Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST
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Navegando Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST por Periódicos "Encontro Paraense d@s Estudantes de Pedagogia"
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Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) As contribuições do jogo “No movimento dos números” para o ensino da adição nos anos iniciais do ensino fundamental(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2018-07) CRUZ, Rosiane Oliveira da; SANTANA, Rosa Carla Costa; SANTOS, Sonia Helena Moraes dos; SOARES, Maria ElianaNeste artigo abordamos o ensino da adição no 2o ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é problematizar e discutir a importância e as contribuições do jogo “O Movimento dos Números” para o ensino da adição, além de desenvolver uma prática pedagógica dinâmica utilizando o lúdico para trabalhar a Matemática, no intuito de um relato de nossas experiências e troca de saberes enquanto acadêmicas do quinto semestre do curso de Pedagogia 2015 noturno da UFPA. Utilizamos a pesquisa biblio- gráfica e de campo com abordagem qualitativa (MINAYO, 2001), cuja proposta surgiu na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos do ensino da Matemática, e foi realizada em maio de 2017 numa escola municipal de Castanhal/PA. Para discutirmos sobre o jogo enquanto instrumento de ensino nos fundamentamos em Pedroza (2005); Brasil (2007), Smole et al (2007), Santos (2008), dentre outros. Com a aplicação do jogo conhecemos o nível de desenvolvimento matemático dos alunos e, embora com a assimilação da adição na casa das unidades e dezenas, o processo de aprendizagem na casa das centenas continue em construção, a realização desta intervenção contribuiu para o processo de nossa formação a partir da reflexão sobre importância das metodo- logias utilizadas para o ensino da Matemática nos anos iniciais.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Experimentação investigativa: análise da metodologia de um professor em processo de formação inicial(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) SOUZA, Evilly Vieira de; FIRMINO, Maria GesikelleO artigo tem como objetivo analisar a metodologia utilizada em uma aula de Ciências, partindo de vários pressupostos teóricos que norteiam o ensino de Ciências voltados à experimentação investigativa. A mesma foi ministrada por um discente do curso de Pedagogia, e teve como foco a atividade experimental. Classificamos nossa pesquisa como qualitativa e a mesma teve o auxílio de vídeo gravações da aula ministrada, para que em seguida fossem transcritas algumas falas do professor no momento que a exposição estava acontecendo, e desta forma, fosse atribuída maior ênfase a discussão, bem como o suporte teórico de autores que discutem acerca do ensino de ciências e a aprendizagem baseada em problemas, como: Azevedo, Berbel, Carvalho et al, Moraes, Rosito, Turella et al. Vale ressaltar que a prática pedagógica aplicada pelo professor, teve grande influência no referencial teórico disponibilizado pela disciplina FTM do ensino de Ciências, desta forma, foi possível observar que o contato com autores que discutem acerca do ensino de Ciências, atrelada a experimentação investigativa, é de grande valia para que, na prática, o professor perceba o quanto estas influenciam no momento de fazer com que a aula aconteça de maneira diferenciada, levando em consideração a autonomia do aluno enquanto construtor de sua aprendizagem. Nesse sentido, a pesquisa possibilitou aos futuros educadores outra visão, referente de como adequar a prática pedagógica, de maneira que a problematização seja uma ferramenta para que o aluno não apenas reflita sobre o que foi proposto, mas que ele se torne protagonista deste processo.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Gênero e sexualidade no ambiente escolar(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) SANTOS, Lucilene do Socorro da Costa; CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro; SANTOS, Maria de Fátima Feitosa dos; VALENTE, Maria Luciene dos SantosO presente trabalho tem como objetivo discutir, gênero e sexualidade no ambiente escolar, bem como o papel da escola e do professor acerca do tema sexualidade. A pesquisa foi desenvolvida através de leituras bibliográficas, a partir de uma atividade proposta na disciplina de Antropologia Educacional, na qual foi feita uma apresentação do referido tema em sala de aula. Entendemos que o tema em questão é muito complexo, uma vez que a desigualdade de gênero é uma construção histórica e a sexualidade ainda é um tema considerado por muitos um tabu, um tema difícil de ser abordado principalmente na escola. Diante da discussão do referido tema conclui-se que ainda é necessário um melhor esclarecimento para a sociedade, devido a muitos preconceitos ainda existentes sobre o papel do homem e da mulher na sociedade e sobre sexualidade, precisa de uma melhor abordagem sobre o tema por parte da escola e de professores, pois muitos adolescentes não têm (ou pouco têm) essa orientação em casa, mas há a necessidade de ser complementada, assim o papel da escola e do professor é de fundamental importância para esclarecer esses assuntos, entre outros, para o desenvolvimento ético, cultural e social de crianças e adolescentes, para que tornem-se adultos mais conscientes.