à análise de alumínio através do método titrimétrico com EDTA. Foram obtidas extrações finais de alumínio de 97,42%, 97,99% e 95,9% para o ácido sulfúrico, clorídrico e nítrico, respectivamente. O ácido clorídrico foi o mais rápido e o ácido nítrico apresentou um comportamento semelhante ao do ácido sulfúrico. Foram utilizados modelos cinéticos de reação homogênea (Método Integral, Método das Meias-Vidas e Método das Velocidades Iniciais) e heterogênea (Shrinking Core Model). O modelo cinético que melhor se ajustou aos dados obtidos foi o Shrinking Core Model considerando partículas esféricas com tamanho constante. Trata-se de um processo quimicamente controlado, com reação de primeira ordem em relação ao alumínio do metacaulim, de primeira ordem em relação à concentração do ácido sulfúrico, clorídrico ou nítrico e energias de ativação equivalentes a 87,78 kJ/mol, 90,60 kJ/mol e 91,58 kJ/mol, respectivamente. Pesquisas realizadas anteriormente, utilizando excesso de um dos reagentes acima de 50%, estão em consonância com os dados encontrados neste trabalho desenvolvido com excesso ácido de apenas 5%. O estudo da utilização do caulim calcinado como precursor na produção de sílica porosa foi desenvolvido a partir do sólido obtido no processo de lixiviação com ácido sulfúrico. O material lixiviado era um sólido microporoso, com teor de sílica de 86,7%, elevada área específica (297,13 m²/g) e capacidade de adsorção de umidade compatível com sílica gel comercial.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Correntezas da leitura: navegando pelos fanzines ambientais na educação de jovens adultos e idosos
    (Universidade Federal do Pará, 2024-08-30) CAMPOS, Lúcia Pantoja Gonçalves; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248
    Fanzines são pequenos livros ou revistas que podem ser elaborados sem burocracia e por quem possa dele se interessar. Sua produção merece destaque por possuir uma dimensão criativa, artística e autoral, de baixo custo e sem fins lucrativos. Graças a seu modo simples e barato, a confecção ganha relevância, especialmente por poder versar sobre qualquer tema ou assunto. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo elaborar um roteiro didático-pedagógico para auxiliar na confecção de fanzines sobre a temática recursos hídricos (água) para os educandos da EJAI, no espaço pedagógico da biblioteca escolar, visando contribuir com o ensino interdisciplinar das ciências ambientais e com a formação do leitor, considerando o método educacional proposto por Paulo Freire (2021) e a abordagem sociointeracionista de Vygotsky (1991). Sua proposição segue pela elaboração dos fanzines amparada na (re)leitura, discussão do tema e escrita, considerando as experiências de vida do educando, reforçando sua criatividade, autonomia e condição histórica. A metodologia adotada teve cunho qualitativo, com abordagem descritiva. O projeto passou pela aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Plataforma Brasil, sob o CAAE: 74208223.8.0000.0018 e a pesquisa foi desenvolvida na biblioteca de uma escola pública da rede estadual de ensino, em Belém/PA, na turma da 2ª etapa do ensino médio da EJAI noturno. O roteiro aqui proposto tem o direcionamento para estimular a prática da leitura, da escrita e criatividade dos alunos para a elaboração de fanzines como instrumento de sistematização de saberes e veículo de interação social, ficando evidenciado que através dos fanzines é possível despertar o interesse dos educandos da EJAI e potencializar o ensino das ciências ambientais através da (re)leitura, discussão e criação artística, utilizando o ambiente da biblioteca escolar.
