ICEN - Instituto de Ciências Exatas e Naturais
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Navegando ICEN - Instituto de Ciências Exatas e Naturais por Periódicos "Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Análise de aproximações das concepções presentes em questões associadas ao ensino de química aplicadas no novo ENEM com as concepções do enfoque CTS(Universidade Federal do Pará, 2019-06) SOUZA, Jorge Raimundo da Trindade; BRITO, Licurgo Peixoto deO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) compreende a avaliação de habilidades e competências essenciais para a formação cidadã, um dos pressupostos da perspectiva educacional Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Esta investigação qualitativa, com aspectos quantitativos, teve o objetivo de analisar concepções CTS nas questões associadas ao ensino de Química deste exame, no período compreendido entre 2009 a 2015 (novo Enem). Assim, neste estudo, foi preciso analisar o conteúdo e a estrutura das questões que possuem relação com o ensino de Química, examinando se e como ocorreu a aproximação destas questões com os princípios da perspectiva educacional CTS, e que condições determinam a mediação desta relação de proximidade. Como instrumento de análise das questões, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Entre as 156 questões analisadas, que são pertinentes ao ensino de Química, 46,1% não apresentaram aproximação com os princípios do enfoque CTS; 32,1% mostraram aparente relação com estes pressupostos e 21,8% estão associadas aos princípios do enfoque CTS. Os resultados mostraram que as questões do novo Enem apresentam aproximação, em diferentes níveis, dos princípios teóricos do enfoque CTS.Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Disputas pelo monopólio da prática odontológica e a criação da Escola Livre de Odontologia do Pará (1911-1914)(Universidade Federal do Pará, 2016-12) LIMA, Marcelino Carmo de; NASCIMENTO, Sulenir Candida da Silva; ALVES, Jose Jeronimo de AlencarO objetivo desta pesquisa é analisar os jornais publicados no Estado do Pará, no período que antecedeu a criação, em 1914, da Escola Livre de Odontologia do Pará, quando a odontologia ainda era praticada tanto por profissionais formados em escolas situadas fora do Estado como pelos era que não tinham escolaridade. Constatamos que os jornais, Estado do Pará e A Província do Pará, no período que antecedeu a criação da Escola, ou seja, de 1911 a 1914 publicaram várias notícias relacionadas à formação e a prática da odontologia. Quais foram essas notícias? Constatamos que elas manifestaram, sobretudo, as polêmicas entre os portadores de diplomas obtidos nas escolas de odontologia fora do Estado que pretendiam excluir os demais chamados pejorativamente de “sacamuelas”. As reivindicações sobre o monopólio da profissão, portanto, como mostra o noticiário, iniciaram antes mesmo da criação da Escola do Pará.