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Indicadores de qualidade na avaliação educacional: um estudo na Escola Francisco Espinheiro Gomes em Castanhal/PA(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) RIBEIRO, Maria Suellen de Sousa Sá; OLIVEIRA, Diozete de; RIBEIRO, Madison RochaO artigo discute o uso de indicadores da qualidade da educação na auto avaliação da EMEF Francisco Espinheiro em Castanhal-Pará. Trata-se do resultado de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, que teve como finalidade conhecer como a referida escola utilizou os indicadores da qualidade da educação em seu processo de auto avaliação. Para a coleta das informações utilizou-se da entrevista estruturada com um membro do corpo gestor da escola. Os resultados evidenciam que a referida escola nunca fez uma auto avaliação utilizando indicadores de qualidade. Há, entretanto, uma intenção de realizar tal processo, de caráter participativo, incluindo os seguintes indicadores: ambiente educativo; disciplina; respeito ao outro; avaliação dos profissionais da escola; mecanismos de avaliação dos alunos e ambiente físico escolar. Desse modo, infere-se que grande parte das escolas públicas brasileiras não tem a prática de se auto avaliarem como forma de gestar a qualidade da educação escolar.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) Lutar com as palavras "Resistência cultural" nas obras de José João Craveirinha(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) CUNHA, Débora Alfaia da; BARBOSA, Genilton de CamposO intuito do pôster é apresentar elementos da produção literária de José João Craveirinha, poeta moçambicano. Busca-se com a atividade contribuir para a implantação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar. As obras do escritor são mundialmente reconhecidas pela valorização da cultura africana e pela construção de estilo literário profícuo, que resultou em uma herança literária que impactou diversos poetas africanos. Sua obra auxiliou na consolidação de caraterísticas típicas para a literatura africana, entre elas a utilização de termos oriundos da linguagem popular e das línguas tribais, em uma produção que mescla a língua dos colonizadores com a africana. A obra de Craveirinha é reconhecida por seu grande valor político, cultural e religioso. Seus poemas denunciam a opressão que os colonizadores implantarão seus hábitos, bem como a resistência a essa opressão e a luta pela independência de Moçambique. Evidenciam ainda o espírito da cultura negra moçambicana, que apesar das lutas, não perderam a esperança, a alegria e a fé. O espírito festivo e sensual permanece como traço da poesia de Craveirinha, como um canto de insistência. Metodologicamente o pôster se divide em três facetas: apresentação da biografia do poeta; análise de poesias, e por fim, ratificar sua importância literal e comentar as riquezas culturais. Importa destacar que o pôster é resultado do projeto Ludicidade Africana e Afro brasileira (LAAB) do Campus de Castanhal/UFPA, voltado à proposição de metodologias para a valorização do patrimônio negro na escola.Artigo de Evento Acesso aberto (Open Access) PCCR do estado do Pará: uma análise reflexiva acerca da sua implantação(Executiva Paraense dxs Estudantes de Pedagogia, 2017) SANTOS, Lucilene do Socorro da Costa; CARDOSO, Marcia Cristina Folha Monteiro; SANTOS, Maria de Fátima Feitosa dos; COSTA, Samanta LealEste estudo analisa o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração para profissionais da rede de ensino pública do Estado do Pará, destacando alguns pontos de relevância como o estímulo que a implementação do plano proporciona aos servidores, sua contribuição para o desenvolvimento do servidor da Educação Básica, bem como a segurança que garante a este profissional. A pesquisa é de abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa documental. O referencial teórico- metodológico baseia-se em Libâneo (2001), Santos (2012), Veiga (2002) para reflexão acerca do PCCR. Concluímos que novos conhecimentos devem ser buscados pelo profissional e incentivados pelo governo para que seja construída uma educação de qualidade garantindo a formação de cidadãos críticos.