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    TeseAcesso aberto (Open Access)
    Estudo computacional de arilpiperidina e arilpiperazina como inibidores de tirosinase: aplicações cosméticas e terapêuticas
    (Universidade Federal do Pará, 2025-04-08) BENTES, Beatriz Alves; SILVA, José Rogério de Araújo; SILVA, Jerônimo Lameira; http://lattes.cnpq.br/7711489635465954
    As tirosinases (TYR) catalisam a oxidação de fenóis e catecóis, desempenhando um papel essencial na melanogênese, que regula a produção de melanina e protege contra a radiação UV. No entanto, distúrbios relacionados à pigmentação impulsionam a busca por inibidores eficazes da TYR. Compostos como hidroquinona, arbutina e ácido kójico possuem limitações, tornando necessária a investigação de novos inibidores. Neste estudo, compostos baseados em arilpiperidina e arilpiperazina demonstraram potente atividade inibitória contra a TYR. A análise computacional incluiu docking molecular, simulações de dinâmica molecular (DM) e cálculos de energia livre de ligação pelo método Linear Interaction Energy (LIE), revelando forte correlação com dados experimentais. Para aprimorar o entendimento das relações estrutura-atividade (SAR), transformações de Perturbação da Energia Livre (FEP) foram realizadas para pares de ligantes selecionados. Além disso, cálculos de Teoria do Funcional da Densidade (DFT) foram aplicados aos inibidores L04 e L19, permitindo a determinação de descritores eletrônicos e orbitais moleculares de fronteira. Os inibidores interagem com a TYR principalmente por meio de interações eletrostáticas com o íon cobre e forças de van der Waals com resíduos críticos como Phe197, Pro201, Val218, Asn205 e Arg209. Esses achados são promissores para aplicações cosméticas e terapêuticas, possibilitando o desenvolvimento de clareadores de pele para tratar melasma e manchas solares, além de potenciais tratamentos para doenças associadas à hiperpigmentação e melanomas. O desenvolvimento de inibidores mais seletivos e com menor toxicidade pode ampliar o uso clínico e cosmético desses compostos, oferecendo alternativas mais seguras e eficazes para a modulação da produção de melanina.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    HS-SPME as an efficient tool for discriminating chemotypes of Lippia Alba(Mill.) N. E. Brown
    (Universidade Federal do Pará, 2017-01) SILVA, Aiêrta Cristina Carrá da; BARBOSA, Francisco Geraldo; MAFEZOLI, Jair; OLIVEIRA, Maria da Conceição Ferreira de; OLIVEIRA, Terezinha Ferreira de
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Introdução à química para o sistema modular de ensino (some) na região marajoara
    (Universidade Federal do Pará, 2018-12-14) SOUZA, Vital Júnior de Oliveira; BRABO, Jesus de Nazaré Cardoso; http://lattes.cnpq.br/8186834432543140; https://orcid.org/0000-0001-6757-0540
    Trata-se de uma pesquisa sobre a possibilidade de utilização de estratégias de ensino com abordagem eminentemente construtivista para ensinar conceitos básicos de química em turmas do Ensino Médio do Sistema Modular de Ensino – SOME na região ribeirinha do Marajó e, após a analisar os resultados de algumas intervenções didáticas propostas a partir dessas ideias, apresentar um produto didático com tais sugestões didáticas. Inicialmente discute-se a influencia da abordagem construtivista no ensino e aprendizagem nas ultimas décadas, assim como o percurso histórico do ensino de Química no Brasil desde a época do Brasil colônia. Em seguida apresenta-se uma caracterização de estratégias didáticas construtivistas, tais como o Prediga, Observe e Explique, desde sua origem, nas pesquisas sobre concepções alternativas realizadas na década de 1980, até algumas pesquisas didáticas relacionadas a essas e outras estratégias realizadas no Brasil. Duas intervenções didáticas foram realizadas para avaliar a pertinência das estratégias de ensino propostas. Na primeira foram detectados alguns problemas técnicos que procurou-se sanar na segunda intervenção didática realizada. Os resultados obtidos na segunda intervenção foram bastante satisfatórios, pois além dos alunos desenvolverem as atividades de forma mais entusiasmada, conseguiram ir além, ao relacionar os conceitos estudados com o contexto local ribeirinho no qual estão inseridos.
