Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA
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Navegando Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA por Periódicos "Informação & Informação"
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Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Mapeamento das revistas do portal de periódicos da Universidade Federal do Pará: uma abordagem sobre a importância da elaboração de políticas e estratégias de preservação digital(Universidade Estadual de Londrina, 2018-12) BARROS, Diego Bil Silva; CASTRO, Jetur Lima de; ARELLANO, Miguel Ángel MárderoIntrodução: Aborda a importância da elaboração de políticas e estratégias de preservação digital, a partir de uma avaliação realizada no Portal de Periódicos da Universidade Federal do Pará. Atualmente, esse portal de periódicos é composto por onze revistas, a saber: Complexitas, Margens Interdisciplinar, Arteriais, Revista Amazônia, Revista Agroecossistemas, MOARA, Amazônica, Novos Cadernos NAEA, Hendu, Revista Brasileira de Análise ao Comportamento, Revista Ver a Educação. Objetivo: Propõe a mapear as revistas do Portal de Periódicos da UFPA, identificando possíveis estratégias e políticas de preservação, além de gerar contribuições práticas e teóricas para a instituição. Metodologia: Utilizou-se os métodos científicos da pesquisa-ação, envolvendo métodos quantitativos e qualitativos, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Observou-se que todas as revistas adotam o padrão SEER/OJS (Serviço Eletrônico de Editoração de Revistas), utilizam o Digital Object Identifier (DOI) e estão integradas ao link institucional do portal. Porém, apenas 45% dos periódicos estão com habilitação do manifesto LOCKSS para preservação digital através da Rede Cariniana. Resultados: Constatou-se, também, que o Portal de Periódicos da UFPA possui políticas editoriais bem definidas com vistas à qualidade científica e ainda está em busca de institucionalizar uma política de preservação digital. Conclusões: Assim, concluímos que a preservação digital se apresenta como um fator em crescimento e decisivo para a garantia da produção pretérita e a respectiva manutenção desses conhecimentos com o objetivo de disponibilizá-las para as gerações presentes e futuras.
