CALTA - Campus Universitário de Altamira
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufpa.br/handle/2011/4384
Navegar
Navegando CALTA - Campus Universitário de Altamira por Periódicos "Boletim GEPEM (Online)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo de Periódico Acesso aberto (Open Access) Cibercultura e ensino de ciências: questões contextuais a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (tics) no curso de educação do campo ênfase, em ciências da natureza(Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2019-12) CORDEIRO, Leonardo Zenha; CORREA, Juliane; FORMIGOSA, Marcos MarquesO texto aborda o ensino de ciências, tendo como referência as transformações sociais e técnicas a partir da realidade dos estudantes do curso de Educação do Campo (ênfase em Ciências da Natureza), entendendo a cibercultura como um dos elementos fundamentais para pensar o ensino e suas mudanças no período atual. A proposta faz parte de reflexões a partir da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tendo como pano de fundo as implicações destas no ensino de Ciências, uma das disciplinas em que os egressos desse curso podem atuar. O texto busca explicitar elementos conceituais e contextuais nesse campo de estudos, cibercultura e ensino de Ciências presentes na Educação do Campo, diante da convivência diária nas salas de aula e fora dela, especialmente no curso de licenciatura , que está em execução na região da rodovia Transamazônica e Rio Xingu, Oeste do estado do Pará. As reflexões apontam como elemento inovador nos processos educativos a não separação dos tempos de aprendizagem, nos processos formais dos informais, ou tempo escola e tempo comunidade dentro do curso superior potencializados com o uso das TICs.