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Obtenção de filmes finos de ligas de alta entropia à base de CoFeNi por eletrodeposição em meio aquoso
    (Universidade Federal do Pará, 2025-04-25) FREITAS, Gregório Felipe do Nascimento; NOCE, Rodrigo Della; http://lattes.cnpq.br/3734170057844016
    As ligas de alta entropia, também chamadas ligas multicomponentes, são ligas que possuem cinco ou mais elementos cuja sua composição é formada entre 5% até 35% em termos de composição atômica dos elementos presentes. Estas ligas têm ganhado destaque ultimamente por apresentarem propriedades muito distintas e atrativas em relação as ligas convencionais compostas por um único elemento majoritário. Neste contexto, as ligas têm sido produzidas por diferentes métodos físicos e químicos. O presente trabalho aborda a temática de obtenção de filmes finos de ligas de alta entropia à base de CoFeNi pela técnica de eletrodeposição em meio aquoso, com adições de elementos como Mo, Mn, Sn e W. Uma técnica simples e de baixo custo em relação a outros métodos propostos na literatura. Utilizando-se o método de corrente direta (galvanostático) a temperatura ambiente e variando a densidade de corrente para a obtenção dos filmes finos em uma faixa de 5 a 100 mA/cm2 é demonstrada a obtenção da liga de alta entropia CoFeNiMoW e a possibilidade de obtenção da liga CoFeNiMnSn ambas sobre substrato de latão (CuZn). Os filmes eletrodepositados são caracterizados pelas técnicas de Espectroscopia por Energia Dispersiva (EDS), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Difratometria de Raios- X (DRX) e Espectroscopia Mossbauer. As análises de EDS revelam que a composição das ligas é fortemente influenciada pela densidade de corrente aplicada. Na liga de alta entropia de com cinco elementos de CoFeNiMoW formado a partir da densidade de corrente aplicada de 50mAcm-2, a proporção atômica obtida é Co 30%, Fe 21%, Ni 19%, Mo 25%, W 5%. Para a liga de CoFeNiMnSn sua composição formada por meio de densidade de corrente igual a 50 mA cm-2 é de Co 26,2%, Fe 33,8%, Ni 5,5%, Mn 1,8%, Sn 32,6% evidenciando assim a formação de ligas com cinco elementos pelo método proposto.
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Precipitation reaction of clavulanic acid: thermodynamic and electronic study
    (Universidade Federal do Pará, 2016-09) MALPASS, Ana Claudia Granato; COSTA, Edson Barbosa da; ANGELOTTI, Wagner Fernando Delfino; MALPASS, Geoffroy Roger Pointer; BARBOZA, Marlei; SILVA, Albérico Borges Ferreira da; TRSIC, Milan
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    Artigo de PeriódicoAcesso aberto (Open Access)
    Triterpenoides, fenólicos e efeito fitotóxico das folhas de Eugenia flavescens DC (Myrtaceae)
    (Universidade Federal do Pará, 2017-04) CANTANHEDE FILHO, Antonio José; SANTOS, Lourivaldo da Silva; GUILHON, Giselle Maria Skelding Pinheiro; ZOGHBI, Maria das Graças Bichara; PORT'S, Pollyane da Silva
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    DissertaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Visões e virtudes pedagógicas do ensino experimental da química: o que dizem professores de química que utilizam a experimentação em suas práticas pedagógicas?
    (Universidade Federal do Pará, 2008-08-13) MOURA, Geziel Nascimento de; CHAVES, Silvia Nogueira; http://lattes.cnpq.br/9353964127402937
    Nessa pesquisa investigo concepções, sobre uso pedagógico da experimentação incorporadas por professores de Química que realizam rotineiramente essas modalidades de aulas com seus alunos: Que desafios enfrentam nas suas realizações? Que contribuições consideram que podem fornecer ao ensino aprendizagem da Química? O material empírico produzido teve como fonte entrevistas coletivas concedidas por dois grupos de professores de Química, um que atuava no Ensino Médio e outro no Ensino Superior em um curso de Licenciatura em Química. Tal material foi organizado e analisado tomando como base princípios metodológicos da análise de conteúdo e da pesquisa narrativa e (auto)biográfica. A análise partiu de aspectos convergentes entre os discursos dos dois grupos de professores. O conjunto das análises indicia que as concepções sobre experimentação assumidas pelos sujeitos-professores pouco ou nada se diferenciam daquelas encontradas em pesquisas que investigaram professores que não utilizam aulas práticas. Nesse sentido, prevaleceu o entendimento do uso pedagógico da experimentação como estratégia de ensino aliada à teoria de forma complementar a esta, cuja principal função recaiu no suposto caráter motivacional do ensino experimental. Mantendo um discurso já corriqueiro, os professores reiteram as contingências infra-estruturais e organizacionais como fatores limitantes ao uso pedagógico da experimentação no ensino de ciências. Esse parece ser um discurso já estruturado que atravessa a área e que se presentifica na fala dos sujeitos, mesmo que tais condições (ou a falta delas) não sejam vivenciadas por eles em seus ambientes de trabalho. Ao falarem sobre este tipo de desafio esses professores falam de algo que não lhes pertence enquanto desafio pessoal, mas que está presente em uma forma usual de se lidar discursivamente com o ensino experimental. Um aspecto que merece destaque, por não ser frequente, dentre os resultados obtidos na pesquisa está o fato dos sujeitos atribuírem à formação docente a qualidade de desafio a ser vencido para a efetivação do ensino experimental na escola, ainda que a compreensão de formação manifestada esteja limitada à dimensão técnica.
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